Pessoas religiosas são mais bem ajustadas psicologicamente?

Uma pesquisa psicológica constatou que pessoas religiosas se sentem muito bem consigo mesmas, com uma tendência a maior autoestima social e melhor ajustamento psicológico que os não crentes.

Porém, um outro estudo descobriu que isso só é verdade em países que dão um valor alto para a religião.

Para os estudos, os pesquisadores utilizaram dados do eDarling, um site de namoro europeu que usa um longo questionário com perguntas sobre quão importante são as crenças religiosas para as pessoas, além de questões de autoestima e o quão psicologicamente bem ajustadas as pessoas estão.

Eles analisaram as respostas de 187.957 pessoas. Como em outros estudos, os pesquisadores descobriram que pessoas mais religiosas tinham maior autoestima social e eram psicologicamente melhor ajustadas.

Mas eles suspeitaram que a razão para isso era que as pessoas religiosas são melhores em viver de acordo com seus valores sociais em sociedades religiosas, que por sua vez deve levar a uma maior autoestima social e um melhor ajuste psicológico.

As pessoas no estudo viviam em 11 diferentes países europeus, desde a Suécia, o país menos religioso do planeta, até a super devotada e católica Polônia. Os pesquisadores usaram as respostas das pessoas para descobrir quão religiosos os diferentes países eram, e depois os compararam.

Em média, os crentes só tinham benefícios psicológicos por serem religiosos se vivessem em um país que valoriza a religiosidade.

Em países onde a maioria das pessoas não são religiosas, as pessoas religiosas não têm maior autoestima. Assim, uma pessoa muito religiosa pode ter elevada autoestima social na religiosa Polônia, mas não na não religiosa Suécia.

Nesse estudo, os pesquisadores fizeram comparações entre os diferentes países, mas um outro estudo encontrou um efeito semelhante dentro de um mesmo país, entre estudantes de universidades religiosas e não religiosas.

O mesmo pode ser verdade quando se compara diferentes estados de um mesmo país ou cidades diferentes. Provavelmente é possível simular o mesmo resultado na Alemanha se você comparar a Baviera, onde muitas pessoas são religiosas, e Berlim, onde muito poucas pessoas são religiosas.[ScienceDaily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

126 respostas para “Pessoas religiosas são mais bem ajustadas psicologicamente?”

  1. Ñ podemos generalizar, há pessoas ateias q são ótimas p\ se lidar e religiosas tbm, assim como há tbm alguns religiosos são uns estrupícios, oportunistas, safados, aproveitadores, p\ se safarem de seus atos inconsequentes se escondendo atras do nome de Deus , culpando ao diabo por suas falhas e “pecados”

  2. o segundo parágrafo mata a questão, como foi dito ai… mera “adaptação” ao meio onde vivem… gostaria de ver tamanha “alegria” na antiga União Soviética, onde ser religioso era crime…

    ser cristão em países como o Brasil é ser bem “ajustado psicologicamente”… isso é óbvio, você está cercado de cristãos…

    assim como ser muçulmano no irã é ser bem ajustado psicologicamente…

    assim como ser nacional-socialista na alemanha de hitler era ser bem ajustado psicologicamente…

    assim como ser consumista ao extremo na américa é ser bem ajustado psicologicamente…

    agora… tenter fugir do “padrão” que te cerca, e ainda assim ser “bem ajustado psicologicamente”…

    é cada uma…

    • Você não entendeu o texto, ele fala em ser ajustado psicologicamente e não no meio em que convivemos, o fato de ser psicologicamente ajustado não implica em ser cristão ou não e sim, em estar de bem consigo mesmo.

  3. O que a de errado em diversificar os gostos e os pensamentos? hum!!! Muitas histórias do passado da escrita dos evangelhos, nos revela muito sobre opniões diversificadas um sério risco aparente inocente em incorrer este procedimento com sérias catástrofes para as pessoas envolvidas, buscar sempre a retidão e a liderança de um verdadeiro e único lider O criador e o seu filho o Cristo, no relato opniões que ferem as regras determinou tragédias serissimas com muitas perdas, balanciar o nosso pensamento com a justiça e o temor piedoso a Deus coloca o homem no caminho exato em que deve andar, pois imaginam o homem terreno ser conhecedor de tudo só porque consegue fazer uma pequena caixa falar e outra transpotar imagem e som, pôxa que fantástico, agora mesmo enviaram uma sonda a marte que conhecimento!!! não passam de bebês recem nascidos imaginando serem donos do próprio futuro e não podem seguer saber se amanhã acordaram vivos, mas assim mesmo arriscam a se jactanciarem e imaginam serem donos de si mesmos, quando não podem garantir quanto tempo viverá, e pensar que são donos de todo o conhecimento, por pensar… quem é Deus? eu sou o conhecedor eu descubro coisas! eu crio coisas! e cada dia mais coisas fantásticas! Todo o conhecimento do homem mortal pra Deus é tolice, ninguem pode conhecer o poder do “Antigo de dias” esta escrito: “Ele mesmo pega o sábio na sua própria astucia” quem poderá dize-lo onde e o que deve fazer, quando ele conhece a essência absoluta até no ínterin de cada um e cada pensamento terreno passa pelo pensamento dele sobre o que somos e quem somos, sabe todas as nossas fraquezas, e ninguem pode desafiá-lo nisso porque não é pário.

