Os 10 melhores medicamentos caseiros

Publicado em 27.11.2011

Às vezes, nos entupir de remédios não parece uma boa ideia. Remédios caseiros, geralmente mais naturais, podem ser tão eficazes quanto, senão mais. Mas cuidado: se estiver doente, é sempre bom consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento. Confira algumas soluções caseiras:

10 – Canja

Para tratar: resfriado comum

Servida há anos para crianças afetadas pelo tempo, a canja de galinha é um remédio comum nas estações frias. Para alguns, ela não apenas esquenta, mas também é responsável por reduzir a atividade dos glóbulos brancos, responsáveis por causar os sintomas respiratórios de um resfriado.

9 – Óleo de cravo

Para tratar: dor de dente

Óleo de cravo é uma ótima fonte de eugenol, um bactericida natural e medicamento popular para dor de dente. Geralmente é administrado colocando poucas gotas em um quarto de uma colher de chá de azeite de oliva. Aplica-se então um algodão umedecido com a mistura no local dolorido.

Mas existem alguns riscos. Óleo de cravo não diluído em contato com a boca pode causar queimaduras, danos no tecido ou nos nervos, e dor, com doses altas podendo causar vômitos, garganta dolorida, dificuldades de respiração e até problemas no fígado. O óleo também não deve ser usado em peles machucadas.

8 – Bicabornato de Sódio

Para tratar: desarranjo estomacal

Comumente usado na cozinha, o bicarbonato de sódio é o ingrediente principal na maioria dos antiácidos. Ele funciona através de uma reação com o excesso de suco gástrico, tornando o pH do estômago mais neutro. Uma colher de chá dissolvida em um copo de água resulta em uma maneira fácil e barata de ajudar sua digestão. Só o gosto é que não é tão bom.

7 – Leite integral

Para tratar: bolhas de herpes

A herpes não pode ser curada, mas há muitas maneiras simples de acelerar a recuperação da pele machucada. Um modo popular e simples é tomar leite integral, que contém monocaprina. Ela reduz a atividade do vírus e o leite promove a recuperação das áreas afetadas.

6 – Mel

Para tratar: garganta dolorida

Essa pelo menos tem gosto bom. Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel foi comprovado cientificamente como sendo tão efetivo quanto os xaropes de marca.

5 – Vinagre

Para tratar: queimaduras de sol

Melhor seria se você tivesse usado guarda-sol e protetor solar, mas há algumas formas de diminuir os efeitos da exposição prolongada ao sol. Surpreendentemente, aplicar vinagre, puro ou diluído, na pele com um borrifador pode aliviar as dores. Cobrir a área queimada durante a noite com uma toalha também ajuda a refrescar. O único problema é o cheiro do vinagre.

4 – Silver tape

Para tratar: verrugas

Outro produto do dia-a-dia que tem provas científicas para sustentar seu poder de cura é a silver tape, que pode ser usada para remover verrugas. Apesar de levar cerca de 28 dias para curar o problema, em um estudo a fita resolveu completamente as verrugas de 85% dos casos estudados, em oposição a 60% resolvidos com crioterapia.

3 – Base de unhas

Para tratar: picadas de insetos

Usada para formar uma camada protetora em volta da área picada, a base de unhas é conhecida por prevenir a irritação, permitindo que o corpo cure a ferida sem que você fique toda hora coçando.

2- Talco

Para tratar: cabelos oleosos

Na bagunçada vida moderna, às vezes não há tempo nem para um banho. Enquanto um perfume pode mascarar o cheiro ruim, talco pode ser usado para esconder o cabelo oleoso. Apenas uma colher de chá espalhada pelo cabelo com um pente ou mãos e seu penteado vai ficar muito melhor.

