Os efeitos de um único dia de sol na sua pele

Infelizmente um estudo recente descobriu que não existe bronzeamento seguro.

Qualquer bronzeamento pode causar danos ao DNA, devido à exposição à luz ultravioleta, o que pode aumentar a propensão de câncer de pele. O sol também leva ao envelhecimento precoce da pele.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) dezenas de milhares de pessoas morrem todos os anos devido ao câncer de pele, a maioria por causa do melanoma malígno.

“Os sinais nas células que induzem a aparência bronzeada parecem ser danos no DNA. Danos no DNA são o primeiro passo para uma mutação celular que pode causar câncer, portanto não existe nada nem perto de um bronzeamento saudável”, disse Dorothy Bennet, bióloga celular da Universidade St. George de Londres.

Outro estudo afirma que mesmo as menores exposições à luz solar são perigosas, incluindo todo tipo de bronzeamento artificial.

Receber um pouco de luz do sol todos os dias é importante, porque a radiação ultravioeta estimula a produção de vitamina D no próprio organismo. Mas a luz ultravioleta necessária para um bronzeado é muito, muito maior do que a necessária para produção de vitamina D.

Tudo o que causa mutações no DNA aumenta o risco de contrair câncer. [Bronzeamento e Câncer]

Por: Alessandra NogueiraEm: 11.01.2009 | Em Bem-estar, Outras  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

4 respostas para “Os efeitos de um único dia de sol na sua pele”

  1. Com certeza estamos morrendo um pouco todos os dias graças a deus, mas é muito melhor não morrer de um câncer de pele, é extremamente doloroso para o paciente e para a família.

  2. Sempre quando vejo essas reportagens sobre “o quê faz bem, o quê faz mal”, me dá a impressão que acham que se evitarem aquilo serão eternos. A verdade é que morreremos*, então o negócio é procurar “custo-benefício”.

    *Eu bolo teorias para sermos ‘eternos’, mas não convém explicar, hehee!

    Isso de “bom-ruim” “certo-errado” para mim é algo mais complexo, fazendo analogias com aquela “teoria do caos – a bola no estádio que se move aleatoriamente”:

    A mulher da foto resolveu se bronzear, ficou um pouco no sol, aumentou o risco de câncer de pele, também ficou mais bonita e com maiores chances de arrumar um marido, transar(que é bom), ter filhos, ainda estando na praia correu o risco de sofrer com o arrastão de assaltantes, correu o risco de um maremoto, mas tbm tomou uma água de cocô enquanto conversava com um homem bonito e blá blá blá… não existem fatos isolados, é só didática.

Deixe uma resposta