Pensamento positivo pode deixar as pessoas efetivamente melhores?

Você já deve ter ouvido falar que pensamento positivo ajuda no tratamento ou até mesmo na cura de doenças.

Recentemente, a medicina tradicional tem se posicionado mais contra o pensamento positivo. Levantamentos de pesquisa líder na área concluíram que as taxas de recuperação de câncer, por exemplo, não são mais elevadas entre os pacientes que têm uma atitude positiva sobre a luta contra sua doença. Estudos que mostram o contrário são pequenos e, segundo seus críticos, falhos.

Porém, este parece ser outro exemplo de dados e pesquisas “duelando”, onde um estudo é contrariado pelo estudo seguinte, deixando o público em um estado de confusão.

Os médicos também estão confusos. Tem sido sempre parte do kit pedir aos pacientes para manter o ânimo. Até algumas décadas atrás, era norma não falar a um paciente com “prazo de vida” a gravidade de sua condição, o que implica um acordo tácito que ouvir más notícias não era bom para os pacientes.

Ao mesmo tempo, os médicos querem proteger a sua profissão, por isso poucos estão dispostos a cruzar a linha e apoiar a noção de que o pensamento pode trabalhar de forma tão poderosa quanto a medicina “real”.

E quanto dessa confusão pode ser esclarecida?

Primeiro de tudo, o pensamento é medicina “real”, como provado pelo efeito placebo. Quando administrada uma pílula de açúcar no lugar de um medicamento real, uma média de 30% dos indivíduos mostra uma resposta positiva.

O que ativa esta resposta não é uma substância física, mas a atividade da conexão mente-corpo. Expectativas são poderosas.
Se você acha que recebeu uma droga que vai torná-lo melhor, isso muitas vezes é suficiente para torná-lo melhor.

Isto implica que uma pessoa deve ser capaz de desencadear o efeito placebo em si mesmo. No entanto, há uma ilusão psicológica envolvida. Sem a figura de autoridade em um jaleco branco para lhe dizer que você está tomando um medicamento eficaz, a pílula de açúcar é apenas uma pílula de açúcar. Você não pode enganar a si mesmo quando você sabe o que é o placebo.

Não podemos negar que a conexão mente-corpo é poderosa. Então, há um efeito placebo que não envolve enganar o paciente? Você pode acionar sua própria defesa interna se quiser?

Aqueles que acreditam em pensamento positivo dizem que sim. Os estudos que querem desmascarar o pensamento positivo lidam com pacientes muito doentes lutando para se recuperar de doenças graves. Eles não comentam sobre como o pensamento positivo pode prevenir uma doença ou como pode afetar alguém em fases muito precoces de doenças.

A verdadeira questão não é salvar um paciente da morte, mas sim manter seu bem-estar.

Será que o pensamento positivo mantém as pessoas bem? Neste momento, as opiniões estão divididas, pois, com o surgimento da genética, muitas doenças podem se originar em nossos genes.

Na mente do público, ouvir que câncer ou diabetes é genético age como autoridade final. Felizmente para o campo do pensamento positivo, esta atitude fatalista é equivocada.

Genes são dinâmicos, e não fixos; eles respondem ao ambiente de uma pessoa, comportamentos e atitudes. De fato, um estudo agora famoso na Suécia mostrou que uma tendência a diabetes pode ser fortemente afetada pela dieta de seu bisavô.

Mas qual o problema com o pensamento positivo? É preciso esforço para ser positivo o tempo todo. A mente tem de se defender da negatividade, e isso é desgastante, assim como irrealista. Você pode ter sucesso em acalmar a aparência que você apresenta ao mundo, mas há quase sempre uma luta escondida logo abaixo da superfície; no mínimo, há uma boa dose de negação.

A alternativa para o pensamento é uma mente calma que está em paz consigo mesma. Essa mente oferece os benefícios que o pensamento positivo não pode. Essa opinião é baseada em estudos que mostram um declínio na pressão arterial elevada, níveis de estresse e outras doenças entre os meditadores.

