O menor cartão de natal do mundo
Você esqueceu de mandar um cartão de natal para aquela sua tia chata e agora ela está magoada com você? Que tal inventar uma desculpa baseada na nanotecnologia? Você pode dizer a ela que o cartão se perdeu no correio porque era menor do que um fio de cabelo! Afinal, isso é possível, com a mais nova criação da Universidade de Glasgow.
Eles produziram o menor cartão de natal do mundo – uma imagem de árvore de natal gravada em um pedaço de vidro tão pequeno que é invisível ao olho humano.
O cartão tem 200 micrômetros de largura e 290 micrômetros de altura – um micrômetro é a milionésima parte de um metro, então dá para imaginar (ou não) como o cartão é minúsculo.
Para a visualização ficar mais simples, imagine que em um selo cabem 8,276 cartões.
Além de minúsculo, o cartão também é colorido – a cor foi adicionada usando-se uma técnica chamada ressonância de plasma.
O cartão não foi enviado para ninguém, no entanto. O propósito dos cientistas era mostrar do que a nanotecnologia é capaz
7 comentários
tecnologia inútil, espero que futuramente seja usada para fins mais úteis do que agradar insetos. =)
A nanotecnologia é incrivél!
Acho que eles inventaram isso pra escrever mensagens secretas… Agora pra moda pegar, só falta inventar um microscópio portátil pra que nós, pessoas normais, possamos usar essa grande “genialidade”… Eheheheheh… ADEUS SMS…
Documentos secretos escritos em letras deste
tamanho, não seriam visíveis para qualquer um,
os EUA poderiam aproveitar…rsrsrsrs
é cartaõ pra cego não c/v/nada
É realmente muito interessante,mas não terão estes cientistas mais que descobrir? O que ganham ao provar que a nanotecnologia pode servir para muita coisa?
Seria um cartão de natal para os piolhos?