    • Aí está o atesta de um religioso. O Egoismo fala alto.
      Todos religiosos só olham para o próprio umbigo e pensam só nos seus bolsos.

      Cada um de nós é uma célula da Grande Alma. Devemos epnasr na humanidade e no futuro dela daa melhor forma possivel. Isto implica na responsabilidade de desenvolvermos tecnologias através da ciência nem que estas fiquem inacabas para proseeguimentos posteres, porém, que sirvam para futuras gerações.
      Se a ciência calasse oas ditames das religiões, hoje não estaríamos aquí escrevendo besteiras e discutindo cooisas vãs.
      Temos computadore, telefones, televisores, máquinas de lavar, rádio, equipamentos para hospitais, liquidificadores, âmpadas e tantas coisas, ente elas, aplificadores de som para crentaiads ficarem berrando palavras diabóliva misturadas com o nome de Deus e Jeus até altas horas da noite, pertubando o sossego público.
      Todos esses recursos começaram com pequenas buscas e essas buscam evoluem a cada tempo para sobrepor o que já está um pouco adiantado.

    • Melhor ajustamento psicológico? Não devem ter incluido o Brasil nessa pesquisa pois tudo o que vejo é melhor capacidade de ser influênciado.

  4. Não criticamos o nada [deus], por que esse não existe. Mas criticamos o fato de acreditarem em tantas besteiras. Vamos se sinceros vocês não tem como prova nada do que falam. Por que não usam da lógica e da razão. Todos dicionários são claros a verdade é baseado em fatos no que pode se provado, fora isso o que vocês falam bate no vento e volta. Não adianta manipular os fatos!

  5. Difícil não ligar Deus a religião, assim como é difícil não ligar religão a Deus, uma coisa esta intimamente ligada a outra, pois o caminho da religião nos leva a Deus, bom isso é o que se espera, mas acontece o contrário de a religião nos afastar de Deus creio que que muitos ja se deram conta disso tambem ou foram vitima de religião na sua vida, mas seremos ignorantes quando não absorvemos a lógica e acreditamos na primeira impressão, o detalhe dos fatos são muito mais profundos e negrigenciamos por pura preguiça de raciocinar e dispor de tempo para pesquisa, pois a religão não salva ninguem mas fornece pistas para nos achegarmos a Deus, os que andam com suas biblias serão julgados tanto o quanto os não a usam, cada peso uma medida e cada medida a sua sentença, impossivel escapar da responsabilidade individual em se fazer análize, e não simplesmente julgar aquilo que não concordamos, pois na dúvida não existe razão, assim somos culpados do julgamento injusto com serios danos a nós mesmos. Resumo; religião pra pouco serve não determina quem escapa e ou quem não escapa, e as vezes ao invés de ajudar pode atrapalhar, mas é o mal nescessário como diria alguns.

  6. Queridos! Cuidado com o que dizes, é melhor calar-se ao falar coisa profanas do que não sabes.
    Deus nos deu a terra e o que nela há.
    Deus nos ensina.
    Deus nos capacita.
    Deus nos prepara.
    Deus nos deu a vida.
    Deus nos deu Seu Filho, como preço para nossa Salvação.
    CIENTES disso, querer “brigar” com Deus, mandar nEle, desobedece-Lo… é insanidade

    São incrédulos!! Satanás coloca dentro deles a incredulidade, fruto da antiga serpente, para duvidarem de Jesus Cristo, não se salvarem e não entrarem no Seu Reino.

    Marcos. 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
    Incredulidade é empecilho para receber a salvação eterna. Aquele que não crê no Evangelho de Jesus Cristo está condenado a viver eternamente separado de Deus.
    Jesus Cristo é o salvador da nossa pena de morte, a morte da alma, mesmo os incrédulos, recebem a Vida Eterna pela Graça, ressuscitarão no último dia, mas da condenação da segunda morte, a eterna separação de Deus, não!!! Se não se arrependerem e se concertarem antes da morte física, após a ressurreição, ouvirão da boca do Senhor apartai-vos de mim…porque duvidaram da Minha Palavra e não obedeceram para serem livres da condenação maior.
    Que Deus tenha misericórdia, e que muitos, possam pensar melhor e parem para ouvir a Sua Palavra, e, se arrependam dos seus pecados, e abram o coração para ouvir o Espírito Santo dizer: “Vem!!!”

    • Se for para acreditar em historinhas criadas pelo homem, prefiro o “Senhor dos Anéis”, é bem mais legal.

  7. O q nus faz seguros em nossas decisões é o conhecimento a disciplina e o trabalho, nada mais dignifica o homem!Religião tolhe e emburrece o ser humano, faz a gente parar no tempo, ser preconceituoso , racista, intolerante e até matar em nome de Deus, tá aí a história da humanidade q mostra o q as religiões fizeram e fazem p\ se impor.Deus q nus livre d religiões!

