Sério? Pipoca é mais saudável do que frutas e vegetais?

Publicado em 27.03.2012

Quem aqui não gosta de sentar para assistir um filme e comer muita pipoca? Apesar de tão mal falada, quando preparada com os ingredientes certos, a pipoca tem poucas calorias, faz bem para o coração e ainda é nutritiva. Um exemplo: ela possui mais polifenóis, que são substâncias antioxidantes, do que frutas e vegetais.

Os polifenóis já foram ligados a redução de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. E, por se tratar de um alimento integral, a pipoca também é uma boa fonte de fibras. E isso é um marco para um lanche tão mal visto!

A pipoca pode não substituir uma refeição inteira, mas ainda assim é uma boa escolha na hora de comer uma “besteira”. O que você tem que fazer é evitar as opções ricas em manteiga, óleo e sal, que diminuem seus benefícios.

Você só come pipoca quando vai ao cinema? Essa é o pior tipo possível. Estudos revelam que as “variedades cinematográficas” possuem muito mais calorias, sal e gordura saturada, quase o mesmo que comer um lanhe em cadeias de fast food.

As pipocas de microondas são convenientes, mas possuem seus pontos negativos, mesmo quando a escolha são as light ou de pouca gordura. E estudos mostram que muitos componentes químicos usados nesses produtos são prejudiciais à saúde.

A melhor opção mesmo – e saborosa também – seria a tradicional pipoca de panela, com um pouco de azeite de oliva. Ficou com vontade? Experimente colocar também pimenta do reino e queijo ralado. Huum! [MSN, Foto]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

87 Comentários

  1. Não, não é sério, pipoca não é mais saudavel que frutas e vegetais. Desculpa os que gostam muito da pipoca mas assim é que esta certo. By: Peterman (Stadunidense)

    Thumb up 1
    • Pipoca e enxaqueca ? Pense bem. Vc condicionou enxaqueca à pipoca. Coma pipoca sem pensar em enxaqueca e livre-se dessa “auto sugestão”…

      Thumb up 13
    • Ou não, José. Pode ser um efeito colateral da mastigação da pipoca, ela tem que levar isto a sério.

      Thumb up 0
  2. O título desta notícia está engraçado. Primeiro separaram frutas de vegetais. Frutas não fazem parte do reino vegetal???
    Depois dizem que pipoca é melhor que frutas e vegetais. Mas a pipoca é um vegetal! hehe

    Thumb up 22
  3. Adoro frutas,não posso passar sem elas,porem a pipoca para mim é dispensavel e não faz parte do meu cardapio.

    Thumb up 1
  4. não gostoe de milho por isso as pipocas que me perdoem,prefiro as frutas,pipocas me dão tosse o dia inteiro
    as frutas me fazem bem.
    interessante que outra materia fala mal do café e agora fala bem da pipoca ,o café me faz mais bem do que a pipoca.

    Thumb up 1
    • Cada organismo reage a à sua maneira. Tem gente que vai parar no hospital porque leva uma picada de abelhas enquanto outros levam centenas e fica numa boa. Os índios da selva amazônica, em sua maioria alimentam-se de uma lagarta (borotó) que vivem em raízes e madeiras podres. Acho que eu vomitaria se comesse uma ou visse alguém comendo.

      Thumb up 9
  5. ADOEI A MATERIA, VOU COMER AINDA MAIS PIPOCAS.
    PARABENS E OBRIGADA PELA MATERIA.
    OBS: NAO FOI SUGERIDO EM MOMENTO ALGUM P/SUBSTITUIR AS FRUTAS POR PIPOCA, E SIM A INFORMAÇAO DOS BENEFICIOS Q NELA CONTEM. BJOS A TODOS

    Thumb up 16
  6. Aquecer o azeite de oliva o faz perder suas propriedades benéficas. Se colocar, é melhor depois da pipoca pronta pronta…

    Thumb up 16
    • questão não é os nutrientes do azeite, e sim q o óleo comum, não é tão saudável

      Thumb up 5
  7. O MEU JEITO DE FAZER PIPOCA=1 COPO AMERICANO QUASE CHEIO DE PIPOCA,LAVE NO LAVADOR DE ARROZ,ESCORA A ÁGUA,UMA COLHERSINHA RASA DE SAL,NA PANELA DE PRESSÃO COLOQUE UMA COLHER SE SOPA DE ÓLEO,PONHA A PIPOCA FECHE A PANELA E BALANCE PARA MISTURAR FOGO FORTE,A HORA QUE COMEÇAR ESTOURAR CONTINUE BALANÇANDO A PANELA.PAROU DE EXPLODIR ESTA PRONTA,

    Thumb up 15
    • Nossa, totalmente diferente do resto do mundo. Você é um vencedor.

