Pessoas ansiosas têm olfato melhor

Quando um animal encontra um predador, seus sentidos “disparam”. Mas e as pessoas ansiosas? Será que essa sensação é um legado evolucionário de proteção contra ameaças? Se for o caso, as pessoas ansiosas podem ter um olfato melhor, presumidamente para detectar predadores ou portadores de doenças.

Os pesquisadores testaram repetidamente a percepção de odores, incluindo alguns ruins, de 14 homens. Em alguns testes, eles estavam fazendo ressonância magnética. Os participantes tinham que simplesmente dizer se conseguiam detectar um cheiro ou não.

Eles também passaram por testes de ansiedade: a condutividade elétrica e a respiração foram calculadas, como em um detector de mentiras. Cada um também classificou sua própria ansiedade em uma escala de 0 a 100.

No fim, aqueles que eram mais ansiosos foram significativamente melhores em detectar concentrações de odores, principalmente os ruins. Eles também se mostraram emocionalmente mais afetados quando estavam sentindo cheiros ruins.

Se estiver se sentindo particularmente ansioso, dê uma “cheirada” nas pessoas ao redor para descobrir a mais ameaçadora! [ScientificAmerican]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Pessoas ansiosas têm olfato melhor”

  1. Engraçada a foto escolhida para ilustrar a matéria. Pois eu costumo dar uma cheirada no café antes de tomar, pois basta cheirar para saber se está amargo, com açúcar ou adoçante. Juro! E, sim, sou muito ansiosa.

Deixe uma resposta