O poder do pensamento positivo: Verdade ou mito?

Publicado em 1.09.2008

jóia

Pacientes realmente podem melhorar suas chances de sobreviver ao se manterem otimistas e felizes? Especialistas dizem que o público aceita este fato amplamente. Mas, cientificamente falando, questões ainda têm que ser resolvidas sobre se isto funciona ou não, como funciona e o que essa conexão significaria para pacientes que não melhoram.

Apelo e promessa

Certamente existem um apelo em acreditar que você tem algum nível de controle sobre uma doença debilitante. “Existe esta idéia de que você pode ter sucesso e conquistar qualquer coisa, mesmo doenças, com base no seu caráter”, disse James Coyne, professor de psicologia da Universidade de Pennsylvania, nos EUA, que realiza pesquisas sobre oncologia comportamental.

Estudos ligando pensamento positivo e saúde freqüentemente fazem notícia. Por exemplo, um trabalho de pesquisadores israelenses sugere que mulheres que enfrentam diversos desafios na vida, como morte na família ou divórcio, têm mais chance de serem diagnosticadas com câncer de mama do que aquelas que tiveram vidas mais estáveis e felizes. Os resultados foram detalhados na edição de 21 de agosto da revista científica BMC Cancer.

O mesmo estudo descobriu que mulheres com câncer têm mais chance de reportarem, antes do diagnóstico, que estiveram ansiosas ou deprimidas e que coisas ruins aconteceram em suas vidas.

Ronit Peled, uma das autoras do estudo, pesquisadora da Universidade de Bem-Gurion, em Israel, disse que houve evidência para uma relação entre bem-estar emocional e o risco de contrair câncer. “A mensagem principal do meu ponto de vista é que mulheres que tem severos eventos na vida ainda quando são jovens devem ser consideradas em um grupo de risco para câncer de mama e serem tratadas de acordo”, ela disse. “Mas sentimentos gerais de felicidade e otimismo na vida de alguém podem ter um papel protetor.

James disse que o público geralmente entende que notícias como esta provam que o pensamento positivo é bom para a saúde.

Mas a verdade é um pouco mais complicada.

Como você se sente?

Na realidade não há uma resposta clara sobre se estar otimista pode manter você saudável ou curar algum problema, concordam James e Ronit. Pesquisas no assunto se dividem entre estudos como o de Ronit e outros como os que James fez, detalhado na edição de dezembro de 2007 da revista Cancer, que descobriu que o bem-estar emocional não previa se pacientes com câncer no pescoço e cabeça sobreviveriam.

James é particularmente cético sobre o poder do pensamento positivo sobre o câncer. “O problema com o câncer é que ele é muito complexo. “No momento em que ocorre o diagnóstico é possível que estivesse se acumulando há décadas”, ele disse.

Para outras doenças, no entanto, o cenário positivo é mais agradável. James disse que há evidência de que o humor pode prever se alguém que teve um ataque cardíaco terá outro. E ele disse que há uma explicação biológica sobre o porquê isso pode ser possível.

Foi feita alguma pesquisa sobre a base biológica do pensamento positivo como tratamento terapêutico para doenças, mas James disse que os cientistas sabem que o cérebro e o sistema imunológico se comunicam. Os cientistas também sabem que o sistema imunológico tem um papel importante na inflamação das artérias, que podem ter um papel em ataques cardíacos, portanto é razoável deduzir que ataques cardíacos podem estar ligados ao que ocorre no cérebro.

Bom, ruim

No entanto, quando James e outros pesquisadores tentaram interceder e tratar depressão em pacientes de ataques cardíacos, eles descobriram que o humor dos pacientes melhorou, mas as taxas de um segundo ataque cardíaco não. Ironicamente, James disse, a maior evidência para a emoção afetando a saúde favorece as emoções negativas e não as positivas. Por exemplo, ele disse, nós sabemos que a raiva e depressão estão correlacionadas com a ocorrência de um segundo ataque cardíaco, no entanto, o que não está provado é se manter-se positivo reduz o risco.

Outra maneira de que a emoção pode afetar a saúde, mesmo em doenças complicadas como o câncer, é ao afetar a vontade do paciente em manter-se no tratamento. Pode ser um efeito indireto de um comportamento depressivo. Se uma pessoa é positiva, ele ou ela tem mais chance de aparecer para fazer todos os tratamentos, ter uma melhor dieta e exercícios. E se você está muito deprimido você dorme mal e isso é ruim para sua saúde.