A meditação é uma prática espiritual, mas também é uma prática mente-corpo. Mais estudos precisam provar os benefícios da meditação, mas muitas pesquisas já mostraram alguns.

A medicina não pode ser definitiva sobre como o humor afeta o bem-estar. Mas a verdade é que ser positivo, se não te fizer nenhum bem, também não faz fazer nenhum mal. Então porque não tentar?[CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

29 respostas para “Pensamento positivo pode deixar as pessoas efetivamente melhores?”

  1. Ha muitas coisas que desconhecemos e que tem resultados surpreedentes o pensamento positivo e fe andam juntos e tem um efeito avasalador que voces nem tem ideia ,nao supestimem a forca da mente

  2. Eu acredito no pensamento positivo, ele é capaz de atrair tudo que achamos que merecemos , vejam os milagres , pessoas que nascem cegas sendo curadas nas igrejas , pessoas com cãncer,etc. Creio que o poder divino age através dos pensamentos positivos, é a sua fé bjs ;*

  3. É amplamente questionável pela visão da ciência se o pensamento positivo faz bem, apesar que a prática dos profissionais da saúde que conheço – médicos e enfermeiros – confirmam categoricamente o efeito placebo. Isso sugere que a mente tenha maiores influências, talvez as pregadas pela visão do espírito.

    Bem. Seja como for, é fato tão notório que o contrário, ou seja, o pensamento negativo faz mal, que isso é o suficiente para a prática positiva independentemente de opiniões e pesquisas.

  4. Bem aventurados sao aqueles q acreditam mesmo sem ter visto. Pois deles e o reino de Deus. Quem coabita com o pensamento positivo tem todas as chances possiveis de conseguir aquilo q realmente quer. Porq se tu fores negativo e muito provavel q as coisas e as pessoas te atinjam com mais negatividade, ja se fores uma pessoa positiva a probabilidade de te retribuirem da mesma forma e imensa………..

    Positivismo e meio caminho andado.

  5. Interessante vermos aqui que é preciso mais do que estudo científico quando se fala sobre pensamento positivo (além de informações de várias fontes), pois a base que o faz funcionar é a fé, é exatamente acreditar que ele funciona. Eu vi depoimentos reais de famosos que a usaram e por isso hoje são muito felizes, li livros e mais livros, ví vídeos e estudei sobre o pensamento positivo, e não podemos deixar de falar na lei da atração quando abordamos esse assunto, que parece simples, mas que no fim chega a ser complexo somente quando o entendemos de verdade, mas por compreender então a prática já não é mais um problema e você consegue os resultados 🙂
    Eu vi curas físicas, “milagres” financeiros, e muito mais quando as pessoas conseguiram colocar em prática a lei da atração nas suas vidas, o que você dá atenção é o que vem pra sua vida, pois nada é coincidência, o que você pensa constantemente é o que você atrai para sua realidade quer seja bom ou ruim, e acima de qualquer coisa o que você mais SENTE é o que você mais atrai.
    Se você começar a estar atento de verdade para os fatos que acontecem na sua vida então vai perceber que você mais atrai as coisas das quais dá atenção.

  6. realmente o pensamento positivo e muito importante nos faz sentir bem e pode curar e melhorar muita coisa mas:nao e tudo so confiar que tudo vai da certo e nao tomar as devidas providencias e´ suicidio.

  7. Pra mim “pensamento positivo” nada mais é do que a”FÉ”.
    Jesus fala de uma fé que pode remover montanhas, operar milagres e curas…..Mateus 17,20… “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”.

