Os 8 lugares mais frios da Terra

Publicado em 10.02.2011

Para refrescar o verão, vamos trazer um pouco de inverno nessa lista. Você pode gostar de frio, mas certamente não suportaria ficar muito tempo nesses lugares. Os recordes de temperatura baixa que você conhece provavelmente não chegam perto dos 8 lugares mais frios do globo.

1) International Falls, Minnesota, Estados Unidos (-40° C)

O International Falls é um dos lugares mais frios dos Estados Unidos. A cidade até celebra um festival todos os anos que inclui eventos como boliche de peru congelado, escultura de neve e esqui à luz de velas. Embora seja, de fato, só o segundo lugar mais frio do país, a International Falls possui a menor temperatura média dos EUA, situando-se entre 0 e 2 graus Celsius.

2) Stanley, Idaho, Estados Unidos (-47° C)

O título de lugar mais frio no território continental dos Estados Unidos pertence a Stanley, uma cidade a 209 quilômetros ao leste de Boise. Além de seu registro de temperatura fria, a cidade também teve o maior número de dias frios entre 1995 e 2005. Situa-se dentro das Montanhas Rochosas, rodeada por uma nuvem branca, e cordilheiras com picos de mais de 3.048 metros. A cidade também é cercada por três florestas nacionais: Boise, Challis e Sawtooth.

3) Prospect Creek, Alasca, Estados Unidos (-62.1° C)

Prospect Creek fica a 290 quilômetros ao norte de Fairbanks, no Alasca. Originalmente, era o lar de expedições de mineração e a casa de 27.000 pessoas que estavam construindo um oleoduto no Alasca. Desde a conclusão do gasoduto, em 1977, há pouca atividade na área. A cidade tem a menor temperatura registrada dos Estados Unidos. Em janeiro de 1971, a temperatura recorde foi de cerca de menos 62 graus Celsius. Apesar destas temperaturas frias, o petróleo no oleoduto não congela, por causa da camada de isolamento térmico de 10 centímetros de fibra de vidro.

4) Snag, Yukon, Canadá (-63.9° C)

Snag detém o recorde de temperatura mais baixa já registrada na América do Norte. A aldeia está localizada no vale em forma de bacia do Rio Branco. Em 1947, quando a temperatura mais baixa foi registrada, a aldeia de Snag abrigava uma população de 8 a 10 nativos e comerciantes de peles. A pista de pouso de emergência, funcionários da estação de tempo, operadores de rádio e os homens de manutenção de aeronaves completavam a população. A temperatura estava tão fria naquele dia que os meteorologistas que trabalhavam na estação tiveram de esculpir uma nova fossa, e enviar tudo para ser analisado para determinar a temperatura exata.

5) Yakutsk, Sibéria, Rússia (-64.4° C)

Yakutsk é uma das mais antigas cidades da Sibéria. Senta-se na margem ocidental do rio Lena, mas os invernos são graves o suficiente para que até o rio congelado seja capaz de servir como uma estrada sazonal. Mesmo o folclore local se concentra em torno de como o lugar é frio. Todos os elementos da tabela periódica podem ser encontrados na região, e a lenda local diz que o Deus da criação estava voando ao redor do mundo para distribuir riquezas e recursos naturais, mas quando chegou a Yakutsk, ficou com tanto frio que suas mãos ficaram dormentes e ele acabou derrubando tudo.

6) Verkhoyansk, Sibéria, Rússia (-69.8° C)

Verkhoyansk é também uma cidade da Sibéria perto do Círculo Polar Ártico. Serve como porto fluvial, depósito de coleta, e centro de uma área de levantamento. Além de ser o terceiro lugar mais frio do mundo, é oficialmente a terceira menor cidade da Rússia. Mas há uma vantagem: Verkhoyansk tem um dos invernos mais frios do mundo, mas tem uma gama extremamente ampla de temperatura entre as estações. As temperaturas médias mensais variam de menos 45,8 graus Celsius em janeiro a 16,9 graus Celsius em julho.

7) Oymyakon, Sibéria, Rússia (-71.2° C)

Oymyakon detém o recorde de ser o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra. A vila, que fica 350 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico, é o lar de mais de 210.000 pessoas, apesar de seu solo estar em um estado constante de permafrost. A escola de Oymyakon só fecha quando a temperatura cai abaixo de menos 52 graus Celsius, e os moradores deixam seus veículos rodando durante todo o dia para conseguirem dirigi-los. Junto com Verkhoyansk e Yakutsk, Oymyakon fica em uma região que antigamente era apelidada de “Anel da morte de Stalin”, já que era um dos destinos para os exilados políticos do regime soviético.