      Thumb up 0
  8. Agora já sei!
    …só vai dar Pipoca na minha Mesa, na minha Cama, na minha Cala, no Alpendre, na Sala de Tv, e a minha Cozinha, nem si diz, né? Rs, rs, rs,…..

    Thumb up 1
  9. Tem que ser com óleo de soja. Azeite de oliva, no Brasil, quase sempre é falsificado.

    Thumb up 11
    • Sério? Mistura óleo de motor?

      Thumb up 8
    • Para saber se o azeite não e falsificado e só olhar o código de barra cada país tem seu código. Brasil o código começa com 789, Portugal com 560, e assim por diante.

      Thumb up 11
  10. A pipoca não precisa de gordura para ser feita. É só colocá-la na panela, esquentar, e, voilá! Depois é só colocar um fio de azeite, sal, saboreá-la, com um copo de leite. Refeição quase completa.

    Thumb up 8
    • Pois é! Fiz isto outro e o milho pipoca não explodiu.

      Thumb up 11
  11. Adoro pipoca, como direto, faço com alho, cebola, mas não sabia do azeite, vou experimentar, depois coloco queijo ralado, pimenta, faço uma refeição.

    Thumb up 3
  12. Eu gosto de pipoca estourada na manteiga ! Agora se faz bem ou não não me interessa pois como de tudo e sei que a morte é certa !

    Thumb up 15
    • Verdade! Muitos se cuidam tanto para morrerem sadios.

      Thumb up 3
    • Nunca devemos nos privar daquilo que dá satisfação e prazer. A vida é curta demais e seu fim não tem data marcada para vivermos de regrinhas polêmicas se aquilo que estamos fazendo ainda não manifestou nenhum mal à saúde. A partir do momento que percebemos que alguma coisa está nos prejudicando, aí sim, devemos evitá-la.
      Tudo faz mal se seguirmos o modismo. O açúcar, o sal, o álcool, o óleo em geral, a gordura animal, a carne vermelha, carne branca, pães e massas em geral, alimentos industrializados em geral, produtos light/diet, o ar poluído da cidade, o cigarro, o banho em rio, a água com flúor e etc, etc.
      Só tenho certeza de uma coisa: o que mais faz mal é o que sai da boca dos humanos.

      Thumb up 19
  13. PESSOAL AQUI NA BAHIA NOS FAZEMOS PIPOCA COM AZEITE DE DENDE FICA UMA DELICIA POIS DENDE E UM AZEITE QUE NAO E VIRGEM NEM EXTRA VIRGEM E SIMPLESMENTE PURO E E BOM PARA A MEMORIA ALEM DE SER AFRODISIACO EU COMO DESDE PEQUENO TENHO 12 FILHOS APROVEITEM

    Thumb up 6
    • Quando estamos fraco com fome ou por um ataque epidêmico (gripe ou outras viroses)temos a libido elevada. Eis o grande motivo de famílias terem muitos filhos. (sério!)

      Thumb up 1
  14. Muitos internautas leem o título da matéria e já senta os dedos no teclado atirando suas loucuras à torto modo.
    Gente! Vamos o ler o texto para depois vomitar nossas ignorâncias! Pessoas assim são aquelas que num bate-papo em grupo nunca deixam os outros concluir seus assuntos e já interrompe.
    Qualquer pessoa de raciocínio lógico saberá que um título de matéria informativa tem a função de chamar a atenção para o conteúdo. Chamar a atenção de qualquer forma para a leitura do texto.

    Thumb up 14
  15. Isso é um desserviço à saúde. Frutas e vegetais tem vitaminas, nutrientes e também tem antioxidantes. A maioria das crianças e adolescentes não gosta de comer vegetais e frutas e agora… para piorar… aparece esse artigo dizendo que o milho é mais saudável que esses alimentos ricos em nutrientes?

    Thumb up 24
    • Acho melhor ler a matéria com calma e um senso crítico relativo. A falta de interpretação de textos comuns e simples deixam certas pessoas radicais e obsessivas e isto agora me faz crer porque existem tantos religiosos que falam pelas narinas e pregam sem noção. Imaginam se não conseguem ser sensatos numa matéria excelente desta como interpretaria um livro metafórico e cheio de alegorias?

      Thumb up 34
    • que moderador é esse que restringe o uso da discordância assim como o exercicio da crítica … tem medo do que … da matéria se tornar sem efeito ???

      Thumb up 3
    • “que moderador é esse que restringe o uso da discordância ”
      pq ?
      ele deletou seu comentário?
      então pq restringe o uso da discordância?
      Vc q ta ja julgando a matéria como um desserviço.
      Informação, se verdadeira, nunca é um desserviço

      Thumb up 0
  16. vamos acabar com a fome no mundo mandado milho de pipoca para todo lugar em que o povo passa fome,pois não é muito caro e facio de fazer.

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
pasta-de-dente
Como ‘escovar’ os dentes para quadruplicar a proteção contra cáries

Um estudo da Univers...

Fechar