Mas os especialistas concordaram que as descobertas ligando emoções e saúde não devem ser usadas para pressionar os pacientes para que se sintam de certa maneira.

Na realidade isso pode ser pior para o paciente do que deixá-lo só. Más interpretações sobre esta pesquisa podem deixar as pessoas com medo de ter os pensamentos que tem. Pesquisas também mostram que manter a positividade pode ser tão estressante quanto manter um mau humor. É estressante estar otimista de maneira não autêntica todo o tempo. [LiveScience]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. por favor alguem me de uma resposta se eu pensar em uma pessoa todo dia e ela pensar em mim ….. ela pode telefona pra mim so com a força do pensamento

    Thumb up 10
    • Sim, Dakota.
      Mas isto exige muito treinamento mental. Existe algumas escolas de mistérios que nos ensinam o despertar da consciência mística e é um trabalho muito demorado, o que faz muitos desistirem e ainda sairem falando mal dessas escolas pelos seus fracassos. O condicionamento mental para efetuar alguns experimentos dessa natureza que você anseia não é tão difícil, mas exige muita insistência e reprogramação mental.
      Vivemos num mundo muito conturbado e nossa mente é infectada em todos os momentos por um bombardeio de informações e isto nos difulta reservarmos alguns minutos diários para meditação.
      Como o Mestre Jesus disse: “batei à porta e ela lhes abrirá, pedí e lhes será dado”.

      Thumb up 9
    • Sim… eu mesmo estava pensando na divida que tenho com o banco e o gerente me ligou

      Thumb up 5
  2. Estou pra ver comentário mais preconceituoso,elitista,e arrogante do que esta tal Leila.”O Segredo”ajudou sim muita gente,eu entre estas pessoas,ouvia todas as manhãs o audio do DVD O Segredo e o resultado é um dia cheio de grandes realizações, mas não como fórmula mágica.Leila, vc é preguiçosa, aprenda a pensar.E pense positivo.O brasileiro não gosta de esforço?Vá às estaçoes de metrÔ,nas fábricas, e veja a “preguiça” do brasileiro,um povo sofrido e trabalhador, não como vc que provavelmente não tira a bunda de sua cama e espera seu marido fazer tudo.Imbecil

    Thumb up 18
  3. Cara Alessandra,
    Este é o comentário mais inteligente que já lí nos últimos anos sobre o “pensamento positivo”! E concordo plenamente consigo. Aquela da venda dos livrinhos, que deveriam ser distribuidos gratuitamente, matou tudo! Haja vista para “O Segredo”, com toda aquela equipe enqiquecendo-se com a boa fé das pessoas, naqueles cursinhos pouco científicos que pretendem ensinar você a não fazer força, apenas pedir! E aqui neste seu comentário vejo uma postura bastante real que não está destituindo o mérito do pensamento positivo mas também não está atribuindo os milagres que alguns autores pretendem vender aos mais ingênuos. Aliás, no Brasil tais literaturas são o maior sucesso…porque é verdade que 80% dos brasileiros não gostam muito de “fazer força”!
    Att. Leila

    Thumb up 7
  4. Vamos fazer algumas pequenas distinções: o pensamento positivo é importante até para levarmos adiante uma vida de forma positiva. Ela pode ajudar você a perseguir seus objetivos com mais entusiasmo, com mais vontade, pois você está motivado.

    Ela também ajuda na saúde sim. Pacientes positivos se recuperam melhor, freqüentam menos o hospital pelo simples fato de que se amam mais e se cuidam mais, coisas que pessoas positivas fazem.

    O erro está em acreditar que pode-se usar o pensamento positivo para atrair circunstâncias para sua vida. É a tal “lei da atração” que pregam muito por aí ! Diz que você precisa focar seus pensamentos de forma positiva e pode obter tudo o que se quer ! O engraçado é que eles nunca dizem “corra atrás das tuas metas” dizem “sente, peça, pense positivo e o universo vai te trazer”.

