Os 10 parques urbanos mais lindos do mundo

Publicado em 23.08.2011

Para quem mora na cidade, muitas vezes é difícil ir para o interior, ficar longe da correria e da fumaça para respirar ar puro e desfrutar de caminhadas na natureza. Ainda assim, existem soluções mais práticas que podem dar um gostinho disso tudo no meio da cidade: os espaços verdes dos parques urbanos muitas vezes têm jardins, trilhas, zoológicos, observatórios e muito mais. Confira:

10 – Jardins de Butchart / Colúmbia Britânica, Canadá

Estes belos jardins estão entre os melhores do mundo. Criado em 1907, este santuário paisagístico foi aberto para o mundo pela família Butchart em 1921, e tem florescido desde então. Baseando-se no primeiro jardim (que ainda permanece), os Butcharts logo acrescentaram um jardim italiano e um jardim de rosas, e mais tarde espaços para crianças, incluindo o Carrossel Rose e o Pavilhão das Crianças. Em 2004, este espaço especial foi nomeado patrimônio nacional histórico.

9 – Central Park / Nova Iorque, EUA

O Central Park é um dos parques mais bonitos do mundo, completamente cercado por uma expansão urbana. Abriu em 1857 com 770 acres (mais tarde expandiu para 843), quando um concurso de desenho de paisagem foi realizado. Entre as inovações de seu projeto, estavam diferentes rotas de circulação para cavaleiros, pedestres, e estradas subterrâneas para o tráfego através da cidade, que ajudou a manter o parque como um oásis urbano sem precedentes.

Durante sua longa história, o parque mais visitado da América passou por vários períodos de declínio e restauração. Hoje, é bem mantido, a criminalidade é baixa, e há muitas atividades que se pode fazer, incluindo observação de aves, passeios de barco e caiaque, visitar o zoológico, e até escalar os afloramentos do parque. O obelisco egípcio e os campos de morango são outras paradas famosas.

8 – Parque Guell / Barcelona, Espanha

Concebido pelo arquiteto catalão mundialmente famoso Antoni Gaudí, e construído nos primeiros anos do século 20, este espaço urbano deslumbrante foi mais tarde convertido de conjunto habitacional a jardim municipal.

Um dos principais pontos do Parque Guell é o terraço principal, que possui um banco feito à imagem de uma serpente. Gaudí aparentemente fez as curvas usando um operário nu sentado em barro molhado como modelo. Coberto de mosaicos, é um local surpreendente, assim como os ninhos das aves também criadas por Gaudí.

Temas como o nacionalismo catalão, misticismo e poesia arcaica também são incorporados na concepção do parque. O Guell é integrante das “Obras de Antoni Gaudi”, Patrimônio Mundial da UNESCO, e uma bênção não só para o povo de Barcelona, mas para os visitantes de todo o mundo. As vistas são insuperáveis.

7 – Keukenhof / Lisse, Holanda

Keukenhof é parada obrigatória para qualquer amante de flores. Também conhecido como o “Jardim da Europa”, é o maior jardim de flores do mundo, com cerca de sete milhões de novas plantas a cada ano. Localizado na área medieval da pequena cidade holandesa de Lisse, foi inaugurado em 1949 como um lugar onde produtores de flores de toda a Europa poderiam expor suas plantas híbridas.

6 – Wiener Prater / Viena, Áustria

Wiener Prater possui certamente uma das avenidas mais impressionantes do mundo, a Hauptallee, que é fechada ao trânsito e forrada com castanheiras. Entre as outras atrações notáveis do parque estão uma ferrovia estreita, a Liliputbahn, e uma micronação conhecida como a República de Kugelmugel (o artista que desenhou sua forma esférica a declarou um país soberano).

O Prater foi aberto ao mundo em abril de 1766, quando o imperador Josef II declarou-o livre para uso público e permitiu que casas de café fossem construídas, embora ainda tenha sido usado para a caça (seu antigo propósito) até 1920.