  8. José, desde o princípio existe amor e existe ódio, Jesus Cristo veio pregar o amor e a Paz, não pq não existia amor antes dele mas sim pra reforçar aquilo que já havia sido dito e fazer uma nova aliança, e vc tem razão: Nada mudou e nada vai mudar, pelo contrário, as coisas vão piorar assim como está escrito no Apocalípse, pois esse mundo está nas mãos do Iníquo, mas seu fim está próximo e será implantado um novo governo.

  9. Fernando, tenho somente uma coisa a dizer: uma pessoa nao precisa de mandamento nenhum pra viver, o que importa é ela estar feliz com ela mesma. Nao precisa ir a igreja e fingir que é bonzinho.

  10. O criacionismo é a base de sustentação de todo monoteismo. Derruba essa pilar destroe todo mundo judaico, cristão e islamico.

    Por que será? É simples a principal razão que sustenta essas crenças, não é a explicação de como surgiu tudo que existe [ Até por que já se provou que é mentira ] e que deus é inexistente.

    A razão pelo qual essas crenças existem, é o que eles chamam de a origem do PECADO, até por que a principal razão, segundo os fundamentalistas, de jesus cristo te vindo era liberta o homem do pecado e assim a salvação da morte.

    A morte para eles ainda é tratado de forma mitologica e não natural, por que para eles nós nascemos crescemos, reproduzimos e vivemos para sempre. A mesma ideia em relação a dor.

    Para eles é mais fácil acredita que surgiram de uma relação de incesto entre os filhos de adão e eva.

    Sendo eva surgindo de adão diria que ambos possuiam a mesma carga genetica e por isso seriam além de irmão, gemeos. Isso com certeza não explica a diversidade de raças.

    A diferança entre brancos e pretos não seriam ocasionados por um periodo tão curto como o criacionismo. Somente se aceita a teoria de características adquiridas de lamarck.

    Mas se esse [jesus] na prática existiu, se assemelha a buda, por sinal também ensina a amar uns as outros, como se antes deles não houvesse amor. Porém, nada mudou continuamos do mesmos jeito antes e depois deles.

    Se o criacionismo desaparece vai junto todos dogmas e crenças do monoteismo. Sem pecado, o messias e profetas perdem seu valor.

    Resumindo tanto deus, anjos, demônios, profetas, inferno, paraiso, milagres, adoração, culto entre outros não passam de folclore, rituais, Celebrações, Mitos e Simpatias Religiosas e ai vai… Melhor diria tradição em muitos casos.

    Poderia rebate todas prosas desse criacionista aqui no site, mas infelizmente tive que resumi em partes. Se não daria um livro!

    • Não seria patético tdos terem os mesmos ideais, os mesmos carros, se vestirem iguais, gostarem das mesmas coisas? Por isso existem as diversificaçoes e os pensamentos diferentes.

    • Se é para todos serem a porcaria que a maioria dos homens são, eu preferia que todos, ou pelo menos a maioria, fossem iguais, mas melhores como pessoas. Dispenso a diversidade do que não presta.

  11. posso ser bem sincero com todos aqui?RELIGIAO É UMA PRAGA isso mesmo,as pessoas,nao digo todas mais uma grande parte vão as suas igrejas para cumprir uma obrigaçao com sua consciencia,enquanto a vida ta uma porcaria,nao busquem uma religiao,Deus nao é uma religia ou um seita ou uma cruz feia de madeira,Deus nao manda ninguem se explodir para poder ter virgens la no ceu,Ser de Deus é ser feliz de verdade de cara limpa,a Religiao é tao doentia que cega as pessoas,por exemplo QUEM DISSE QUE A TEORIA DA EVOLUÇÃO DESTRUIU A IDEIA QUE DEUS EXISTE?pelo contrario so mostra o quanto ele modela a sua obr aprima e a acompanha de perto

    • Posso ser bem sincero?
      Você também têm religião…Pode não ter dogmas, mas uma religião você têm.

      Quando você se refere a “Deus”, qual deus, específicamente, você está se referindo? Eu presuponho que seja Jeová, já que estamos no ocidente, em uma paíse dominado pela cultura judaico-cristã, e provavelemte você nunca teve contato com nenhuma outra forma de deuses.

      Pelo modo que você escreveu, eu presumo que você seja pandeísta. Só precisariamos definir a qual sub-tipo de pandeísmo você pertence.

    • Essa pesquisa é parcial. Tenho impressão que foi manipulada, bem ela não deveria especifica apenas os crentes, mais um grupo em geral.

      É lógico que assim como é difícil para um ateu viver em pais muito religioso, também é dificil de ter autoestima em um ambiente em que você é minoria e suas idéias vão contra os ideais da maioria.

      Sentiram muito melhor em conviver com pessoas que compartilha da mesma forma de eu pensar.

  12. “Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um ser todo-poderoso e onisciente”. (Sir Isaac Newton)

    “Acho impossível que um indivíduo contemplando o céu possa dizer que não existe um Criador.” (Abraham Lincoln)

    “Existe em todas as coisas visíveis uma totalidade oculta.” (Thomas Merton)

    “A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus”. (Tales de Mileto)

    A Bíblia dá o desfecho final:

    “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.” (Salmos 19:1,2).

