O que faz um bêbado ficar nervoso?

Publicado em 1.01.2012

Existem bêbados chorões, afetivos, depressivos e palhaços. Mas há um tipo que com certeza você já presenciou, e não gostou: os nervosos. E uma nova pesquisa demonstra como identificá-los.

Tipos impulsivos têm mais tendência a ficar agressivos quando estão intoxicados, de acordo com um estudo do professor da Universidade Estadual de Ohio, Brad Bushman. “Nós já sabemos que o álcool aumenta a agressividade. E aqueles que têm uma personalidade agressiva acabam não pensando nas consequências de seus atos”, comenta. “Você junta os dois, e é uma mistura realmente tóxica”.

A idade média dos 495 voluntários do estudo era 23 anos, todos descritos como bebedores sociais e sem nenhuma alegação de uso de drogas ou problemas psicológicos.

Os participantes responderam um questionário para avaliar quais eram focados no futuro e quais eram mais impulsivos. Metade tomou álcool com suco de laranja, e a outra metade suco com muito pouco de álcool – mas os pesquisadores passaram álcool no copo, para que o cheiro ficasse.

Então, os cientistas falaram aos participantes que eles iriam jogar um jogo de agilidade, contra um oponente do mesmo sexo, e o vencedor poderia dar um choque, fraco, mas um pouco doloroso, no perdedor. Na verdade, eles estavam jogando contra os próprios pesquisadores.

Conforme a coisa se desenvolvia, os choques foram ficando mais intensos e longos, dando a impressão de que o oponente ia ficando mais malvado. Quando mais impulsivo os participantes se declaravam, mais eles se mostravam retaliadores, aumentando a gravidade dos choques.

“Quando menos a pessoa pensa no futuro, mas ela retaliava, especialmente quando estavam bêbadas. Aqueles focados no presente e alcoolizados davam choques mais longos e fortes do que qualquer outro no estudo”, explica Bushman. “O álcool não teve tanto efeito naqueles que se declararam focados no futuro”.

Os “impulsivos” que não estavam bêbados também deram choques maiores, mas não chegaram nem perto dos mais bêbados. Isso porque o álcool nos deixa desinibidos. O psiquiatra Gail Saltz explica que a bebida não muda a personalidade; apenas revela algo que já estava lá, escondida em algum lugar. Alguém bêbado pode parecer estar “fora de si”, mas nós nunca sabemos exatamente o que elas guardam por baixo dos panos.

Você afirma que só fica nervoso quando toma doses de tequila? Não é tão simples assim. O professor de psicologia Bruce Barthlow comenta que não há tanta pesquisa sobre os efeitos dos diferentes tipos de bebida nas funções cognitivas.

“Há uma influência social no comportamento de um bêbado”, afirma Bathlow. “Pessoas bebem coisas diferentes, dependendo das situações. Se você esta jantando na casa do seu chefe, provavelmente não vai tomar tequila”. Nesse caso o mais provável é um vinho, então você associa a ideia do vinho com boas maneiras. “Há uma diferença entre sentir-se bêbado com vinho e com tequila, porque as situações são muito diferentes”.[MSN]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

17 Comentários

  1. A pesquisa tem fundamentos e sim de fato é verdade, bebida faz com que a pessoa que si controla demais acabe relaxando e assim relaxando acaba por vim fazer coisas que não fazem por controlar si demais.

    Thumb up 1
  2. ha macho que nao bebe por causa da mulher. se beber dorme no sofa ou ate no chão. um homem quando bebe é porque ta cheio de problema, por isso beber pra esquecer. hhehe

    Thumb up 2
  3. Tem mulheres que não aprendem com a vida. Sabem que o cara é nervoso e, quando chega bêbado em casa, ainda o provocam: “Olha como vc está, não tem vergonha?, onde é que esteve até essa hora?, só pensa em beber, seu irresponsável…” Poderia deixá-lo dormir em paz e conversar só no outro dia, quando estiver sóbrio.