8 ) Vostok, Antártida (-89,2° C)

Localizado a 3.500 metros acima do nível do mar, Vostok é oficialmente o lugar mais frio da Terra. A temperatura mais baixa já registrada – menos 89,2 graus Celsius – aconteceu em 21 de julho de 1983. Do centro da Antártida Oriental de Gelo, o fluxo no campo eletromagnético da Terra pode ser observado. A característica fundamental de Vostok é o seu lago, com 250 km de comprimento por 50 km de largura, um dos maiores do mundo. O lago também está enterrado sob 4 km de gelo. O gelo desse lugar contém registros do clima da Terra durante os últimos 500 mil anos, e é foco de muitas pesquisas. Apesar das temperaturas frias, Vostok recebe pouca neve, já que a Antártida é tecnicamente um deserto, tendo em média 25 centímetros de precipitação por ano. [OurAmazingPlanet]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

59 Comentários

  1. o bom desses lugares sabe aqueles insetos que fika enchendo o saco la nao tem nada disso, sabe aquela baratinha andando na sua parede?La pode até te uma andando na parede mais pode te certeza que vai ta congelada haha legal mora nesses lugares xD

    Thumb up 41
  2. Logicamente, essas pessoas nasceram lá e se acostumaram com a temperatura. Um dos fatores que determinam as sensações de frio e calor são as temperaturas com as quais essas pessoas se acostumaram a viver. Se uma pessoa de Manaus se mudar para São Paulo, essa pessoa certamente irá reclamar que São Paulo é um lugar muito gelado e se agasalhar mais do que os paulistanos que moram lá há anos. Da mesma forma, se uma pessoa de Oymyakon se mudar para São Joaquim-SC, essa pessoa certamente vai dizer que São Joaquim é um lugar fresquinho ou até mesmo “quente infernal” e vestir bem menos roupas que as pessoas nascidas lá. Acho que nem 1% das pessoas que amam o frio suportariam viver nesses lugares da lista. Nesses lugares, acho que não tem nenhum tipo de roupa que acabe com 100% da sensação de congelamento. Se eu tiver que escolher entre ir passear em um lugar que faz frio de -40°C, ou ir passear em um lugar que faz calor de 40°C, eu escolho os 40 positivos. Eu detesto frio e prefiro o verão, por inúmeras razões (nem vou falar todas para não estender demais o meu comentário), mas as principais são a liberdade e a disposição.

    Thumb up 2
    • Observação, eu já ia esquecendo: há um erro na maneira em que os lugares foram ordenados. Vostok é o mais frio de todos, deveria ser número 1 e não número 8. Como a lista é do lugar menos frio para o mais frio, deveria ser: 8,7,6,5,4,3,2,1. Se a lista fosse do lugar mais frio para o menos frio, aí deveria ser: 1,2,3,4,5,6,7,8.

      Thumb up 1
  3. Comente
    Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:
    Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
    Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
    Caso queira replicar um comentário utilize o botão “Responder”.
    Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas “Gostei”, “Legal”, etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
    Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
    O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
    Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.
    Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

    Thumb up 0
  4. aqui na minha cidade maceió alagoas quando faz 22 graus positivos já achamos que não vamos aguentar de tanto frio imagine em batagay rus que agora no momento está fazendo 53 graus negativos. é um frio de lascar.

    Thumb up 2
  5. neste exato momento dia 13/01/2012 ás 11:33 horas horario de brasilia .prospect creek está fazendo 44 graus celcius negativos segundo o medidor de temperaturas do windows 7 . a temperatura baixa está superando a 8 colocação.e em yakutsk está fazendo 50 graus celcius negativos tambem segundo o medidor de temperaturas do windows 7

    Thumb up 1
    • e tambem em yakultzk está fazendo 50 graus celcius negativos e em Verkhoyansk está fazendo 53 graus celcius negativos. os 2 tambem segundo o medidor de temperaturas do windows 7.

      Thumb up 0
  6. É muito frio parece que se estar nima freezerçç estive em La Plata na Argentina 8rasil x Venezuela esta -4 com sensaçao de -7 que horror dava vontada de sair correndo mas para onde. Vive o clima de Recife. Jair

    Thumb up 1
  7. Legal a matéria, mas há alguns erros, é informado que yomyakon é uma vila, se é uma vila, não pode ter 210,000 habitantes, deve ter havido uma troca com a população de yakutsk que tem cerca de 230.000 habitantes, yomyakon tem menos de 1000 habitantes e verkhoyansk uns 2500, alguns consideram yakustsk a cidade mais fria do mundo devido ao fato de yomyakon ser uma vila e verkhoyansk ser quase uma, quanto a vostok, não é um “lugar” da artártica, como é falado, dando a impressão de ser um ponto geográfico, quando na verdade é uma estação russa de pesquisas.

    Thumb up 1
  8. Moro na russia e peguei -30, é realmente muito frio, sou de Sc e fui passar as ferias de verão lá, que era inverno no caso e eu passo mais frio lá do que na russia! O que acontece é que aqui é tudo aquecido, dentro de casa a vendida da esquina, tudo. É só andar de taxi no inverno que nao morre de frio nao :) quando esta muito frio as escolas ficam sem aula. Eu congelava caminhando pra escola no Brasil quando era inverno, 16º de Sc é congelante, estou agora aqui com -3 e esta tudo bem.
    Agora morar em um lugar que da -60.. Nao tem como sair de casa
    ! Mas depende da sensação térmica também aqui quando da -15 corresponde ao -40 da Sibéria.
    Brasileiros que vivem de verão sofreriam muito indo pra um lugar desses, mas claro que nao é Brasil, eles sao todos preparados pra tanto frio

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
antibiotico
Jatos de plasma frio podem substituir antibióticos

O plasma frio é capa...

Fechar