Beber líquidos ajuda a combater mal-estar, mas fique atento

Por , em 23.09.2010

Quando alguém desmaia, vomita, passa mal com o calor ou tem uma variedade de outros tipos de problemas repentinos de saúde, nunca falta um transeunte para dizer: “bebe um copo d’água que ajuda”. Poucos param para pensar se isso realmente é útil, e o senso comum acredita, geralmente, que a água serve para “limpar” os germes do organismo.

Uma médica do Centro de Saúde Presbiteriano de Nova York afirma: essa é uma ideia enganosa. Beber água pode sim ajudar a combater alguns desses problemas, mas o motivo é outro. Em quase todas as situações de emergência, quando são necessários serviços de primeiros socorros, deve-se manter a vítima hidratada. Quando o problema é algo como febre, diarréia ou vômitos, perde-se fluidos corporais com uma rapidez maior do que se imagina, razão pela qual ele deve ser reposto imediatamente.

Mas a doutora faz questão de deixar claro que água não é remédio. Se houver alguma infecção de qualquer natureza, é preciso procurar um médico assim que o paciente se restabeleça – devidamente hidratado – o suficiente para ser examinado. Mas é claro que um organismo limpo tem muito mais chance de combater as infecções. [The New York Times]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Marcelo:

    É…depende o liquido né….

  • Reinaldo Simões:

    Também costumo beber pouco água. Sei eu isso não é bom, mas com a correria do dia a dia, esqueço de beber qualquer líquido e somente quando estou com muita sede é que procuro algum líquido e nem sempre é água.

  • Rosangela:

    Obrigada Leo pela dica vou me policiar mais.
    bjs

  • Crystian:

    Eu não tomo copo d’agua, acho que nunca, só tomo as vezes quando vou lavar o rosto, pego um punho d’agua e tomo, não sei praque fazer isso, acho que é impulso. Tomo só porcaria, suco, refrigerante quando tem e 1 copo de nescau por dia.

  • Léo:

    Bom Rosangela, como diz o bom censo, “tudo que é demais não presta”…
    Água demais também pode te prejudicar, dependendo do teu ritmo de vida, pois, faz com que teu corpo, mais especificadamente suas células percam sais quando se misturão com o liquido(processo de osmose), pode também sobrecarregar os rins, intestinos e estômago, além de que, se você tiver algum problema cardiaco, pode ter por consequencia um edema, pela falta do sódio…

    Em média tome 2,3 litos por dia, dependendo do teu ritmo, que já é uma boa pedida!

  • Rosangela:

    Tenho uma dúvida sobre beber líquidos demais, uns falam que é bom outros falam que não, na verdade sou viciada em água bebo em média 5 litros por dia gostaria de saber se isso é bom ou ruim?

  • alice:

    na verdade liquidos demais quando temos problemas renais serios pode ser muito ruim !

Deixe seu comentário!