Sério? Pipoca é mais saudável do que frutas e vegetais?

Quem aqui não gosta de sentar para assistir um filme e comer muita pipoca? Apesar de tão mal falada, quando preparada com os ingredientes certos, a pipoca tem poucas calorias, faz bem para o coração e ainda é nutritiva. Um exemplo: ela possui mais polifenóis, que são substâncias antioxidantes, do que frutas e vegetais.

Os polifenóis já foram ligados a redução de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. E, por se tratar de um alimento integral, a pipoca também é uma boa fonte de fibras. E isso é um marco para um lanche tão mal visto!

A pipoca pode não substituir uma refeição inteira, mas ainda assim é uma boa escolha na hora de comer uma “besteira”. O que você tem que fazer é evitar as opções ricas em manteiga, óleo e sal, que diminuem seus benefícios.

Você só come pipoca quando vai ao cinema? Essa é o pior tipo possível. Estudos revelam que as “variedades cinematográficas” possuem muito mais calorias, sal e gordura saturada, quase o mesmo que comer um lanhe em cadeias de fast food.

As pipocas de microondas são convenientes, mas possuem seus pontos negativos, mesmo quando a escolha são as light ou de pouca gordura. E estudos mostram que muitos componentes químicos usados nesses produtos são prejudiciais à saúde.

A melhor opção mesmo – e saborosa também – seria a tradicional pipoca de panela, com um pouco de azeite de oliva. Ficou com vontade? Experimente colocar também pimenta do reino e queijo ralado. Huum! [MSN, Foto]




1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)


Curta no Facebook:

83 respostas para “Sério? Pipoca é mais saudável do que frutas e vegetais?”

  1. não gostoe de milho por isso as pipocas que me perdoem,prefiro as frutas,pipocas me dão tosse o dia inteiro
    as frutas me fazem bem.
    interessante que outra materia fala mal do café e agora fala bem da pipoca ,o café me faz mais bem do que a pipoca.

    • Cada organismo reage a à sua maneira. Tem gente que vai parar no hospital porque leva uma picada de abelhas enquanto outros levam centenas e fica numa boa. Os índios da selva amazônica, em sua maioria alimentam-se de uma lagarta (borotó) que vivem em raízes e madeiras podres. Acho que eu vomitaria se comesse uma ou visse alguém comendo.

    • Para saber se o azeite não e falsificado e só olhar o código de barra cada país tem seu código. Brasil o código começa com 789, Portugal com 560, e assim por diante.

  2. A pipoca não precisa de gordura para ser feita. É só colocá-la na panela, esquentar, e, voilá! Depois é só colocar um fio de azeite, sal, saboreá-la, com um copo de leite. Refeição quase completa.

    • Nunca devemos nos privar daquilo que dá satisfação e prazer. A vida é curta demais e seu fim não tem data marcada para vivermos de regrinhas polêmicas se aquilo que estamos fazendo ainda não manifestou nenhum mal à saúde. A partir do momento que percebemos que alguma coisa está nos prejudicando, aí sim, devemos evitá-la.
      Tudo faz mal se seguirmos o modismo. O açúcar, o sal, o álcool, o óleo em geral, a gordura animal, a carne vermelha, carne branca, pães e massas em geral, alimentos industrializados em geral, produtos light/diet, o ar poluído da cidade, o cigarro, o banho em rio, a água com flúor e etc, etc.
      Só tenho certeza de uma coisa: o que mais faz mal é o que sai da boca dos humanos.

  3. Muitos internautas leem o título da matéria e já senta os dedos no teclado atirando suas loucuras à torto modo.
    Gente! Vamos o ler o texto para depois vomitar nossas ignorâncias! Pessoas assim são aquelas que num bate-papo em grupo nunca deixam os outros concluir seus assuntos e já interrompe.
    Qualquer pessoa de raciocínio lógico saberá que um título de matéria informativa tem a função de chamar a atenção para o conteúdo. Chamar a atenção de qualquer forma para a leitura do texto.

  4. Isso é um desserviço à saúde. Frutas e vegetais tem vitaminas, nutrientes e também tem antioxidantes. A maioria das crianças e adolescentes não gosta de comer vegetais e frutas e agora… para piorar… aparece esse artigo dizendo que o milho é mais saudável que esses alimentos ricos em nutrientes?

    • Acho melhor ler a matéria com calma e um senso crítico relativo. A falta de interpretação de textos comuns e simples deixam certas pessoas radicais e obsessivas e isto agora me faz crer porque existem tantos religiosos que falam pelas narinas e pregam sem noção. Imaginam se não conseguem ser sensatos numa matéria excelente desta como interpretaria um livro metafórico e cheio de alegorias?

