Pensamentos negativos podem deixar você doente?

Publicado em 14.05.2009

pensamentos negativos

Mesmo soando místico demais, até os cientistas certificam que pensamentos negativos podem influenciar na vida das pessoas. A reação de um paciente perante uma doença, pode influenciar na sua recuperação, pense ele de maneira positiva ou negativa.

Exemplo disso são pessoas que participam de ensaios clínicos. Metade dos pacientes são submetidos à verdadeira droga e a outra metade recebe o placebo, porém todos estão cientes dos possíveis efeitos colaterais. O que foi observado é que entre as pessoas que sofrem com os efeitos colaterais, estão também pessoas que tomam apenas o placebo.

Enquanto o efeito placebo consiste em uma pessoa doente tomar uma substância qualquer, que não seja um remédio, e melhorar simplesmente por ter sido feito acreditar que aqule era um remédio real. O contrário disso é chamado de efeito nocebo, ou seja, uma reação adversa que não é causada por alguma droga, mas apenas pela crença de que efeitos indesejáveis são possíveis. Aí entra o efeito do pensamento negativo.

Esse é o poder da psicologia na mente humana. Pode-se conseguir o esperado com os pacientes, apenas os persuadindo e fazendo-os crer que os resultados esperados são possíveis. [Telegraph]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. “…Até os cientistas certificam” Quais? Existe alguma pesquisa cintífica? Pensamento positivo seria ânimo, disposição para enfrentar a doênça ou um problema? Isso é importante, mas quem não tem? Nosso instinto de sobrevivência parace que “cuida” um pouco desse lado. E também depende da doença, se ela é psicossomática ou não, se tem origem hereditária, etc… Parece que existe uma pesquisa com doentes terminais que receberam acompanhamento psicológico e tiveram uma sobrevida, enquanto outros que não tiveram o acompanhamento, morreram antes. Carl Sagan cita isso num livro.

    Thumb up 0
  2. Bom saber disso pois eu estava com asma e qundo me apareceu a apendicite a asma disapareceu completamente do nada !
    será que foi porque eu parei de pensar nesta doença e me concentrei mais na ourta que incomodava mais ?

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Acupuntura com palito de dente também funciona

Um estudo recente mo...

Fechar