1 – Azeite de oliva

Para tratar: dor de ouvido

Azeite de oliva morno é usado por muitos pais com crianças pequenas para combater o desconforto de uma dor de ouvido. Acredita-se que o azeite morno alivia a inflamação, diminuindo as dores causadas por muco, que bloqueia o sistema usado para equalizar a pressão interna do ouvido.[Telegraph]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

81 Comentários

  1. Para queimaduras, clara de ovo!! Usei esses dias para uma queimadura com líquido fervente derramado nas pernas. Eu havia passado uma pomada para queimadura que tinha em casa e não melhorava, a dor era insuportável. Fui pro google pesquisar algo caseiro e eis q descobri a clara de ovo. Lave bem o local da queimadura com água fria e aplique a clara de ovo (sem a gema), batida em neve para evitar que escorra,se possível aplique várias vezes. Lembrando que o sucesso de melhoras em queimaduras está em agir rápido ao aplicar qualquer medicamento. No meu caso havia passado uma meia hora até eu usar a clara de ovo. Mas mesmo assim deu resultado! O alívio da dor simplesmente é imediato e evita que dê bolhas e fique vermelho.

    Thumb up 9
  2. Como assim fita adesiva pra verruga?? Disseram ali que é porque faz a pele da verruga não respirar e necrosar, mas isso é extremamente perigoso! Como assim???

    Thumb up 31
  3. Não existe elemento químico chamado “caborno”. Não existe “bicabornato”.

    Thumb up 24
  4. Paz a todos;
    esta pagina é ótima!
    quem ja experimentou o xá de Hibísco para emagrecer?, é ótimo e saboroso.experimentem…

    Thumb up 11
  5. Assim como dizem os americanos … ” Well, Well, well ” , Venho com muito respeito discordar do título número 8 nomeado ” BICABORNATO DE SÓDIO ” . Não que eu discorde do assunto , mas sim com respeito à ortografia . Já que esse é um site para leitores inteligentes , não poderia de dar minha humilde contribuição . Onde está escrito ” BICABORNATO “, leia-se ” BICARBONATO ” .
    Abraço à todos ……

    Thumb up 33
    • Já que a sua onda é corrigir o texto, fica sabendo que não existe “abraço à(sic) todos”.

      Thumb up 59
    • Acredito que corrigir absurdos até tem lógica, mas exagerar nos mínimos detalhes já é obsessão. Talvez o Sérgio dos Santos esteja ganhando uns por fora para editar textos nos HS.

      Thumb up 21
    • Não estou ganhando nada . Apenas tentei ser útil retificando uma palavra escrita erroneamente neste site . Aliás , diga-se de passagem , esta palavra é dita erroneamente quase que constantemente no dia a dia das pessoa . ( Basta pedir para uma pessoa ler esta palavra ). É hora de se fazer alguma coisa .
      Quanto ao ” Dark ” , Não é minha onda corrigir textos . Se é para corrigir , não existe “fica” sabendo . O certo é no imperativo “fique” sabendo ..
      Quer saber de uma coisa ?….Vá se catar .

      Thumb up 34
    • ANTES DE TENTAR SER UM ERUDITO , APRENDA A CONJUGAR UM VERBO . NÃO EXISTE “FICA SABENDO” O CORRETO É NO IMPERATIVO “FIQUE SABENDO” …
      QUER SABER DE UMA COISA ?…..VÁ SE CATAR ….

      Thumb up 19
  6. Uma dica para recuperar o físico de quem acometido por uma gastroenterite (vômito e diarreia). Tomar um copo, aos poucos, de coca-cola sem gás (tirar o gás mexendo o refri no copo com a colher) e torradas sem margarina ou manteiga. A coca sem gás vira glicose pura e a torrada faz uma massa que sacia a fome (diminui a dor). Isso ajuda a fortalecer o corpo para que ele volte a funcionar normalmente.

    Thumb up 10
  7. para bico de papagaio ou dores osseas intensas utilize cloreto de magnesio como tratamento e otimo !!!

    Thumb up 9
    • Qual o procedimento , no tratamento de ”Bico de Papagaio”?

      Thumb up 4
  8. Para a raiva tomar chá de Dente de Leão,1 xicara em jejum por 21 dia, somente; É hepatoprotetor.Raiva na Medicina Chinesa é a emoção do orgão Figado que no caso esta exacerbada e então o chá vai controlar.