    A evolução viola as leis da termodinâmica! pode isso Arnaldo?

    Eis que pergunto aos evolucionistas a celebre frase que fizeram a darvwin: vcs são decendente de macaco, por parte de pai ou parte de mãe?

    E pra finalizar, pra mim todo agnóstico é um ateu que tá amarelando! ou vc é ou não é! se colocam nessa condição pra um dia poderem voltar atráz, no aperto vão dizer “Eu nunca duvidei”,

    Ah, o inferno os aguarda, donos do hypescience!

  13. Vou fazer uma filmagem da igreja evangélica que tem próximo aqui de casa e vocês me digam se o que acontece lá é coisa de quem é “psicologicamente ajustado”

    só pra começar, Deus não é surdo! O chamado Sermão da Montanha não foi feito com microfone e caixas de som no último volume, nem aos berros de palavras que os “fiéis” não conseguiam entender!

  14. Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia estão entre os países mais felizes e entre os países mais ateus. Não precisamos dessas historinhas inventadas a séculos atrás para sermos felizes.

    • Eles são felizes não porque são ateus más porque lá o governos deles é honesto e cuida da população

    • não porque educação e ética é enssinada em casa e na escola.agora religião é escolha de cada um.Tem ateus bandido assim como tem cristão bandito também.

    • Nisso concordo com você drew… Religião ou falta dela não têm nada a ver com felicidade, estabilidade e honestidade.

    • De fato, e ele acreditava piamente no Deus dele. Um exemplo de religioso. Da mesma forma que o Bush outro religioso, mandou milhares de americanos para o Oriente Médio.

    • Acho que não, pois ainda existiria a “adoração” incondicional – agora em um ser humano.

      Qualquer sensato não idolatra nada nem ninguém, apenas “elogia” os seus orientadores.

    • Esta bem especificado, Deus poderia criar uma pedra que nem ele mesmo pudesse levantar?

    • Se considerarmos Deus pelo ponto de vista antropomórfico, sim. Um homem comum pode criar coisas que estão além do seu limite de controle.
      Se o consideramos do ponto de vista divino, isto simplesmente não se aplica.

    • Boa resposta! O homem criou deus, que é algo que agora está além do seu controle.

    • Isto é um teste de lógica ou uma tentativa de dizer que Alguém Onipontente NÃO PODE fazer algo?

    • Se considerarmos a “Onisabedoria” de Deus ele não teria criado o ser humano. Pois o paradoxo de Onisciência (sim, existe a questão da Onisciência) não termina na pedra. Ele criou o ser humano com o livre arbítrio, porem se ele é onisciente ele saberia que Adão comeria a maça, mesmo antes de criar Adão, então ele não tinha escolha, ou seja, o livre arbítrio só existe para o ser humano, pois Deus já sabe de tudo. Mas Deus iria criar algo (ou alguém) que ele sabe que ira trai-lo e dar a ele a condição de pecador se o fizer (já sabendo que vai fazer) e querer que ele escolha? Neste caso a escolha não existe. A Onisciência prevê que Deus já sabe o que no mundo existirão XX bilhões de pessoas, que deste numero X vão para inferno, ele sabe até o cpf de cada uma delas entes de nascer. Então nenhuma delas tem realmente escolha.

    • Conspirador
      Você deveria desapegar-se das fantasias e alegorias biblicas para corroborar suas teorias. Existem várias obras de filosofos e autores espiritualistas que poderiam te auxiliar a sair deste circulo vicioso de chavões e frases de efeito que só impressionam criancinhas (as mesmas que acreditam em inferno e diabinhos).
      Boa sorte!

    • Eu sou totalmente desapegado a alegorias bíblicas, na verdade sou totalmente desapegado a religião, porem só questiono o que conheço, não questiono a existência de Deus, pois nunca o o vi, e também não conheço ninguém que o tenha visto e voltado para contar. Quanto a chavões, alguém que usa a imagem de Alex, fala de filósofos e autores espiritualistas não pode falar muito sobre isso. Para acreditar em inferno, tem que acreditar em paraíso, e o único paraíso que conheço fica depois da Ana Rosa. Mas me admira alguém que usa como personagem o expoente da ultraviolencia, ser uma alma tão singela ao se tratar de Deus.

    • O mundo tem 20 bilhões de pessoas e dessas vinte bilhões só dez vão pro inferno?

  15. É incrível, por alguns comentários, ver a tamanha da revolta daqueles que não creem contra aqueles que creem.
    Quem será mais cego, alienado ou ignorante?
    Eu sou cristão e trabalho com ciência…
    Tenho a mente muito mais aberta para as questões científicas depois que a abri para as questões espirituais.

    • È isto Francisco, o que vivo dizendo aqui no HS, quanto mais se descobre, descobre Deus, pois a magnitude da existencia nos revela a face daquele que o criou e as condiçoes em que estamos a tempos sobrevivendo, isso sem levar em conta a diversidade e a estrutura preparada de forma espantosa para sustentar todo o sistema e nos manter vivos em equilíbrio.