  8. Pensamentos positivos são essenciais em nossa vida, com eles abrimos uma perspectiva a novas oportunidades, acreditamos mais e temos uma qualidade de vida melhor, milhões de pessoas no mundo tem uma péssima qualidade de vida porque não educam seus pensamentos, se encarceram em um mundo de pensamentos negativos e isso as adoece, ficam amarguradas, deixam ser controladas por idéias que as vezes são fantasias de sua própria imaginação, mas se tornam tão fortes que não conseguem fugir, adoecem tomam medicamentos anti-depressivos e não resulta em nada, porque não educaram sua mente para combater pensamentos negativos, muitas vezes nós somos líderes em empresas, diretores de mult-nacionais, gerentes de departamentos, enfim lidam com pessoas com maestria com autoridade mas não conseguem liderar seus pensamentos, com suas mazelas mentais, são pessoas doentias emocionalmente, por isso precisamos ter a liderança de nossos pensamentos,gerenciar nossa emoção, duvidar de idéias pessimistas que nos amedrontam e tiram nosso sono, criticar pensamentos negativos que nos deixam aflitos e a forma como lidamos com isso é colocando pensamentos saudáveis no lugar desses doentios, e dinheiro algum no mundo é capaz de pagar por uma consciência saudável e emocionalmente estável.
    Nossos órgãos tem humor, assim quando estamos felizes e as coisas estão indo bem é difícil de pegarmos uma doença, no entanto quando estamos tristes, cabisbaixos, amargurados, facilmente contraímos vírus e doenças.
    Assim pensamentos positivos tem forte influência em nossas vidas, tanto em nossa saúde mental quanto física.

  9. Dizer que 30% é prova de que o pensamento positivo funciona é o mesmo que tentar provar que seria absolutamente impossível o organismo ter qualquer sistema imunológico. É como atribuir a “cura” ao poder da fé para impressionar o doente. Olha…, se burrice pagasse imposto… a ciência estaria falida, porque há muitas pesquisas como esta, sem qualquer responsabilidade.

  10. O pensamento é um poderosíssimo gerador de energias que atua em nosso favor ou contra nós.
    Livros e livros já foram escritos sobre o assunto. O que mais gosto é “Alegria e Triunfo” de Lourenço Prado.

    No dia que a gente sacar bem do traçado, vamos entender o que Jesus quis dizer com: “Vós sois deuses”

    Mas por enquanto, acho que somos apenas amebas pseudo intelectuais.

    Fui

  11. É pessoal, pode ser ridículo pra um, mas pr aoutro nada melhor que um ótimo pensamento. A mente manda mais do que nós imaginamos, você pode ver pessoas esquizofrênicas elas imaginam coisas e essas se tornam realidade, acredito que se fixar em um bom pensamento causa um efeito parecido, em você não no mundo ao redor, é pessoal.

  12. O fato de pensar positivamente, geralmente, leva as pessoas a arriscarem mais em suas empreitadas… e qnd essas pessoas atingem seus objetivos, exatamente por correr atrás de seus sonhos, a sensação de recompensa é bem satisfatória…
    Isso as leva a crer que foi o fato de pensar positivamente o responsável pelos seus ganhos…
    Mas, penso eu, isso é pura ilusão… as pessoas que se dão bem na vida não percebem, mas o responsável pelo seu sucesso é o planejamento… e planejamento requer a “mente solta”… livre de empecilhos… os tais pensamentos negativos…

    Agora, em relação às doenças… é como o Morpheu disse ao Neo: “O corpo não vive sem a mente”…
    É claro que o otimismo é sempre bem vindo… mas depositar todas as suas fichas dizendo que vai se curar de alguma enfermidade por que você está pensando “bonitinho”?… pode até ser… mas é melhor que esteja aliado a um bom acompanhamento médico, principalmente…

  13. A alguns meses o hype publicou uma reportagem bem recbida sobre os efeitos significativos da meditação, e essa segue a mesma linha no aspecto dos frutos de uma boa conexão mente-corpo. O pensamento positivo é comprovadamente eficaz, pode não ser na pesquisa, mas quem tem pensamento positivo sabe que é. Mesmo que se não dê tão bem, o pensamento positivo diminui os efeitos da decepção. Não se pode é claro confundir pensamento positivo com confiança excessiva, daí o efeito da decepção é ampliado. Da mesma forma na doença, confiar que poderá se curar voluntariamente é ilusão, mas otimismo não deve ser algo ruim, se for pra não acreditar em cura encomenda-se logo o caixão e fim de papo, senão, enquanto houver vida tem que haver esperança, e enquanto houver força tem que haver luta.