    Thumb up 5
  9. ASMA e Jundiaí :
    antes das ”bombinhas” de hoje (aspersor de bronco-dilatadores ) costumavam indicar levar as crianças com este contratempo a Jundiaí .

    Não era só pelo ar agradável e passeio , mas pelos sangues das carpas.

    Havia um casal japonês que criava daquelas carpas cinzentas , cortavam a cabeça e tomava-se duas colheres de sopa do sangue coletado no ato .

    Aqui estou , sem asma , contando esta passagem da vida !

    Um abraço

    Thumb up 14
    • …………estou querendo fazer p minha filha. basta mesmo 2 colheres de sopa? se puder responder, ficarei muito agradecida.

      Thumb up 0
  10. Os glóbulos brancos são responsáveis por causar os sintomas de um resfriado? QUE ABSURDO! Os glóbulos brancos são células de defesa. Eles nos defendem contra as infecções causadas por vírus e bactérias.

    Thumb up 35
  11. Aí amigos, vai uma fácil, rápida e eficaz para aquelas tosses que não param:
    Passe Vick Vaporub só na planta dos pés da pessoa e calce meias em seguida. Em 15 mins a crise de tosse desaparece.
    Obs: não resolve a causa da tosse, só aquela tosse chata que começa e não para mais.
    Também me disseram que serve pra febre, mas pra isso ainda não testei…
    Se certique que a pessoa não tem alergia a Vick antes, hein?

    Thumb up 10
  12. Como assim “antibactericida”?? O óleo de cravo é um anti matador de bactérias? Então ele evita que se mate bactérias, mantendo o problema. rsrs

    Thumb up 29
  13. Olá a todos !
    Parabéns a todos que comentaram, passando experiências e visando o bem do próximo.
    Abraços e excelente dia !

    Thumb up 10
  14. E para a pior ressaca de um porre de cerveja ,pinga,vinho,etc…..BOLDO,esse remédio não tem ressaca
    que dure!!!
    OBS: mas nunca tome quantidades grandes pois vai ti causar
    vomito.

    Thumb up 8
    • Mel e agrião (há inclusive um xarope das antigas que é vendido nas farmácias: xarope de Melagrião).

      Uma dica: no almoço coma uma boa salada de agrião, de noite, antes de dormir, um copo morno de leite misturado com uma colher de sopa de mel. Pra reforçar, no dia seguinte depois do café da manhã, 3 gotas de própolis misturadas em 1/3 de copo de água (o própolis não é para a tosse, mas para exterminar o que está causando ela). No quarto dia você deverá voltar ao normal.

      E claro, não desaparecendo os sintomas, procure um médico.

      Thumb up 11
    • Pegue o entre-casca do caule do pé de jatobá e faça um xarope caseiro. Na condição de não encontrá-lo, pode ser a casca do fruto também, só que é menos eficaz.

      Thumb up 6
    • mel, limão e gengibre……ou gargarejo de vinagre, sal e água

      Thumb up 9
    • UM REMÉDIO CASEIRO PARA A TOSSE! brincadeira! lembrando que em alguns casos a tosse pode ser alérgica! remova completamente agentes alergênicos e o principal, procure ORIENTAÇÃO MÉDICA!!

      Thumb up 2
    • Remédio para tosse: Purgante. Tome purgante e experimente tossir para ver o que acontece.

      Thumb up 4
  15. Zazen o endereço em atibaia é o seguinte Pega a rodovia d.pedro logo que cruaza com a fernão Dias anda até o trevo para piracai e no trevo volte paralelamente a rodovia cerca de 2 kilometros +ou – e encontrará o local procurado. E um japones que dá consulta.

    Thumb up 6
    • Grato , Sérgio.

      Transmitirei aos que procuram por este tratamento.