    • Sim e a ignorância é uma benção, onde você vive feliz porque um ser imaginário vai resolver todos os seus problemas.

    • Nada a ver ateus são Super bem humorados, pequeno seu pensamento hein ????

    • Verdade!Claudia Fernandes!
      Já observei isso. E creio que seja pelo descompromisso que tem em ser ajustado às imposições subjetivas criadas pelas religiões. Seriam como a platéia num circo que rí das palhaçadas que acontecem no picadeiro, onde os profissionais daquela arte já não acha graça nenhuma no que faz e faz por amor ou necessidade.

  16. psicologicamente ajustadas a viver em sociedade
    o texto fala sobre auto estima e amor prórpio
    entre eles, entre a sociedade
    e esta totalmente correto
    mais tambem diz que em paises não religiosos a situação muda de lado

    o resto do seu comentario não tem nada a ver com o tema da matéria

    e se não curte o site
    vaza !

    ¬¬

    • Ainda dizem que Jesus veio para nos libertar. No entanto, Jesus veio libertar uma sociedade de uma época que não difere da atual. Continuamos prisioneiros de dogmas e outroas ditaduras e nunca seguimos e nem seguiremos Seus exemplos.

    • Certamente que a humanidade NO GERAL não evoluiu (minha opinião é que está ainda pior). Mas há quem entendeu e verdadeiramente foi liberto.

    • Evolução, necessariamente, não quer dizer algo melhor. Pelo menos para você.
      Se você acha que está pior, o ser humano, quer dizer que você prefere o modo de pensar e viver do homem da idade média, ou mesmo como se viviva em jerusalém a 2.000 anos. Estou correto?

  17. As pessoas teêm uma mania de dizer que crete é burro sem sequer ter alguma prova, e consideração, sendo que nessas horas para dizer que crente é burro, elas esquecem de de todas as pessoas cristãs e se focam em apenas uma. Muitas pessoas que moldaram o nosso mundo, não digo religiosas, mas acreditavam em Deus de um modo racional, como Albert Aistein, Isaque Nilton, William James, Martinho Lutero, entre centenas de outros.
    E as pessoas também tentam contestar a existência de Deus, por que elas o limitam, e esquecem que Deus não se limita a nada e nem ninguém, por isso que ele é Deus. É impossível dizer que Deus existe da mesma maneira que é impossível dizer que Deus não existe, até porque se ele foce provável que existe, ele já não poderia ser Deus, por que ele estaria se contradizendo, e um ser infinito não poderia se contradizer.
    Eu acredito que para tudo há um motivo, e para um motivo há um tudo.

    • Não que os crentes sejam necessariamente burros, mas com uma visão extremamente limitada SIM. E sua explicação sobre deus é genérica, se aplica a qualquer ser imaginário.

    • Ser crente não é apenas ser cristão. Ser crente é crer em algo com toda certeza e convicção. Não sou cristão, não sou budista ou qualquer outra coisa, porém, sou crente. Creio em Deus.

    • Em qual deus você acredita? Para ser mais específico…
      Crente, aqui no Brasil, é um sentido pejorativo (talvez) de protestante.

    • Concordo, Ezio.

      As pessoas religiosas podem ser bem ajustadas no meio social onde vivem, sem que isso signifique que sejam bem ajustadas psicologicamente, fora do ninho.

      Ademais, calcar uma pesquisa com base num site de namoro, prá mim, como profissional da área, é uma tremenda furada.

      Como universalista independente:

      – Sou atéia pq não sendo judia, não sou obrigada a acreditar no deus dos judeus, do velho testamento.
      Esse deuzinho de araque e mitológico de Noé, Abraão, Isac, Jacó, Moisés e companhia bela eu já deletei, faz muito tempo.

      – Sou crente pq acredito em DEUS, uma inteligência superior, infinita e universal.

      Sou e não sou uma pá de coisas, sem rótulos.

      Fui.

    • Oi, Magda:

      Você escreveu:
      (…Esse deuzinho de araque e mitológico de Noé, Abraão, Isac, Jacó, Moisés…)

      Concordo, mas permita-me salientar que foi através deles, os patriarcas, que a idéia de um deus único difundiu-se entre outros povos, contribuindo para modificar suas conceituações politeístas.

      Historicamente foi um divisor de águas que trouxe uma grande evolução para a humanidade.
      ——————————————–

      Você disse bem sobre esse tipo de pesquisa em pauta.

      Copiar dados de um site de namoro não é parâmetro para pesquisa séria ou confiável, pois a amostragem envolve apenas um tipo de segmento social, com acesso à internet e de faixa etária um tanto homogênea.

      Pesquisas de opinião pública e de mercado possuem custo altíssimo.
      Envolvem muitos profissionais, desde o esboço e criação do formulário, a captação das opiniões, viagens, estadia, etc.
      Analistas especializados (psicólogos, sociólogos, gente de marketing e até cientistas).

      São financiadas por fundações, governos, partidos políticos, bancos e empresas multinacionais com muito capital.

      A maioria das pessoas (mulheres e homens) que frequentam sites de namoro, quando se afirmam religiosas, o são no sentido de usarem a religião como muleta e não por uma convicção sincera de fé ou de busca.

