A maior planta carnívora BRASILEIRA foi descoberta por Facebook!

Por , em 31.07.2015

O pesquisador brasileiro Paulo Gonella provavelmente não estava esperando descobrir uma nova espécie da planta enquanto percorria o seu feed de notícias do Facebook, mas foi exatamente o que aconteceu. Doutorando do Instituto de Biociências da USP e do Jardim Botânico de Munique, na Alemanha, Gonella se deparou com uma foto postada pelo botânico amador Reginaldo Vasconcelos e fez a descoberta.

A planta é uma espécie nova de Drosera, batizada de Drosera magnifica. Ela pode crescer até 1,5 m e é a segunda maior planta carnívora nas Américas do norte e do sul, possuindo folhas pegajosas de até 24 cm que podem capturar insetos tão grandes como borboletas. Vasconcelos fotografou a planta em uma montanha perto de Governador Valadares, em Minas Gerais, em 2012, e postou em seu Facebook para compartilhar com seus amigos.

“Bancos de dados de imagem na internet tornaram-se uma ferramenta importante para os entusiastas de plantas e botânicos compartilharem seu interesse e conhecimento”, escreve Gonella em um artigo publicado na revista científica Phytotaxa, onde a descoberta foi publicada. “Este fenômeno notável levou inclusive à descoberta de novas espécies”, conta.

Até agora, a planta só foi encontrada em uma única montanha. No entanto, ela já é considerada criticamente ameaçada de extinção. A montanha é cercada por fazendas de gado e plantações que já desmataram a maior parte da cobertura florestal na área. [The Verge, Smithsonian Magazine]