    Thumb up 6
    • Verdade! Fábio.
      Mas elas precisam interpretar a música do Tim Maia, “Me dê motivos”. Se deixar para conversar com o sóbrio, os resultados por surtirem efeitos e não isso que a maioria querem.

      Thumb up 3
  4. Tem bêbado timido tbm..rss Um homem é bacana, sério, comportado, bebe socialmente, qdo toma uns goles á mais; aiiiii meu Deussssss, solta a franga e torna-se outra pessoa, a bebida faz um efeito cascata sério..rss
    Feliz Ano Novo.

    Thumb up 6
  5. É como dizem:
    “Não existe ninguém mais sincero do que um bêbado”.

    A bebida apenas deixa as pessoas mais desinibidas para agirem de alguma forma que tem vontade mas que se reprimem por conta de algum pudor ou amarras sociais.

    Thumb up 14
    • É verdade! Muitos homens bebem pra pra terem coragem de chegar em gatas como você.

      Thumb up 6
  6. Quem bebe na minha opinião quer apenas fugir da realidade em que vivenciam. Afinal, não vejo outro motivo para querer literalmente “desligar o cérebro”, ficar como um bobo caindo pelos cantos, sem saber o que fala…

    Thumb up 10
    • odeio gente chata

      Thumb up 14
    • As pessoas bebem por vários motivos além desse que vc citou. Até o Padre bebe.
      E cabe a cada um saber qual é o seu…
      Que bobeira julgar as pesssoas por um único ponto de vista.

      Thumb up 8
    • Eu simplesmente adoro os seus comentarios!
      Parabéns, linda menina!

      Thumb up 1
    • Pastores, Presidentes de Repúblicas, Governadores, Juizes, Mendigos, Músicos, Eu que bebia muito e todas, dando preferência aos “destilados”, porém, quando o ambiente e a oferta não atendia meus gostos partia para o “outro lado” – os fermentados.
      Depois de abstenço, o que conto em torno de 16 anos, não implico com os beberrões. No ano passado, estava eu numa festa de aniversário em outra cidade longe do meu reduto e deparei com três evangélicos numa penumbra tomando sua cervejada e entre eles um era pastor. Todos eu conhcí há uns seis anos. Ficaram apavorados com minha presença no ambiente e, sem muito alarde, fui até eles e garanti-lhes o sigilo. Acredito que não tinha nada ver suas atividades com aquele momento, pois estavam vivendo uma exclusividade longe de seus seguidores e sem fazer escândalos.
      Sempre quando os encontro e tentam lembrar o episódio, mudo de assunto e digo-lhes antes que eles ainda não aprenderam se perdoar.

      Thumb up 5
  7. Bebado também é o tipo de sujeito que precisa beber para ficar macho. E quando não bebe, o que ele é?

    Thumb up 5
    • Quando não bebe é um escravo dos metidos à valentões ou imponentes.
      Sou abstenço do álcool há mais de 16 anos. Aprendí a usar as técnicas que os bêberrões usam e as praticos no meu estado sóbrio que vivo. Funciona.

      Thumb up 3
  8. Respondendo à pergunta da matéria: é só tirar a garrafa de bebida de perto de um bêbado pra vc o que acontece. kkkk.

    Thumb up 5
    • Verdade! Só eu sei disso quando bebia. É como estirpar um membro do coitado!…
      Convivo muito bem com as pessoas que bebem e até me confundem pensando que bebo também. Posso entendê-los da mesma forma que quando tinha pessoas que não bebia e me entendia. Lógico, tema aquelas pessoas chatas que se acham as únicas corretas no universo e não só na bebida em muitos outros itens.

      Thumb up 3
    • Ezio, querido… senti falta de suas respostas aos meus comentários. Como vc está? A propósito, feliz 2012,, espero que seu ano tenha começado bem. Beijo.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
elijah-angel
Visões de anjos descritas na Bíblia podem ter sido sonhos lúcidos

Cientistas que estud...

Fechar