      No fundo são carentes ao estremo, “precisadas” e desequilibradas.
      Com sérios problemas de relacionamento, são isoladas do convívio social e usam a Internet como válvula de escape, escudadas por detrás do monitor

      Ou usam o espaço para conseguirem “companhia passageira”.
      Estão conscientes de que o famoso “que seja infinito enquanto dure” durará pouco, pois tão logo o/a parceiro/a perceber suas neuroses, partirá rápido em debandada.

      Abs:
      Silvio

    • O correto é:

      Têm e não Têem;
      Crente e não crete;
      Elas se esquecem e não Elas esquecem
      É Einstein e não Aistein;
      Isaac e não Isaque
      Fosse e não foce;

      Fora que sua lógica em “É impossível dizer que Deus existe da mesma maneira que é impossível dizer que Deus não existe” é similar a eu acreditar em unicórnios pelo fato de ninguém conseguir provar sua não-existência.

      Adendo:

      Na frase “mas acreditavam em Deus”, o correto seria colocar “mas acreditavem em um deus”.

      “Eu acredito que para tudo há um motivo, e para um motivo há um tudo.”

      What???? O.o

    • A frase “mas acreditavam em Deus” está corretamente certa, pois não existe deus ou deuses, só existe Um, o Unico…Deus.

    • Depende o ângulo que esteja olhando. Por Ele ser, como dizem, imensurável, só conseguimos ver uma partezinha Dele. Na Índia, no Japão e etc e mesmo entre os Cristãos cada um vê um Deus de uma forma de acordo coma cultura de berço, de região…
      Particularmente, vejo Deus em mim.

    • Na verdade, não exitem nenhum deuses. Inclusive o seu, assim como unicórnios e saci-perêre.

      Agora… Se formos levar em conta qualquer biblioteca descente do planeta Terra, ela deve listar, no mínimo, uns 250 deuses diferentes.
      Ou seja: Sua afirmação é falsa!

    • Everton.

      Você é tão perfeito e dedicado as suas idéias que, sinceramente, acho que os administradores deviam te pagar para postar aqui.

  18. É incrível, por alguns comentários, ver a tamanha revolta daqueles que não creem contra aqueles que creem.
    Quem será mais cego, alienado ou ignorante?
    Eu sou cristão e trabalho com ciência…
    Tenho a mente muito mais aberta para as questões científicas depois que a abri para as questões espirituais.

  19. Realmente é tudo muito relativo. Sou evangélico há quase 25 anos e já vi muitos casos e casos.

    Existem muitos casos de pessoas convivendo na igreja com sérios problemas de baixa estima, depressão, ansiedade, desilusão e tantos outros problemas.

    E é claro que o local de moradia, a situação econômica, a cultura, questões familiares, traumas vividos, condições sociais e outros fatores influenciam diretamente em tudo isso.

    Mas uma coisa posso afirmar não só pelos meus anos de igreja mas também pelos meus muitos anos de jornalismo.

    As pessoas que vivem sua religiosidade possuem muito mais condições de superar todas essas questões pela fé em Deus e pelo auxílio que recebem de outras pessoas.

    Pense em uma coisa. O que é melhor para um alcoólatra: Frequentar as reuniões do AA ou continuar tentando resolver seu problema sozinho?

  20. Seguir uma religião e ter religiosidade são coisas diferentes, apesar de eu ser ateu, é inegável que o principal efeito que a religiosidade dá para as pessoas é foco.

    • As máquinas fotográficas modernas têm multi-foco. Os religiosos ainda são guiados pelas imagens daquelas que ainda tinham que escondermos a cara debaixo da saia preta(os Lambe-Lambe).

  21. Não tem como dizer que as pessoas são mais ajustadas psicologicamente só porque são religiosas. Para alguém estar bem, depende unicamente dela e não de credos religiosos (eles ajudam algumas pessoas a viver uma vida dentro dos padrões da sociedade, isso é fato, mas não é a maioria que se comporta assim). Se as pessoas religiosas fosse melhores no sentido psicológico, não haveria então padres e pastores pedófilos ou pessoas que vão até a igreja apenas para rezar um pouco e achar que se livraram de seus pecados, e assim que saem já fazem coisas erradas novamente.

  22. Na verdade o que conta é o CARÁTER da pessoa, independente se possui religião ou não. Tudo seria muito melhor se todos respeitassem a máxima: “amar o próximo como a ti mesmo”

    • Lu

      Concordo com o seu pensamento , não é por que você necessariamente não acredita em Deus que você não presta, os crentes tem esta mania, ah se não for religioso não presta, naõ tem nada haver uma coisa com a outra, também já vi muito crente que era podre, fumana crack, roubava, dava calote …
      Continua valendo o amor ao próximo independente de religião , Crentes parem de achar que quem é ateu não presta, cada um faz e decide o que quiser da sua vida !

  23. O teu raciocinio e muito fraco.
    Pessoas que deixam de ser felizes por ser pecado.

    Alguns dos dez mandamentos de Deus para refletir.