      Thumb up 5
  16. sou enfermeira e criei meus filhos sem antibioticos, so homeopatia e natureza, eles sao lindos… o que uso;
    para ouvido e dente. — hepar sulphur de 5 C C analgesico é antibiotico, antiinflamatorio e analgesico é otimo
    para ouvido. oleo de trombeta
    para coceira de pele vinagre
    para mordida de inseto= acetona ou vinagre
    para unha encravada.–uma gota de creolina e depois lavar , toda noite
    o talco é certo para cabelo oleoso
    para diarreia– calcarea carbonica 5 c. suspende a mesma até ir ao medico
    para coceira no dedo. aquelas bolinhas q coçam.. uso esmalte em cima e secam
    para cistite nervosa.. canabis sativa da homeopatia
    para cistite comum, inclusive apos relaçoes, muita limonada com açucar, 4 litros por dia . nao use antibioticos, so vit C
    para feridas, açucar,( tampe p mosca nao posar)
    para conjutivite –agua estéril. fria com pouco de açucar
    o açucar por ser acido inibe o crescimento de bacterias
    para coceira local em animal ..pouco de oleo de cozinha esfregue

    quando a homeopatia entrar nos hospitais nao teremos tantas MARSAS e mortes , mas o ,,comércio,, nao deixa, mas voce pode… um abraço

    Thumb up 41
    • vinagre= ácido acético-químico
      hepar sulphur= Enxofre.= químico
      acetona=Composto químico
      canabis sativa= Maconha
      creolina= químico=Anel benzênico=cancerígeno.
      E por ai vai.

      Thumb up 16
    • Aktul-56, os medicamentos homeopáticos tem apenas a energia dos compostos. É ela que age nos organismos e não o composto propriamente dito.

      Falando em homeopatia, não são medicamentos para tratar sintomas e sim para equilibrar organismos para que ele mesmo se cure.

      Thumb up 8
    • parabéns…..obrigado!

      Thumb up 2
  17. E para emagrecer e baixar os trigliceridios anotem: feijao branco, lavado, secado e remoido no liquidificador duas ou tres vezes, tomado em 1 colher de chá 1 horas antes de ingerir carbohidratos. Em uma semana o resultado aparece…

    Thumb up 7
  18. VINAGRE BOM PARA PICADA DE MOSQUITOS!! Apos ser picado, passe, alivia para e coçar e uma beleza…!

    a crista do abacaxi e bom para assaduras, e so passar e pronto.

    Thumb up 7
  19. 1. para estresse , um bom banho ”de tina” ,com água morna ,é um excelente relaxante (que digam os bebês e as mamães de 1ª viagens que estavam vigiando as crianças nos berços…)
    Complementado com uma respiração profunda e suave , pode ajudar nos seus ataque de raiva !

    2. Para picadas de abelhas , a amônia(das farmácias) são bons para resolverem(cuidado , tem um cheiro forte!)

    Um abraço , até o próximo encontro

    Thumb up 8
    • Pessoal , vejam a dica para VITILIGO , de um japonês em
      ATIBAIA ,SP.

      Quem ajudou é SERGIO ANTONIAZZI , que me orientou.

      Aos que forem , dêem suas opiniões, está bem?.

      Lembrem-se que o trato exige PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA ,principalmente com VOCÊS MESMOS ,OK ?

      Abraços , de

      Zazen

      Thumb up 16
  20. Mel é fantástico, assim como o própolis. Azeite, para o coração, não tem melhor. A canja é insuperável. Mas faltou o limão, que cura 18 doenças. E a água oxigenada, ótima para limpeza de ferimentos.

    Thumb up 8
  21. Para os cachaceiros de plantão… se o fígado chiar, é só fazer um chá de boldo e tomar. Já éra.

    Thumb up 7
  22. lendo essa matéria dá uma tremenda saudade da minha infância…..
    vixxi minha mãe usava esses produtos e outros mais…. e o melhor de tudo é que com esses “remedinhos” e um beijinho da mama…a gente sarava rapidinho…….

    Thumb up 7
  23. Só ficou faltando a “marcela” , um milagre para o fígado.

    Thumb up 5
  24. Ótimo, só ficou faltando o chá de “marcela”, um milagre para o fígado.