    Por mais ridículo que possa parecer muita gente cai nessa conversa para enganar incautos. Isso é fácil de entender porque muita gente sempre procura a forma mais fácil e menos custosa de se fazer algo. O que é mais simples ? trabalhar, estudar e lutar por uma vida boa ou ficar pensando que o universo vai te dar tudo de graça só porque você ficou pensando positivo ? óbvio que se existe a chance de conseguir fazer algo sem se dedicar vai atrair o interesse de muita gente.

    Depoimentos pró-lei da atração tem de montão por aí, mas depoimento só por depoimento não prova absolutamente nada ! por mais fantasioso, colorido e incrível que ela possa ser. Mesmo que aparentemente algumas pessoas estão obtendo metas simples que elas atribuem ao poder da lei da atração, posso ter certeza que muitas pessoas não o estão e o que é pior: quanto mais você deseja algo, mais coloca expectativas em cima. E quanto maior, pior vai ser o estrago quando você arrebentar a cara.

    Se livrinhos e métodos de pensar positivo funcionasse eles não precisariam estar á venda, poderiam ser distribuídos gratuitamente, afinal de contas seus autores precisariam apenas fazer uso do pensamento positivo e rapidamente estariam ricos sem precisar vender ou cobrar nada de ninguém.

    Thumb up 11
  5. O pensamento positivo, acredito eu, é uma filosofia de vida.
    Tudo na vida quando se é forçado é estressante é incomodo. Com relação ao pensamento positivo é uma questão de habito, de se acostumar a pensar que as coisas na vida podem ser cada vez melhor….Porque pensar sempre que as coisas vão dar errada se podemos tambem acreditar que elas podem dar certo? Tem sim muitas pesquisas cientificas que afirmam que em casos de doenças principalmente, o pensamento positivo ajuda. Ninguem nunca leu livros da Louise Ray???
    Temos sempre que acreditar que podemos muito mais do que achamos que podemos, pois dessa maneira é que criamos o habito de sermos otimistas sem obrigação, pois estamos fazendo o bem para nós mesmos.

    Thumb up 12
  6. O leitor José Flávio com seu terceiro grau incompleto conseguiu me confundir com meus oito anos de escola apenas. Tentei traçar um perfil do nobre internauta, porém, me perdí sem saber quem se enquadra nos 80% das bestas. Um comentário generalizado ou não; direcionado ou não; mas que dá margens à interpretação dúbia sugerindo que ou a matéria publicada é de besta ou o comentarista é um que soma entre os demais.
    Quando deixo minha opinião n’algum post faço críticas diretas sem usar entrelinhas. Mas procuro fazer dentro do que conheço e com base nas experiências vividas. Muitos são os assuntos que comento como são muitos que não comento e nem critico porque não enquadram dentro do meu ponto de vista.

    Thumb up 4
  7. ////////////////////////
    Comentar o quê? Mas veja se isso é honesto? Comentar é dizer besteiras pessoais. Por que besteira? Besteira vem de besta que é a condição normal de 80% dos seres ditos humanos. Se comentário carregasse verdade, mesa de botequim era um centro científico. Prefiro ouvir os especialistas cientistas ( se realmente forem cientistas e não leigos, pastores, padres ou até filósofos malucos que nem Hegel que de tão doido negou até a realidade do ser em si). Prefiro ouvir quem sabe de cor, de dor, de dom, de dados científicamente pesquisados. O resto é conversa fiada de quem não tem nada pra fazer nem ser, e quer se divertir ou aparecer falando besteiras . Confesso também que só olhei alguns títulos do site de vocês. Só me predipus a perder um minunto de meu tempo importante. Quero a réplica dessa polênica. Provem pra mim que vocês não são como os 80 % a que me referi.
    Estou aberto ao convencimento e à assiduidade com vocês, se vocês não forem mais uns brincalhões com o público.
    De passagem digo pra vocês que sou um leigo com apenas terceiro grau incompleto, mas que gosto de aprender a aprender sobre tudo (importante e decisivo).
    ///////////////////////

    Thumb up 3
  8. Tenho absoluta certeza da influencia benefica da mente sobre o corpo e sobre pessoas ao meu redor, e isto não pode ser medido pela ciencia pois são fatores psicologicos. Pesquisas diversas dizem que pessoas otimistas ou com fé vivem mais e melhor. Alem do mais, para que eu ser carrancudo e babaca se eu posso ser feliz e otimista ?