    Nao pecar contra a castidade! Voce acha certo se a tua filha transar com todo muno???
    Nao matar! Entao voce concorda em matar quando voce brigar com alguem.
    Nao cobiçar a mulher do próximo! Se um outro homem cobiçar a sua mulher você vai gostar???
    Nao levantar falso testemunho! Voce gosta quando alguem menti contra ti???
    Nao roubar! Voce gosta quando alguem rouba algo de valor seu???
    Honrar pai e mae! Voce aceita o teu filho ser desonesto com voce???

    Muda de pensamento meu amigo, evolui para ser mais ajustado psicologicamente.

    • Parabéns, isso é o que Jesus sempre quiz passar, nunca desejar nem fazer para outra pessoa o mal que você não gostaria que fizessem com você…ótimo seu comentário.

  24. Eu nao acredito em religião, a igreja é um meio de pessoas arrecadarem dinheiro fazendo uma lavagem cerebral em pessoas pisicologicamente abaladas por algo que ocorreu em sua vida. Uma pessoa chega em voce e te indica a igreja convencendo-a a ir dizendo que com fé sua vida vai melhorar e bla, bla, bla. Isso é ridiculo pois só quem pode mudar de fato sua vida é voce mesmo por sua atitude e esforço, me desculpem os religiosos eu nao tenho intençao de ofender ninguém isso é uma simples opinião. Concordo com o Pedro.

  25. Eu sou Cristão e tenho muito orgulho disto. Concordo que existem milhares de pessoas que se dizem crentes, mas são muito ruins, como já exemplificaram como pastores ladrões, padres pedófilos e etc. Estamos em um pais laico que se pode ter a crença em que concordar, pois é o direito de cada um. Acho que no meio cientifico existe muito preconceito com quem acredita em Deus, este preconceito é muito errado, porem tenho que concordar que a grande maioria das pessoam que acreditam em Deus tem também preconceito com os ateus, talvez por issso existe a reciproca. Eu Creio em Deus e não tenho fé cega! Eu raciocino! Não é porque algo é passado de geração em geração, que já vou acreditar sem pensar, eu reflito nas coisas e encontro lógica em que acredito. Não é porque alguem vai na igreja que esse alguem é bom, eu mesmo não frequento igreja nenhuma, não preciso de outra pessoa palestrando para ter minha crença. O importante é ter respeito mutuo, ter respeito com a fé das outras pessoas, pois o respeito e o amor é a base para o real crescimento moral de todos.

    • “Acho que no meio cientifico existe muito preconceito com quem acredita em Deus.”

      Pelo contrário. Conheço muito cientista que acredita em Deus. Já conheci até estudante de biologia criacionista, o que é pura heresia. Neste fim de semana mesmo haverá o casamento de uma doutora que é religiosa. Aparentemente a banda será gospel que, unida à falta de àlcool, será um belo convite para a festa acabar antes mesmo de começar. Para os que acham que estou apenas sendo sarcástico aviso: é a mais triste e pura verdade.

    • Só não poderá aparecer um Pastor Jisuis contemporâneo, desses que até o próprio Jesus o inveja, e arrisque transformar água em vinho. Aí, que já tiver ido da festa, arrenderá do último dízimo pago.

  26. eu não sou evangélico, mais vi uma noticia em que eles, são os que se metem em menas encrencas, respeitam mais as leis e não tem vícios, repitam, mais as leis de transito e não são pessoas violentas ate os que eram ficam melhorados com a evangelização.

    • “mais vi uma noticia…”

      Arrãm…Sei!

      “ate os que eram ficam melhorados com a evangelização.”
      Arrãm…Sei!

    • êh, everton, lá vem você…

      fala logo que você não gosta dos cristãos cara. mas respeite as crenças deles. lembra do outro artigo? preconceituoso. ninguem pode falar nada aqui de Deus que você ja vem com suas ironias. fala sério.

    • Tenho grandes amigos cristãos;
      Respeito a crença até dos hare krishnas, mas até ai aceitar o pensamento e lógica deles é bem diferente;
      Não tenho preconceito. Não com religião… Na verdade adoro estudar religião, principalmente as nórdicas. Questionar os pensamentos de outros é saudável e isso que nos fez evoluir do homem de cro-magnon;
      Com relação a ironia, você têm razão. Adoro ser irônico. O seja você também comigo? É divertido! Você vai ver…
      Seja feliz!

    • Já lí várias notícias em que líderes evangélicos que deveriam ser o exemplo do rebanho, aprontarem tantas contra as leis desde homicídios, roubos, trafico de drogas e armas, estelionatos, estupros que até perdi a conta.