    Thumb up 3
  25. Só questiono o vinagre para queimadura do sol…Não acredito mesmo,nem aconselharia ninguém a usar.

    Thumb up 3
    • Do Vitiligo:

      é um desequilíbrio hormonal , que leva a uma descoloração na pele ,muitas vezes desagradáveis pelo contraste.

      Vi tratamento com terapia japonesa REIKI , assim como medicações desenvolvidos por pesquisadores cubanos que estavam atendendo em Atibaia,SP.

      Desconheço o endereço deles ali,mas desejo felicidade na sua procura.

      Thumb up 8
    • aht auto-hemoterapia.

      Thumb up 1
  26. “Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel foi comprovado cientificamente como sendo tão efetivo quanto os xaropes de marca.”

    A verdade é que xaropes nada mais são do que mel centrifugado com água (para render mais), com um pouco da essencia de algumas coisas para garganta que se poderia fazer com um chá. Patenteado. Embalados. E vendidos a um preço 100x maior, do que fizesse um chá com os igredientes e mel.

    Thumb up 7
  27. Boa tarde;

    Muitas informações erradas e superficiais. Falemos de uma: NÃO SE USA bicarbonato para ajudar na digestão. A “receita” indicada pela reportagem( uma colher de chá em um copo de água)é inoportuna e errada. Ao neutralizar excessivamente a acidez estomacal, seu sistema digestório pode reagir produzindo muito mais ácido que o normal, gerando uma acidez excessiva com óbvios efeitos adversos. Vamos pensar: alguém já viu alguma receita médica com a prescrição acima? Alguém já observou a prescrição acima em hospital? São duas perguntas que deve-se fazer quando ouvir falar de receitas caseiras e outras sugestões de leigos sobre medicamentos e doenças. Telmo Giani, Farmacêutico CRFMG 7356

    Thumb up 11
    • Logo um agente da Big Pharma. não acreditem só em hospitais não porque Vc vai curar um lado e estragar outro a INDÚSTRIA não quer te perder. Aprenda mais sobre a sabedoria dos antigos pois os estudos provam que “não sabemos porque” estavam certos.

      Thumb up 17
    • Olá Telmo. Entendo seu comentário. Ñ sou especialista em área correlata, mas me considero uma leiga bem informada. E em geral,tenho noção do q não sei. Sempre q vejo uma receita natural, procuro pesquisas e explicações científicas p/ entender o funcionamento das mesmas.Uso receitas naturais ñ como “simpatias”, mas ciente dos princípios ativos envolvidos.Só acho q vc pode ter uma postura + construtiva e – elitizada.Construtiva por reconhecer q aqui há uma busca por compartilhar informação – mas é claro q ela exige responsabilidade sobre a informação partilhada. E menos elitizada pq a medicina convencional não é o único sistema de conhecimento válido no planeta. Aliás, a medicina se baseou e se baseia MUITO em saberes tradicionais. Uma postura mais generosa e inteligente é buscar ñ somente onde está a incorreção, mas tbm onde está a verdade nas receitas naturais.E sendo assim, a respeito do bicarbonato, agradeço seu esclarecimento pq de fato ñ se usa p/ “ajudar na digetão”. Só faltou acuidade – e generosidade – de sua parte p/ reiterar q SIM, o bicarbonato de fato diminui o PH do estômago – e se ñ estou errada, do organismo.E isso tem benefício para o organismo, se a pessoa tem consciência do funcionamento do organismo, de condições pré existentes e noção de quanto e como consumir da mistura. Espero q vc receba construtivamente o q digo, e de todo modo agradeço por alertar sobre os cuidados com informações q obtemos na net.

      Thumb up 6
    • Caros Parceiros ,

      para estes momentos de raiva , estresse , que tal à noite

      um bom banho à moda antiga (uma Tinha com água morna),um pouco de

      respiração profunda ?

      Há mais complementos,que procurarei perguntar aos ”antigos”

      ,a vizinhança de senhoras muito simpáticas.

