Crianças fingem para seus pais que acreditam em Papai Noel

Em muitos locais do mundo, até as autoridades e instituições ajudam os pais a manter a figura do Papai Noel viva – aceitando cartas para o Pólo Norte, propagando as histórias natalinas, etc. Até que um dia, a criança cresce e percebe a verdade.
Só quando cresce? Não. Cientistas descobriram que as crianças são mais espertas do que pensávamos: em algum momento da infância, elas começam a questionar a existência do Papai Noel.

Com 8 ou 9 anos, a maioria das crianças já sabe que a história é um mito, mas fingem acreditar no velho bonzinho esperando que seu entusiasmo seja recompensado na forma de presentes de Natal.
Segundo pesquisadores, na pré-escola ou no início do ensino fundamental as crianças já entendem que todos esses Papais Noéis no shopping não podem ser o Papai Noel. Na verdade, o Papai Noel é tanto para os pais quanto para filhos. Um estudo de 2008 avaliou as emoções de 600 crianças que fizeram fila para conhecer o Papai Noel no shopping. Dessas, 80% pareciam indiferentes, enquanto 87% dos pais pareciam felizes.

A realização da verdade para as crianças vem gradualmente, e não através de um momento de definição. Na pesquisa, apenas uma pessoa relatou uma experiência traumática, após seu pai ter lhe dito que o Papai Noel teve um ataque cardíaco e morreu. Os pesquisadores não recomendam essa abordagem.
Segundo os pesquisadores, as famílias compartilham uma tradição. Quando os filhos crescem, pode parecer o final de uma lembrança valiosa. Os pais e as crianças não querem perder a diversão que compartilham em torno da coisa toda.
Mas quando alguém é velho demais para acreditar em Papai Noel? Os cientistas dizem que uma criança que acredita sinceramente nisso aos 10, 11 ou 12 anos é muito incomum. Mas eles não sabem dizer se isso é certo ou errado.

Porém, recomendam que ao invés de dar a notícia ruim aos filhos, os pais os deixem perceber a verdade sozinhos. Se a criança perguntar sobre a existência do Papai Noel, pergunte de volta: “O que você acha?”, para facilitar a discussão.
Os pesquisadores também afirmam que as perguntas devem ser respondidas honestamente pelos pais. Eles nunca devem tentar convencer a criança de que o Papai Noel é real.
Os psicólogos dizem que acreditar no Papai Noel não é prejudicial. Cientistas mostram que as crianças que participam de jogos de fantasia desse tipo tendem a avançar cognitivamente.

Também, as crianças percebem a verdade sobre o Papai Noel pelos seus amigos e irmãos mais velhos. Apesar de os pais normalmente pedirem que as crianças mais velhas entrem no jogo, para não estragar a magia do Papai Noel para as mais novas.
Algumas famílias continuam com as tradições de Papai Noel mesmo quando as crianças já são mais velhas. Mas é um tipo diferente de Papai Noel, no entanto. Quando as crianças ficam mais velhas, elas entendem que é o espírito da época, e não o verdadeiro velhinho.

