Incrível imagem mostra maior berçário estelar vizinho à Via Láctea

Por , em 22.12.2009

Esta linda imagem mostra em detalhes o maior berçário estelar na nossa vizinhança intergaláctica. Este agrupamento estelar, chamado de R136, tem poucos milhões de anos de idade, e reside na Nebulosa de Tarântula, uma galáxia-satélite da Via Láctea.

Cientistas não conhecem nenhuma outra região com formações estelares tão grandes quanto as desta nebulosa. Muitas das estrelas azuladas mostradas na imagem são algumas das maiores estrelas conhecidas. Várias delas são mais de 100 vezes maiores que o Sol, e têm como destino a explosão como supernovas daqui a alguns milhões de anos.

» Planetas são avistados pela primeira vez fora de nossa galáxia

Esta incrível foto foi tirada entre 20 e 27 de outubro deste ano pela câmera Wide Field 3, do telescópio Hubble, da agência estadunidense de exploração espacial, a Nasa. As luzes azuis são provenientes destas enormes estrelas, e a luz vermelha é de gases de hidrogênio. Não deixe de conferir a foto em altíssima resolução (12 Mb) e em detalhes. Eu estou usando como papel de parede aqui no meu PC. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Alfredo:

    A Tarântula é uma nebulosa localizada numa das Nuvens de Magalhães, estas sim, galaxias anãs. satélites da Via Lactea

  • Daniel:

    TOMARE QUE EU SONHE COM ISSO!
    xD

  • leidivan:

    É. Realmente esse berçario inetrgalatico é muito show e fascinante mesmo.

  • michel:

    tem uma unica estrela vermelha um pouco acima do centro da foto e a esquerda da maioria das azuis. fiquei me indagaldo o que poderia ser, fantastico mesmo!!

  • Alberto Carvalhal Campos:

    No universo, tudo é especulação. Se supõe que uma supernova é uma explosão de uma estrela, quando ela fica velha. Existe uma supernova bebe, neste artigo, com 140 anos de idade (recem nascida). Tambem por especulação, sugiro que uma supernova é uma explosão de uma estrela, devido a incidencia de raios gama sobre ela. Isto explicaria todas as supernovas sem ter que abrir exceções.

  • Giovanni:

    Realmente, muito lindo.
    🙂

  • Bruno:

    Muito bonita a imagem! eu adoro essas imagens espaciais, é uma melhor que a outra!

  • Mari Cortes:

    Queria muito mandar para alguns amigos a matéria,mas pedem o br. onde não tem.,por exemplo o gmail e outros.Aí fiquei sem enviar.Uma pena!

  • Mari Cortes:

    Emocionante! simplesmente emocionante!Não há o que dizer,só sentir essa grandiosidade.

  • Bruno FV:

    Não entendi nada, mas a imagem é realmente fantástica =D xD

  • Alline:

    Lindíssima imagem!
    Difícil imaginar como coisas cerca de cem vezes maior que o Sol cabem numa imagem assim. –‘

Deixe seu comentário!