O que existe no centro da Via Láctea?

Publicado em 22.07.2010

Se você olhar para o céu limpo durante a noite, longe das luzes de grandes cidades, irá ver uma faixa iluminada brilhando com inúmeras estrelas. Os antigos gregos achavam que essa faixa lembrava leite derramado, então batizaram nossa galáxia de “Via Láctea”. E, segundo astrônomos, essa faixa brilhante é o centro da Via Láctea.

No “centro do centro”, cercado por cerca de 200 bilhões de estrelas (não detectáveis a olho nu), encontra-se um buraco negro supermassivo conhecido como Sagittarius A.

A Via Láctea tem forma espiralada e fica em rotação ao redor do seu centro, com seus longos “braços” curvados cercando o disco central. Em um desses braços fica o Sistema Solar e nossa casa, a Terra. Nós conseguimos dar a volta no centro da Via Láctea a cada 250 milhões de anos.

O buraco negro não pôde ser fotografado – caso você não saiba, buracos negros sugam toda a luz ao seu redor, então é impossível tirar uma foto direta dele. Mas os astrônomos “deduziram” a sua existência analisando a velocidade e o movimento de estrelas próximas ao centro da galáxia – elas seriam afetadas pela força gravitacional do buraco negro. [Life's Little Mysteries]

Não se tem certeza da forma com que os buracos negros massivos surgem no meio das galáxias, mas especialistas suspeitam que eles sejam resultados de pequenos buracos negros se juntem, formando uma única estrutura maior, ou que eles se formem quando um buraco negro já sugou matéria o suficiente.

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

61 Comentários

  1. Deus existe na imaginação de quem permitir, a ciência sempre existirá para os olhos da inteligencia.

    Thumb up 45
  2. Penso numa imensa nebulosa como, por exemplo, a nebulosa da águia,em seu centro de massa,a gravidade é tão grande que há verdadeiras fusões nucleares em seu centro;o resto da matéria é espalhado pelo espaço girando após um tempo esses pedaços,incandescentes vão esfriando e se transformando,como a terra de Stanley Miller e Oparin;depois por gravidade vão se juntando os astros formados,como as estrelas do centro são mais antigas seu hidrogênio acaba mais rápido,formando buracos negros os quais vão se juntando igualando os vetores força centrífuga e centrípeta;daí a galáxia para de se expandir,visto que uma das funções do buraco negro é de igualar essas forças mantendol a estabilidade galáctica.

    Thumb up 5
  3. Eu fico encima do muro sobre deus
    Religião não se discute seja a pessoa cristã, budista, induista(não sei se é assim que se escreve) não deve subjulga-las ofende-las ou sequer questiona-las pois as religiões são ”respostas” para povos antigos que não sabiam busca-las
    Não quero dizer que é burrice mais sim costumes, e assim entra a ciencia que não é ir contra deuses pois ciencia é estudar oque tem a sua volta para seu uso mas na idade média ela se tornou bruxaria, alquimismo, heresia pelo fato de nós seres humanos temer tudo que é novo e estranho e os antigos cientistas diziam e faziam coisas estranhas, acima da compreensão deles era demais para o simples e normal deus então eles os mataram e proibiram a ciencia, proibiram a terra redonda proibiram o sol no centro proibiram o estudo do corpo e assim os cientistas nasceram e cresceram ”inimigos” da igreja e conquentemente deus por isso devemos fazer as pazes ciencia e religião tendo como o maior passo a perca do medo que a igreja tem do novo.

    Thumb up 24
    • na verdade, meu amigo , pequenas mentes tentaram aprisionar Deus , aos limites da Terra , porém já sabemos que o manto do Pai Celestial se compõe de milhares de milhares de galáxias….. podemos ver Sua regência em todas as organizações universais , desde suas origens até o seu fim . Um Deus que está subjugado ao limite de uma mente racional é muito diminuto e estranho , todavia , Este que criou todas as coisas segundo sua própria vontade é digno de ser Adorado , visto que nos maravilhamos com suas obras , quem dirá com Ele próprio . …… ” e todo olho o verá “…..Abçs

      Thumb up 20
    • Sr e amigo CARLOS….vc foi muito feliz em suas sábias e oportunas observações. Faço das suas,as minhas palavras e aproveito para documentar essa verdade por meio da palavra inspirada Dele em Isaías 45:18 que diz: “Pois assim disse Jeová, o Criador dos céus, Ele, o Verdadeiro Deus, o Formador da Terra e Aquele que a fez, Aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplismente para nada, que a formou mesmo para ser habitada: ‘Eu sou Jeová, e não há outro’”.

      Thumb up 7
    • gostei muito,,,

      Thumb up 1
  4. bom sobre os comentarios que fizeram sobre DEUS la em cima
    eu queria dizer que zombar com a religião dos outros é bule
    e se eu quiser denunciar. Cara vc ta ferrado.
    Então cada um tem o seu modo de vista.
    E mais um comentario quem foi que fez este mundo foi DEUS mesmo pq como que esse mundo iria esistir? surgiu uma bomba e e caiu no nosso mundo dai o mundo surgiu
    affffffffffffffffffffffff

    Thumb up 2
    • Ahahahahahah!!
      Aposto q essa aí tem 13 anos de idade!

      Thumb up 18
    • Já reparou que todo pai deseja, e trabalha, para que o seu filho possa encontrar o seu próprio lugar na sociedade, assumindo cada vez mais as suas próprias responsabilidades até que, também seja, além de filho: irmão, amigo, esposo, pai, avo, cidadão, profissional etc?

      Ora, Deus, além de ser o todo poderoso, também é pai, certo? Se ele sabe de tudo que está por vir, se ele sabia o que iria acontecer desde o “Jardim do Éden”, a crucificação de Jesus, até os dias de hoje; ele não intervém devido a que?

      O Livre Arbítrio… só a raça humana foi dotada com este diferencial!

      Não esqueça de exercitar o seu.

      Thumb up 14
  5. lol ja faz tempo que teve essa discuçao acho que quase 1 ano e pelo oque eu li, kk so dando risada desse jorgin , acho que ele nunca ouviu falar na evoluçao quimica ;/

    Thumb up 2
  6. Caramba estamos falando de ciência aqui e já foram meter a religião no meio, isso só da ##@#@. Só falta um religioso falar que é Deus que está no centro da via Lactea, de tantas
    que existem por ai foi escolher logo a Via Lactea. :)

    Thumb up 8
  7. Religioso ou não,a melhor coisa é observar e apreciar
    as maravilhas do universo e saber que fazemos parte dele
    e que podemos não estar sós…

    Thumb up 18
  8. É impressionante que haja tantas pessoas ignorantes que pensam que sabem tudo.Mas como é que é possivel discordar de cientistas e cientistas…
    Michiu Kaku é um deles e podem ter a certeza que para ele ter essa teoria em que ter um motivo.

    Thumb up 2
  9. Os trolls religiosos poderiam perfeitamente se absterem de falar suas baboseiras em sites científicos. Eu não gasto meu precioso tempo enchendo o saco dos crentes e assemelhados.

    Thumb up 11
    • Acho que deveria respeitar mais as opiniões dos outros e ser menos rude.
      Acho que a ciência e a religião futuramente andarão de braço dado

      Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
2011 Ford Fiesta
Invenção maluca: o carro que usa o Twitter

O AJ odeia ficar pre...

Fechar