5 – Griffith Park / Los Angeles, EUA

O Griffith Park é bonito na maior parte de seus 4.310 hectares. É também a casa do Observatório Griffith – empoleirado nas encostas do Monte Hollywood – e tem sido usado como locação em muitos filmes. Infelizmente, é propenso a incêndios florestais, com 817 hectares queimados em 2007, destruindo o seu santuário de pássaros e outras atrações.

O parque foi tornado possível pelo Coronel Griffith J. Griffith, que doou terras para a cidade de Los Angeles em 1896. No começo, o seu futuro como um parque não decolou. Em 1912, o Coronel criou um fundo fiduciário a fim de realizar seu sonho de ver um observatório, planetário e anfiteatro ganhar vida no parque. Mais tarde, outras doações e aquisições permitiram que o parque se tornasse o que é hoje, com vistas espetaculares.

4 – Roundhay Park / Leeds, Reino Unido

Roundhay Park é um tesouro inesperado da cidade de Leeds, na Inglaterra. Ele parece estar a um mundo de distância do centro da cidade. Espalhado por 700 acres, é um dos maiores parques urbanos da Europa.

Pertencente à família Nicholson por um bom tempo, a terra foi comprada por um grupo que incluía o prefeito de Leeds e tornou-se um parque público em 1871.

Há três principais jardins em Roundhay: os Jardins Canal, contendo árvores centenárias, um lago retangular ladeado por brilhantes e coloridas flores e um lindo jardim de rosas; o Jardim de Monet, que foi construído no estilo do artista, conforme ilustrado em um de seus quadros mais famosos, e o Jardim Alhambra, com um lago retangular e fontes.

Roundhay também tem uma construção de 1812 que se assemelha a um portão de castelo, e que originalmente tinha um telhado de madeira e um quarto no andar de cima usado pelos proprietários no momento.

3 – Jardim Zoológico da Silésia / Katowice e Chorzów, Polônia

Não só o Jardim Zoológico da Silésia, fundado em 1954 em 47,6 hectares de terra, abriga 2.500 animais, como este espaço urbano é único pelo seu impressionante Vale dos Dinossauros, que contém reconstruções em grande escala de 16 dinossauros diferentes. Andar por lá é um pouco como andar em um vale milhões de anos atrás, quando essas enormes criaturas perambulavam pela Terra.

2 – Master of the Nets Garden / Suzhou, China

Esse parque possui um jardim calmo e tranquilo na movimentada cidade de Suzhou (lar de mais de 6 milhões de pessoas), e é parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, “Jardins Clássicos de Suzhou”.

Estes belos jardins cercam a característica principal do parque, a Piscina Nuvem Rosa. Diferentes estações do ano são representadas por pontos de vista diferentes de plantas e pedras na seção ocidental deste jardim de 5.400 metros quadrados.

Existem dois outros elementos principais no Master of the Nets Garden: uma é uma gruta tão antiga quanto a dinastia Ming, e outro é um pinheiro que tem centenas de anos. O próprio parque surgiu em 1140 (velho pra caramba).

As áreas do jardim ao norte de Piscina Nuvem Rosa foram projetadas para acontecimentos intelectuais, enquanto as do sul foram destinadas a usos sociais. A piscina realmente parece maior do que é pelo design utilizado, em que pequenos prédios são posicionados diretamente na água, enquanto os maiores são definidos de forma a minimizar o seu aparecimento.

1 – Fort Canning Park / Singapura

Sobre uma colina de 60 metros de altura no centro de Singapura, encontra-se um parque verde com uma rica história, como de ter sido utilizado para o governo e para propósitos militares (até 1966). Agora, é claro, é um belo parque que contém muitos elementos diferentes, do histórico ao botânico.

