Ouça uma verdadeira explosão nuclear

Publicado em 17.07.2012

Uma gravação rara de 1953 mostra um teste nuclear feito em Nevada (EUA) e é um dos poucos registros fieis de uma explosão nuclear. Divulgado recentemente pelo historiador Alex Wellerstein, do Instuto Americano de Física, o vídeo está praticamente “puro”, livre de edições.

“É raro encontrar gravações em que o som não foi bagunçado”, escreve em seu blog. Ao contrário do que vemos em filmes de ação, o barulho chega à câmera vários segundos depois da explosão propriamente dita – graças à diferença de velocidade entre a luz e o som.

Durante os testes, civis só puderam assistir a cerca de 18 quilômetros de distância, tanto para evitar o impacto da explosão quanto para se proteger das partículas radioativas.

“É obvio que assistir a um vídeo preto e branco granulado no YouTube não vai te dar ‘aquele’ complexo senso de proporção. Mas, com um bom par de fones de ouvido, você realmente fica imerso na experiência”, sugere Wellerstein. Que tal conferir?[Daily Mail UK] [Restricted Data]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
93
Os 12 mais bizarros e famosos roubos

A maioria das ocorrê...

Fechar