    Como dizemos por aqui, “Não ta morto quem peleia!”

    • Jonatas, confirmações subjetivas não tem valor na ciência. Se alguma afirmação não se sustenta nos testes, então ela é falsa, e acreditar que ela é verdadeira não passa de auto-ilusão. O otimismo não cura ninguém, não ajuda a melhorar a saúde objetivamente. Mas se a pessoa tem uma percepção melhor de si mesma, se ela acha que não está tão ruim, melhor para ela. Vai morrer igual, mas pelo menos terá morrido melhor (a meu ver).

    • Se você visse ao vivo uma coisa estranha acontecer, e a pesquisa científica disser que não aconteceu e foi ilusão, você acreditaria no que viu o no que a ciencia diz?

    • Cesar, no meu ponto de vista as confirmações subjetivas como você diz não tem valor na ciência AINDA, pois cada vez mais a ciência se aproxima de testes e da percepção subjetiva, pois isso é muito importante para a evolução, tanto do corpo quanto da alma. A questão do pensamento não é auto-ilusão e não podemos confundir o otimismo, que muitas vezes não passa de uma fé cega em algo com o pensamento verdadeiro e positivo. Mesmo porque em casos de doença, com o pensamento positivo acredito que ocorra uma mudança subjetiva para então ser transformada em uma mudança objetiva, que possa ser notada não apenas por nós como também pelos outros ao redor.
      O placebo mostra bem como a mente influencia diretamente no corpo.
      Todas as coisas que acontecem em nossas vidas, sejam elas boas ou ruins, são frutos dos nossos pensamentos e conseqüentemente dos atos também.

    • Cesar, ter uma percepção melhor de si mesmo não é ser otimista quanto a si próprio???? Penso que Jonatas está certo. Pensar negativamente não nos leva a lugar nenhum, pois nos faz crer q as coisas não melhorarão e nada dará certo (aí a gente nem luta). Penso que pensar positivo nos leva a lutar mais e melhor, e isso pode sim melhorar até a saúde física. Experimenta ficar ao lado de alguém com uma doença q não tem cura e ver como essa pessoa reage frente a pessoas otimistas e pessoas pessimistas. Quando a pessoa pessimista “injeta” seus venenos, imediatamente o enfermo se acha pior, pois torna-se mais frágil psicologicamente. Nem tudo precisa ser confirmado pela ciência pra ser verdadeiro.

    • Fundamento lógico:

      1) Pensamento positivo afasta pensamento negativo;

      2) Pensar nos defeitos do estado de saúde é um pensamento negativo;

      3) Logo, pensamento positivo atrai somente a atenção aos benefícios fisiológicos possíveis.

      Assinado: Einstein.

    • Jonatas:

      Foi divulgado na BBC que em Londres, uma jovem conseguiu se livrar da dependência das drogas, através da meditação e da yoga.

      Cada caso é um caso e o exemplo não serve prá todo mundo.
      Se a mente do louquinho tá em estado “speed”, sem chance prá meditação.

      Fui

  14. Eu acredito sim que o pensamento atua de uma forma muito importante na nossa vida. Do mesmo jeito que pensamentos negativos nos auto-destroem os positivos nos ajudam, afinal o pensamento cria a realidade, não há como escapar desta verdade. Nós somos o que pensamos.

    • Como o pensamento cria a realidade? A realidade é independente do subjetivismo de cada um, nossos pensamentos só ocorrem no nosso cérebro e não saem do nosso corpo.

    • Angélica,
      É isso mesmo. Os pensamentos criam a realidade. Certíssimo.

Deixe uma resposta