Entre as atrações de Fort Canning estão o Spice Garden, que reproduz um jardim botânico criado por Sir Stamford Raffles (o estadista britânico que fundou Singapura), com portas góticas, cúpulas para descansar e muito mais. Concertos ao ar livre são realizados em um espaço historicamente utilizado para o enterro dos corpos de 600 cristãos. [EnvironmentalGraffiti]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

32 Comentários

  1. Em Brasília temos o MAIOR PARQUE URBANO DO MUNDO. Não é tão bonito como estes dez mencinados, mas é um parque bem interessante com sua vegetação de cerrado. Se pudesse ser melhor mantido e valorizado poderia impressinar mais…

    Thumb up 0
  2. Olha eu concordo plenamente com o comentário do Sr Marcio ali em cima, poxa porque só 10 parques mais lindos que issodeveriamos ter mais que 10.000 parques lindos, a natureza é magnífica espetácular imponente e podemos deixá-la se o homem quizer cada dia mais linda, mas é claro que o homem não quer, se o homem quizesse esse nosso planeta seria um sonho lindo de se viver,mas principalmente aqui no nosso querido Brasil o que o homem mais quer é derrubar as nossas árvorese os nossos politicos se pensarem em construir um parque lindo como esses que vimos por aqui, com certeza ele vai ficar pelo meio do caminho vcs sabem porque né nem preciso dizer,que pena, mas é isso aí, matéria lindissima abraços a todos.

    Thumb up 1
  3. O Parque do Ibirapuera não fica atrás de alguns desses parques. Vamos valorizar o que é nosso !

    Thumb up 8
  4. que maravilha é um colirio para os olhos ver tanta beleza,só achei que poderiam ter posto um do brsil tbm pois existem muitos,

    Thumb up 6
  5. Lindíssimos!!! A maioria das coisas em que o ser humano põe a mão é destruído, mas existem algumas exceções. Realmente são vistas de sonho.

    Thumb up 9
  6. Quando chega a primavera no Brasil temos tantos jardins quanto esses daí.Essas fotos foram feitas em épocas de floradas, os jardins foram preparadas pras fotos.O de Gaudí ñ tem flores , ñ pode se comparar a natureza, é arte feita pela mão de homem.Ecomoos de Gaudi temos as obras de Aleijadinho, a casa flor e outros tão belos quanto ou mais até

    Thumb up 3
  7. Todos são muito bonitos.mas eu acho que o Jardim Botanico(RJ)deveria entrar no lugar do de barcelona.

    Thumb up 8
  8. Bom se eu mandasse em alguma coisa importante, eu faria um parque público, um espaço ao ar livre(claro que não na magnitude destes, mas bonito) no meio da cidade, se souberem fazer escolher o lugar, a coisa dá certo, muita gente iria gostar. mas teria de se fazer isso em varias cidades. Lê alguns comentários amarelos, e acho que na maioria das cidades muitas pessoas iriam ler um livro, levar a família, caminhar, e não sair assaltando todo mundo como alguns disseram. Ter parques tem, NO Brasil. na minha cidade nem nas cidades próximas não tem(SC-lages) parques grandes para passeio; tem praças, parque não parque tá mais para reserva ecológica e deu. Falta as pessoas estimularem a cultura no brasil do Brasil(Não dos EUA nem de outros países)

    Thumb up 5
    • É Felipe, poderia se fazer parques em todas as cidades do Brasil, com segurança e tudo mais para o lazer da sociedade. Ao meu ver, tudo é questão de administração pública e ótima gestão de recursos públicos. Condições não afirmo que teríamos, mas utopicamente falando, e se não existisse corrupção dos nossos políticos? E se existissem políticas públicas eficazes para construção não só de parques, mas também em outros ramos (saúde, educação…) junto a uma FISCALIZAÇÃO pública? E se o povo brasileiro fosse MAIS ATIVO nas cobranças destes exigindo mais TRANSPARÊNCIA pública? A questão do Brasil é esse comodismo popular e leis (talvez não ineficazes, mas não fiscalizados). Nota-se: não estou dizendo que teríamos condições de ter parques em todos os lugares com as respectivas condições de segurança para a população, mas não saberemos também enquanto não se der o primeiro passo para tal.

      Thumb up 4
  9. Todos muitos lindos, mas o Rio de Janaeiro é a única grande cidade do mundo que possui não um parque e sim uma floresta dentro, e não foi nem citado. Pelos comentários, penso que falta um pouco de valorização as coisas que temos por nós mesmos. Temo parques e paisagens muito bonitas, que encantam praticamente todos os turistas que nos visitam.

