5 dicas para perder a timidez

Por , em 25.03.2014

Os introvertidos às vezes têm dificuldade em se expressar e interagir. No entanto, eles podem dominar linguagem corporal e comportamento não verbal para fortalecer suas interações sociais e ganhar confiança. Apenas estar atento e se mostrar mais aberto já pode ajudá-lo a se relacionar, ter melhores conexões e perder a timidez. Confira:

1. Tenha posturas confiantes

A linguagem corporal não é apenas sobre aparência física, é também sobre o que vem de dentro, sobre como você se sente. Um estudo da Universidade Harvard (EUA) descobriu que ficar em pé em “poses poderosas” (poses que demonstram confiança) por cinco minutos pode aumentar seu nível de testosterona, hormônio que te dá poder, e diminuir o cortisol, o hormônio do estresse. Então, mudar sua postura não só ajudará as outras pessoas a te verem como mais poderoso e confiante, mas também fará você se sentir mais forte e confiante.

2. Ocupe espaço

Um dos conceitos básicos das “posturas poderosas” é ocupar mais espaço no seu ambiente. Isso ajuda você a reivindicar território e afirmar a sua confiança. Então, ao invés de cruzar as pernas ou se aconchegar em seus ombros e cabeça, tente ser expansivo. Mantenha sua cabeça erguida, deixe os ombros soltos, não se encolha em sua cadeira e caminhe com passos largos.

3. Não cruze os braços

Poses de baixo poder diminuem seus níveis de testosterona e aumentam o cortisol. Portanto, evite cruzar os braços e as pernas. Mantenha o tronco bem aberto para as pessoas ao seu redor. Isso mostra que você é acessível, e te dá uma atitude mais aberta.

4. Não cheque seu telefone quando você está nervoso

Os introvertidos tendem a verificar o seu telefone quando estão nervosos ou ansiosos, mas isso os distancia e os coloca em uma linguagem corporal de baixo poder. Portanto, evite pegar no celular a toda hora; ao invés disso, procure relaxar e ser expansivo.

5. Acene

O aceno triplo é uma sugestão não verbal para alguém continuar a falar. Se você é introvertido e não muito fã de puxar conversas, incentive a pessoa com quem está falando a continuar falando. Quando ela fizer uma pausa, acene com a cabeça três vezes em sucessão rápida, e muitas vezes ela vai continuar. Se não, você pode pegar de onde a conversa parou, mas esta é uma ótima maneira de mostrar engajamento e alongar uma discussão. [HuffingtonPost]

7 comentários

  • Junior Silva:

    Ser introvertido não significa necessariamente ser tímido…

  • Dinho01:

    Sinceramente,eu não sei se andar por ai inchado feito um peixe baiacu vai resolver alguma coisa.Eu era muito tímido na infância.Somente depois de refletir sobre meus medos é que consegui mudar minha postura.

  • Helio Sandro:

    Isso tudo pode até ajudar, mas o que realmente influencia em se tratando de problemas psicológicos, é a mudança de ambiente.

  • Afonso Do Carmo:

    Tive fobia social na adolescência, que é bem mais do que timidez. Foi curada com Paroxetina.
    Depois percebi que o que sobrou e que parecia timidez era, na verdade, desânimo, tédio, misantropia. Desgosto em ter que ouvir o outro falar coisas medíocres, sem qualquer significado. Isso eu venci com Rock and Roll.
    Não tem misantropia que resista a ACDC, Iron Maiden, Pink Floyd.
    Entendo hoje a mediocridade como uma limitação da existência do costume. Mediocridade é hábito. Viver é reinventar…

  • Rogério Piva:

    O único remédio é entender quem se é, e porquê o comportamento tímido. Só que é preciso coragem e dá trabalho. Ai é mais fácil ler auto-ajudas e se enganar.

  • Alex Rocha:

    Não acho que isso irá nos deixar menos tímido, irá somente inibir o que somos, principalmente no tópico 5, em que acenar com a cabeça você se mostra mais tímido. Sei disso por que ainda sou tímido e essa técnica uso sempre, rsrs.

    • Cesar Grossmann:

      Mas o que você é pode ser alterado com o tempo, com pequenas mudanças de atitude. O cérebro é plástico, ou seja, ele é moldável, em vez de deixarmos as experiências caóticas do dia a dia determinar quem somos, podemos tomar atitudes que modificam o cérebro e mudam quem somos na direção e que queremos, assim nos tornamos aos poucos quem queremos ser, no caso, menos inibidos, mais confiantes.

Deixe seu comentário!