  27. Pessoas religiosas são felizes porque são ignorantes, eu também podia ser feliz, mas prefiro ser triste e continuar a ver claramente. Eu não sou cego, tenho cabeça para pensar, sou livre de acreditar no que eu quero e jámais me deixaria ser guiado por algo tão corrupto como a igreja, a igreja não é para crentes que se estimem, é para CEGOS e IGNORANTES! A igreja não passa de um negócio que usa pobres crianças para recolher o dinheiro dado de boa vontade pelas pessoas, e para onde vai esse dinheiro? Não sei, andei numa igreja à dez anos atrás e este mês entrei lá novamente e não foi um espanto saber que está tudo na mesma, suponho então que o dinheiro deve ser para comprar velas. Mas tudo bem, eu nem me preocupo com isso até porque foram poucas as vezes que dei dinheiro para a igreja.
    E a igreja que tanto dinheiro tem e nada faz de útil com ele, com o dinheiro que tem o papa limita-se a mandar uma “mensagem” que supostamente irá tornar o mundo num sitio melhor e dar força aos probres que mal têm para comer, isto quando sentado sob uma enorma cadeira de ouro, irónico. E todas aquelas roupas que devem ser carissímas… é nestas procarias que decidem gastar o dinheiro, não a dar de comer a quem precisa.
    E mais se quiserem depositar a vossa fé em alguém, depositem-na em vocês mesmo, vocês é que têm a força para mudar o destino, deiem o vosso melhor e o melhor terão. Não simplesmente depositem toda a vossa fé num ser “divino” que nem sabem se realmente existe ou se preocupa com vocês, resumindo,as mão não servem apenas para rezar, usem a cabeça e tomem iniciativa no que acreditam mesmo que vos digam que pode tar errado ou não vai funcionar. 😉

    • O que é a felicidade pra vc? acreditar em vc mesmo e fazer as coisas do seu jeito? continuará triste eternamente, agora sei quem é o verdadeiro cego. Busque a Deus cara assim vai conhecer a verdade e se libertar.

    • Eu não sou triste, tenho família, bastantes amigos e namorada. No entanto espanta-me em como alguem pode acreditar em deus quando o mundo está a cair aos bocados, suicidios, assasinatos, corrupção, fome, violência e escravidão. Além disso, como eu referi em cima eu já fui cristão e acreditei neste monte de tretas por muito tempo, sempre que via alguem fazer uma má ação pensava que essa pessoa iria ser castigada por deus, mas não… nunca acontecia, eu também já pensei que bastava juntar as mãos e pedir, mas não, nada voltava a acontecer. Agora pensa um bocado, imagina até hoje a tua vida sem deus, mudava alguma coisa? pois.. também não me parece..

    • Vc que disse no comentário que podia ser feliz, mas prefere viver triste, só complementei o que vc disse…respeito sua opinião mas ter familia, amigos e namorada não qer dizer nda, muita gente tem tdo isso e as vezes muito dinheiro e são vazias por dentro e praticam até suicídio, não tô dizendo que é seu caso, mas a pessoa precisa de uma razão pra viver e ser feliz…precisa acreditar em algo que se sinta amparado…e tirar esse desejo de vingança do coração, pois vc disse que via as pessoas fazendo as coisas erradas e esperava q elas fossem ser castigadas, isso vc nunca ia ver msmo, pois Deus é amor, é perdão, Ele não é vingativo, Ele é autoridade e não autoritário…se me permitir posso explicar pra vc pq ainda “o mundo está a cair aos bocados, suicidios, assasinatos, corrupção, fome, violência e escravidão”. Deus tem um propósito e Ele jamais vai descumprir suas promessas.

  28. Conheço pessoas que aprontam, depois se tornam evangélicos. Nada contra, mas aprontam depois se tornam ‘boazinhas’. Alguns conseguem ser pessoas melhores, outros apenas fingem.
    Dentro das igrejas pessoas oram, depois saem falando mal da vida dos outros.
    O que dizer de alguns padres pedófilos e pastores ladrões?
    Eu creio me Deus, mas não preciso ir à igreja para isso.
    Muitas pessoas que não crêem em Deus são ótimas, melhores do que muitas que dizem crer e nem se quer respeita seu próximo. Em todos os lugares existem pessoas boa e pessoas que não valem nada.

    • As pessoas deveria ter a mente mais aberta para novas ideias, as pessoas acham qe Deus vai punir se elas acreditarem em Big Bang, evolução… mas Deus nos deu a inteligência para usarmos ela.

    • Só o Dawkings e o Chuck Norris para darem um round house kick nas crenças!

    • Obrigado! Flor de Lis, coloque um avatar bem bonito com a flor. ♥

    • Tá certo,, não sei muito bem como se faz isso mas vou tentar. Beijo.

    • Caro Chuck Norris,

      Para Deus não basta ser “bonzinho”, ele quer uma intimidade com ele,a mudança pode e deve existir em todos os seres humanos,estamos em constante evolução não acha????Se não matamos, não roubamos, respeitamos isso é dever do cidadão que somos, mas você é “ótimo” para Deus????Essas pessoas nos quais você intitula de “bonzinhos” estão procurando mudanças, que tal você também renovar sua mente e espírito???Para os que estão nas igrejas enganando e sendo enganadas,na lei da semeadura terão sua colheita,para os que estão de coração aberto e sem maldade, encontrarão o que tanto desejam.

      Fique na paz!

    • Disse tudo, Chuck Norris.
      Na realidade, as pessoas são e não é porque estão. Assim penso.

    • Sou cristão, concordo com tudo o que você disse! Em qualquer parte do mundo há pessoas boas e ruins independente da religião.

      Não podemos ser perfeitos, mas podemos ser melhores.

Deixe uma resposta