O espírito de doação é a coisa mais importante para uma criança de 13 anos que ainda “acredita” no Papai Noel. Segundo os pesquisadores, essa é a importante distinção entre o que é real e o que é verdade.
O Papai Noel não é real, mas o que o Papai Noel representa para as crianças, mesmo para os adultos, é de verdade: aquela sensação de alegria durante esta época do ano. [CNN]
38 comentários
Eu acho que essa história de papai noel é mentira. Está na cara que é um homem de barba postiça! Tenho 59 anos e sei o que estou dizendo.
É verdade mesmo que Papai Noel não existe?
Tenho 72 anos de idade e tenho fé em que ele existe.
🙂
SULBE ISSO COM 6 ANOS AINDA FINGO E TENHO 8
sulbe foi ótimo!
PAPAI NOEL E UMA INVENTAÇÃO PARA AGRADAR AS CRIANSAS
“Na pesquisa, apenas uma pessoa relatou uma experiência traumática, após seu pai ter lhe dito que o Papai Noel teve um ataque cardíaco e morreu. Os pesquisadores não recomendam essa abordagem.”
Pai do ano hein! XD Pior que dizer que papai noel nao existe é dizer que o velho morreu!
UAHauhau quando eu tinha uns 6~7 anos ja sabia que não existia mas fingi acreditar até uns 9 ou 10…
Papail Noel?
Nunca vi Papai Noel, nem seu trenó, mas claro! a lenda diz que ele é de regiões frias!
Desde pequeno sempre soube que no Brasil não tem neve, então desencanei logo! kkkkkkkkk
Quanto a capacidade das crianças de manipularem seus pais e se enquadrarem no sistema materialista das sociedades de consumo, não tenho nenhuma dúvida disso!
leonidas concordo que quando a gente e criança todos somos seriamente insentivados por nosso pais para acreditar em papai noeç afinal a inocencia é a melhor fase de um ser pois sempre acreditei em deus mas pq alguem me disse que deus existe e sou insentivado a todo momento em acreditar nele.
se fossemos insetivados a acreditar em papai noel para o resto de nossas vidas receio que acreditariamos como acretidamos em deus(desculpem a comparaçao mas foi a mais forte que encontrei).
QUANTO AO PAPAI NOEL, FORA AS BRINCADEIRAS E IRONIAS, ESSAS OPINIÕES TODAS SÃO DADAS POR ADULTOS. AÍ EU PERGUNTO: QUANDO VCS ERAM CRIANÇAS, ACREDITAVAM OU NÃO???
Olha com estes papais noeis ai das fotos, eu não acreditaria nem se fosse um feto!
eu acredito em papai noel tanto como acredito em deus…
podem me zuar mas acho que nao e a prova fisica que nos mostra o que realmente existe deus existe pois tenho fé e acredito no que jesus disse, acredito em milagres…
aqui mesmo no hyper science mostra que papai noel nao é gordinho e bonitinho.O papai noel que conhecemos foi criado pela poderosa marca de Refrigerante(coca-cola). creio que papai noel foi criado para trazer um pouco de paz e amor para as crianças afinal a realidade infelizmente hoje esta muito ruim pois se todos acreditássemos em deus, coelho da pascoa e papai noel, e seguíssemos suas leis tenho certeza que esse mundo seria bem melhor.
eu disse pro meu amigo que o paái noel era o pai dele,voltei pra casa mancando e de olho roxo.
a realidade é diferente.papai noel nao é para todos,mas para os pais q podem comprar presentes.sou contra essa ilusao.o brasil é muito quente para o bom velhinho usar aquelas roupas.mas respeitto quem acredita.
Em nossa infância foi-nos ensinado que o Brasil foi descoberto por acaso…uma brisa trouxe as caravelas de Pedro Alváres Cabral,etc…etc e tal…
Somente depois que iniciamos os estudos na faculdade é que descobrimos a verdade…e ninguém contesta e nem se esforça para mudar os livros infantis…e nossas crianças continuam a se induzidas que realmente o Brasil foi descoberto por acaso…
Então que mal há em que acreditemos na existência de Papai Noel ?
Leonidans Loureiro: O PRECONCEITO ESTÁ NA CABEÇA E NO CORAÇÃO DE QUEM NÃO TEM VISÃO.
Reflita e…se for possivel…UM BOM NATAL !
Leônidas Loureiro,Ja tentaram algo parecido…Não deu muito certo.
veja: http://www.brasilescola.com/curiosidades/papai-noel-brasileiro.htm