      Abraços ,

      Newton

      Thumb up 7
  28. Questiono alguns desses “remédios”, como fita isolante para verrugas ou base de unhas para picada de insetos, que pode muito bem ser neutralizada com vinagre caseiro.

    O remédio que considero mais importante e que tem resolvido muitos problemas de saúde, não está nessa lista: a PRÓPOLIS.

    Thumb up 16
    • a fita isolante simplesmente vai fazer com que a pele da verruga não respire fazendo ela necrosar e morrer se vc nao sabe verruga é causada por virus…

      Thumb up 15
  29. Prezados,
    alerta para um equivoco comum:antibactericida
    A palavra certa seria antibacteriano, pois antibactericida é algo que impede a morte bacteriana.
    Isso é frequente em sabonetes e outros produtos, porem o site tem um carater mais cientifico e portanto este tipo de erro deve ser evitado.

    Thumb up 30
  30. Sabe aquele machucado que nao sara nunca, estilo unha encravando? Pois é aqui tratei da minha filha que nao precisou remover a unha. Lavagem com água oxigenada, e espalhar o pó antisséptico em cima e proteger o ferimento com gotas de sebo de holanda. Contra todos os antiinflamatórios que nao deram resultado, a unha esta la intacta e o ferimento cicratizou perfeitamente ( mesmo que num prazo maior)

    Thumb up 9
  31. Essa é de lá do interior…

    Quando alguém tiver dor de barriga e diarréia, que não passa nem com remédio de farmácia, vai lá no fundo do quintal, pega umas folhas de broto de goiaba e faz um chá.
    Rapidinho…fica bom…

    Thumb up 18
  32. Sou do Norte (Pará) e aqui tratamento para acne ou furúnculo dolorido e feito com sebo de holanda (sebo de carneiro. A vela custa em média menos de um real, prazo de validade a perder de vista, tamanho 10cm e fácil manuseio. É só esquentar e passar uma camada fina em cima. Afta se trata com violeta gengiana e contusões e dores musculares com óleo de andiroba e copaíba.

    Thumb up 15
    • Violeta genciana tambem é utilizado como corante na técnica de coloração de Gram ussada para identificar bactérias Gram negativas e Gram positivas.

      Thumb up 3
  33. são esse tipo de informação que ajuda muita gente parabéns a todos ,a cura para muitos males estão na mãe natureza graças a DEUS,VIVA A NATUREZA SEMPRE.

    Thumb up 18
    • Até os mal-estares da ressaca, a canja cura.

      Thumb up 11
  34. Lá na minha terra, quando alguém está com diarréia, pega-se uma colher de sopa de amido de milho, (maizena), rsrs, adiciona em um copo de água gelada e bebe, é batata…..!!!

    Thumb up 26
    • Com limão é melhor ainda. Já usei muito.

      Thumb up 7
    • Como é afinal?! é milho ou batata?

      Thumb up 5
  35. Aquí na terrinha,depois daquele churrasco que o povo daquí não abre mão,temos o hábito de tomar um copo de limonada com bicarbonato,muito bom pra ajudar na digestão;Vai a ‘fórmula’made in Gerais.-Um limãozinho espremido em um copo com àgua e açucar e uma pitada de bicarbonato(usamos o ‘pé’ do garfo como medida)mexa bem e quando espumar beba,é um ótimo digestivo para comidas engorduradas,é 100% caseira.Experimentem!!

    Thumb up 22
    • Caipirão. Esse preparo que você indicou é, realmente muito bom. Serve também para curar câncer que ainda não manifestou, segundo algumas culturas populares.
      Na verdade “é o remédio”.

      Thumb up 6
    • Essa é uma grande verdade, na minha casa temos também esse costume, e funciona de verdade, alem de ficar uma bebida ate saborosa!!!

      Thumb up 3
    • Neste caso o chá mate é excelente.

      Thumb up 4
    • Ah sim, é como um Estomazil caseiro… rssss… funciona.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
mg21228404.500-2_548
Consequências do Alzheimer podem ser diminuídas com estimulação cerebral

O encolhimento cereb...

Fechar