    Thumb up 4
  10. Todos eles são demais. O progresso toma muito espaço, e retira essas maravilhas… parece até que o homem regrede. O progresso deveria ser: derrubada de centros urbanos para construção de parques e recupareção de florestas. Urbanização diminui expectativa de vida, pois mora tudo que é tipo de poluição (ar, visual, sonoro…). Ficaria mais feliz se visse no título dessa matéria: “Os 10.000 Parques Urbanos Mais Lindos Do Mundo”. Porque só 10 parques??

    Thumb up 7
  11. Então, João conta pra gente onde ficam esses parques “tão seguros” que voce conhece ou frequenta aqui no Brasil.

    Thumb up 1
  12. Salvo as variedades utilizadas, muitas partes desses jardins (principalmente os que predominam flores) lembram muito algumas cidades brasileiras como Santa Maria de Jetibá – ES, Holambra – SP, dentre outras mais que embelezam nossas regiões mas são pouco divulgadas nos grandes meios de comunicação.

    Thumb up 6
  13. Faltou o parque do FLAMENGO no Rio de Janeiro que foi concebido com àrvores de todas as regiões do Brasil e ainda mantém várias praças de esportes além do monumento dos pracinhas e uma linda praia !

    Thumb up 7
    • Lembrou muito bem. É uma obra de arte feita com plantas e árvores.

      Thumb up 3
  14. sinceramente eu não achei essas coisas, acho que é porque eu moro no BRASIL isso não deve ser novidade tendo em conta que no nosso país temos uma vasta variedades de espécies de plantas, animais, insetos. morar nesse país maravilhoso é sensacional ;]

    Thumb up 12
    • Pois é, mas aonde no Brasil você vê alguém de tarde deitado na grama de um parque lendo um livro? Pra começar o coitado já seria assaltado…

      O interessante desses lugares é que são parques URBANOS, e nõ a diversidade de espécies. No Brasil não temos isso.

      Thumb up 22
    • Isso não é verdade, e só demonstra que você não frequenta os parques do seu país.

      Thumb up 11
    • Vamo combinar, joão; o Brasil tem parques lindos e outros lugares sensacionais onde a natureza dá um show…mas com essa ausência de segurança não dá né…

      Thumb up 6
    • Unico parque descente no Brasil que eu ja vi eh o Ibirapuera

      Thumb up 1
    • mas existem outros sim… ex: Parque Estadual da Pedra Branca, na região sudeste.

      Thumb up 2
    • João, isso só mostra que você nunca foi num parque do nível dos que vemos acima.

      Thumb up 4
    • Vicente, nosso país é realmente maravilhoso, temos uma diversidade enorme, mas não podemos dizer que a matéria não é boa. Claro, no Brasil temos muitos lugares que poderiam estar nesta lista.

      Thumb up 4
    • Sinceramente pessoal, jardins lindos que nem esse é fácil de encontrar no Brasil; o tamanho da beleza as vezes é dado pela surpresa de nunca terem sido vistos. Vcs acham que os moradores desses locais enxergam esses jardins na mesma proporção que vemos!?

      Thumb up 1
    • Um parque é para se visitar, uma cidade para se viver. Toda cidade, especialmente as mais populosas têm que cultivar parques, incentivar o povo a construí-los e mantê-los. Proponho construir, antes dos parques, casas como fazemos Shopping Centers, com excelente infra-estrutura de energia e águas, circulação planejada – mas com todo o acabamento interno, inclusive divisão de cômodos por conta dos moradores, que seriam os que hoje moram nos lugares onde deveriam estar os parques (à margem – literal – dos corpos de água e encostas de morros). Eles também seriam favorecidos pela exploração turística e cultural das novas áreas tornadas me jardins, ganhando empregos sem perder a possível posse dos terrenos. Cada quatro a vinte becos um jardim, cada laje mais resistente um arrozal ou laguinho, cada vala um canteiro ou córrego. e No centro da comunidade o ‘shopping’, digo, ‘living center’ abrigando grupos de famílias e alguns visitantes! Manda aí pros prefeitos, secretários e vereadores de vocês. O Inventor vai aplaudir quem fizer primeiro e quem fizer melhor.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
2975787100_41b22d1bc9
Como seria ter o olfato de um cão

O cão, supostamente,...

Fechar