AS CRIANÇAS BRASILEIRAS SÃO “EDUCADAS” DESDE A MAIS TENRA INFÂNCIA A SEREM RACISTAS, PORQUE OS PAIS APRESENTAM A ELAS UM PAPAI NOEL BRANQUÉRRIMO, DE OLHOS AZUIS E VINDO DO FRIO, COM ROUPAS PESADAS, COM SUA CARROAGEM PUXADAS POR RENAS, ETC. COISAS QUE NÃO TEMOS EM NOSSO PAÍS TROPICAL. O IDEAL SERIA UM PAPAI NOEL MORENO, DE BARBA PRETA E DE ROUPAS LEVES, DE PREFERÊNCIA CAMISETA DE JOGADOR DE FUTEBOL, CONDUZIDO POR BICHOS COMUNS EM NO BRASIL (MACACOS, CARNEIROS, JUMENTOS, ETC), E ENTRANDO PELA PORTA DA FRENTE, E NÃO POR CHAMINÉS. AS CRIANÇAS BRASILEIRAS, ASSIM, NÃO TERIAM TANTO MEDO DO “BOM VELHINHO”, E NÃO CRESCERIAM RACISTAS.
“Na pesquisa, apenas uma pessoa relatou uma experiência traumática, após seu pai ter lhe dito que o Papai Noel teve um ataque cardíaco e morreu.” PAHAHAHAHA
Bom..nao tenho pai..mas posso garantir q minha mae é Mamae Noel (minha heroina)
Nunca acreditei em papai noel,meu irmao estragou tudo quando era mais pequeno,incrivel como lembram mais de papai noel no natal do que de jesus.
Com cinco ou seis anos já sabia que isso não existia,mas deixei andar,e ainda hoje gosto de fazer de conta que é verdade.Até os meus netos gostam de esperar pela meia noite mesmo sendo eles a escolher a prenda.O Espirito do Natal ainda é o que prende muitas familias.(Felismente)
Papai Noel não só existe como já renovou seu contrato com a Coca-Cola!
Hahaha igualzinho eu quando era menor !
Gostei mais do papai nooel chorando tambeem …
Crianças, acordem,…o Papai Noel EXISTE…e a Mamãe Noel também. O Pp N, sou eu, é voce, e a Mm N, é sua esposa, aquelas mulheres que criam sózinhas seus filhos o ano inteiro, isso sim é Papai Noel.
E aquele Papai Noel chorando junto com as crianças no colo? Acho que ele estava com medo dos monstrinhos, ou descobriu que criança não existe…
Não sei como o povo não se toca, Papai Noel = Deus, ou seja, Papai noel = mito, Deus = mito. A unica diferença e que os colegas não tiram o pelo quando você acredita em deus.
Papai noel e o cartão de credito, o cheque, o 13º salario…
Tenho uma miuda de 8 anos, e nunca, nunca, menti para ela sobre nada, até pq não gosto de natal mesmo!
Mas nunca incentivei ela a contar para seu amiguinhos, até pq se os pais deles mentem para eles a culpa não é nossa!
Acredito que crianças maiores de 5 anos já não acreditam mais em papai noel.
O q? papai noel não existe? me enganaram esse tempo todo….
Meu pai me forçava a acreditar até alguns anos atrás…
Papai Noel é uma invenção da Coca-Cola, eles pegaram um cara na Europa chamado São Nicolau e criaram a imagem atual do bom velhinho, não lhe parecem estranho que a cor das roupas do papai noel são as mesmas da Coca-Cola. Papai Noel so foi uma das maiores e mais bem sucedidas jogadas de marketing da história, tudo isso para conquistar o público infantil.
O loco, tenho 19 anos a ainda fazemos farra porque o “papai Noel” nos visitou…. (Os mais velhos colocam o presente na madrugada do dia 24 em cima do sapato de cada um)
è a coisa mais engraçada vc acordar as 6 horas da manhã gritando pela casa inteira acordando minha mae e minha vó que o papai noel veio e trouxe presente…
Então abrimos um de cada vez, e a cada presente vem uma onda de “Oh! O que será que o Papai Noel trouxe” “Olhaaa” “Obaaaa, presente”
Então chega meu tio e minha tia e gritamos tudo novamente.
E depois vem minha tia, com sua filha de 19 e sua filha de 9, e lá vem mais gritos e exclamações e risadas…
O mais engraçado, foi uns três anos atrás que meu tio comprou uma bosta de plastico e colocou em uma caixinha e deu para ela, ela não entendeu a brincadeira, mas eu tenho a bosta até hoje
Como assim papai noel nao existe?!
Isso é blafêmia!! Parem com isso!
Percebo pelas fotos a alegria dos pequenos… hehe
Vai pensando que criança é burra, eu quando era criança fingia todo ano que o papai noel existia, até deixava a cartinha pra ele no quarto dos meus pais.
Essas crianças de hoje em dia…
O que ?!?!?!?! Como assim ?! Entao…Ele NAO existe ?!?!?!?!
AAAAAAARRGGHHHHHHH !!!
Eheheh, falando serio, a pior coisa e quando vc perde um tempao planejando a festa, arruma uma fantasia perfeita de Papai Noel pra alguem vestir e vem uma crianca ( normalmente, mais velha, querendo bancar a esperta e detonar a alegria dos menores ) e grita em voz alta : “AHHHHHH, E O FULANO !”
Putz…
Legal o artigo. Leve, no meio de tanta coisa seria que a gente le e comenta, por aqui. Valeu pela lembranca. 🙂
Eu acredito em Papai Noel… Todos os anos ele está num Shopping aqui perto da minha casa.