    Thumb up 4
  9. OLHA, o Saly, que publicou em 06/09/2008, falou td…. td , td…. eu tbm tenho me esforçado a entrar na era da “LEI DA ATRAÇÃO”, e manter-se 24 hrs neste estado, pra mim não está sendo fácil…, mas o Saly, fechou com chave de ouro em sua colocação…. Parabéns.

    Um gde abraço a todos.

    Thumb up 1
  10. Bem, este é um assunto muito presente na atualidade, onde se supõe que estamos aceitando o pensamento filosófico moderno, baseado na “Lei da Atração”. Naturalmente, temos inúmeros motivos/provas para dizer que acontecem milagres em cima de uma positividade, de um bom pensamento/desejo, até comprovados cientificamente. No entanto, vê-se que há um equívoco: ficar positivo o tempo inteiro, ocasionando pensamentos/desejos bons, num esforço policiado voltado para este objetivo, cansa, deprime, estressa e sabota o estado positivo que torna-se então ilusório! E deixa de ser positivo mas sim cansativo! O que devemos é disciplinar a nossa mente observando pensamentos bastante técnico-científicos para chegarmos a um nível tal de disciplina que as nossas tristezas passem a não nos entristecerem mais…e os nossos desejos, assim, serão mais facilmente realizáveis, tendo em vista o mecanismo de positividade criado por esta disciplina. Penso que isso consiste não em evitar maus pensamentos/desejos/negatividade, o que é impossível para todos, mas sim criar a capacidade de não reter o que for negativo e dar muita atenção ao que for positivo. Só que isso, os livros não nos dizem…..afora os conhecimentos que deveríamos ter sobre todas as ciências para melhor entendermos a nossa alma, nossos objetivos na vida e os nossos desejos ardentes! Falei…..

    Thumb up 10
  11. Tenho certeza que estar bem, faz bem. Faz bem a pele, aos órgãos, a vida pessoal de modo geral. Mas não se trata só de “pensar” positivo sobre o impossível.
    A questão é harmonia. Temos de procurar a harmonia, pois o “pensar positivo” é um criar condições de pensar bem, de encontrar alternativas, de pensar com otimismo. Evidentemente não podemos forçar a barra, não se pode simplesmente fingir que um problema não existe, por exemplo, e não se deve martirizar a mente com a “obrigação” de “pensar positivo”, acredito que como, quase tudo, isto também é um hábito, um fluir, uma vontade que vai aumentando a medida que a pessoa vai se valorizando como pessoa, conhecendo-se, respeitando-se e aprendendo a estar em harmonia consigo e aí transferindo interna e externamente essa energia, de forma que se torne natural o pensar favorável, e aí o mundo interno fica melhor e com certeza, o externo também, optar pela felicidade, e quando isso não for de todo possível, ir diminuindo o “poder” da infelicidade, minando-a, isso sim faz bem e mal não faz.

    Thumb up 2
  12. Tenho vários exemplos na família e conhecidos de que após notícias boas e ruins, muito fortes, deflagaram câncer, provavelmente latente. Todos morreram em seis meses.

    Thumb up 1
  13. O pensamento positivo atrai coisas boas.
    O que queremos e lutamos por isso tudo acontesse.

    Thumb up 3
  14. Somos dotados de glândulas como o Timo, as Tiroidiais, supra-renais e etc que produzem efeitos considerados pelos leigos como milagre. São gândulas que para trabalharem harmoniozamente precisam do nosso estado de espírito, de paz conquistada por meditação e/ou contemplação entre outros mecanismos que filosofias diversas ensinam. Essa harmonia com o estado de espírito provocado por pensamentos positivos ajudam na cura de doenças consideradas até incuráveis. Se aprofundarmos na nossa constituição física, logo, nos deparamos que somos átomos, prótons e neutróns. daí é só começar destas minúscula coisas e veremos a complexidade de tudo que nos acerca.

    Thumb up 1
  15. Acho que o pensamento positivo é esteticamente mais aceitável do que o negativo, mas na prática o que ele faz mesmo é vender livros para os espertos que exploram a ingenuidade dos incautos.

    Thumb up 1
  16. Eu passei por doenças terríveis, tratamentos horríveis enem por isso me abalei e estou ótima , melhor que antes e mais jovem e bonita!!!!!!!!!!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cotonetes-grande
Devo tirar cera dos ouvidos?

A meleca marrom que ...

Fechar