    • que moderador é esse que restringe o uso da discordância assim como o exercicio da crítica … tem medo do que … da matéria se tornar sem efeito ???

    • “que moderador é esse que restringe o uso da discordância ”
      pq ?
      ele deletou seu comentário?
      então pq restringe o uso da discordância?
      Vc q ta ja julgando a matéria como um desserviço.
      Informação, se verdadeira, nunca é um desserviço

    • Uma Panela de pressão s/ a borrachinha da tampa, milho para pipoca o quanto baste. Modo de preparo: Por em uma panela de pressão, óleo até cobrir o fundo da panela, milho, coloque a tampa sem a borracha, ligue o fogo e sem mexer a panela espere estourar tudo. Fica muito bom e voce não precisa mexer a panela. Espero que voce goste bom apetite.

  5. Melhor de todas é a pipoca feita em pipoqueiras elétricas, estouradas a partir de ar quente.

    Não adiciona-se óleo, tanto que pode-se comer quanto quiser, sua mão ainda ficará limpa.
    É muito fácil de fazer, sem riscos para ninguém.
    Fora que fica muito bom.

  6. A pipoca é mais saudavel porque contém mais substâncias atioxidantes do que as frutas e vegetais… ta. Mas e dai?

    Não pode sair falando que a pipoca é mais saudavel que as frutas e vegetais que deveriamos estar comendo. Deviam medir melhor isso ae.

    Os nutricionistas dizem que pipoca incha e engorda! E não é só por causa da quantidade de oleo e manteiga. kk

    • Eu concordo, não é que a pipoca seja mais saudável que frutas e vegetais, ela apenas contém mais antioxidantes, realmente tem que avaliar melhor o título desse post, senão os mal informados vão largar mão das poucas frutas e vegetais que comem pra comer pipoca.

    • Hmmm, veja no título do artigo original, diz “tão … quanto”.
      Agora, pipoca incha mesmo hem.
      Chega a estourar hehe

    • Juliana, você realmente lê a matéria antes de escrever qualquer coisa como fazem a maioria.
      Parabéns.

    • Certeza! Principalmente depois que peguei na net a receita de uma tal pipoca caramelizada…

    • Tudo o que consumimos exageradamente,realmente faz mal!
      Mas a publicação em momento algum disse para alguém parar de comer frutas e vegetais. Apenas chama a atenção para os benefícios que a pipoca pode oferecer ao nosso organismo quando preparada e consumida de forma correta, sem deixar de lado os outros alimentos.
      Faltou um pouco de senso crítico aí, releia a matéria!

    • Karolina,
      seu comentário é digno elogios e votos. Realmente você lê a matéria e comentários antes de dar sua opinião. Ler e entender é que todos deveriam, em sua maior parte, antes de escrever pelos cotovelos.

  7. Desde que me conheço por gente, como em média 3 kilos de pipocapor mês… tenho 42 anos e sou muito saudável. Para mim, pipoca é saudável, talvez não seja para outras pessoas.
    A minha sempre faço com óleo e sal. Aliás muitos amigos(as) gostam de vir aqui em casa assistir um seriado ou filme só pra saborear minha pipoca de panela de pressão. Mas duvido que lea seja MAIS SAUDÁVEL QUE FRUTAS !!!

    • Olá Marcos, gostaria que vc ensinasse a fazer na “panela de pressão”, pois eu faço na comum, e sempre ficam os tais de piruás.
      Muito Obrigado.

    • Onde está escrito na matéria em voga que ela é mais saudável que frutas?

    • O título diz o conteúdo da matéria ou chama para leitura da matéria?

    • Para um bom entendedor, apenas o titulo já basta … para que criar tanta polêmica para um assunto tão banal … e um conteúdo tão cabal …

  8. Adoro pipoca sem nada, sem sal, sem óleo, detesto pipoca de microondas não como conseguem comer aquela porcaria cheia de gordura trans, e cloreto de sódio. Não duvido que pipoca seja boa para a saúde, pois é um alimento natural, é milho do avesso e como a minha origem é indígena aprendi a comer pipoca pura sem medo de ser feliz e é uma delícia.

  9. Pra quem disse que essa notícia não procede, basta fazer uma pesquisa básica no google. A maioria das notícias são de alimentos com fonte de fibras (e em todas a pipoca é citada). Sempre opto pela pipoca quando estou com fome e só tem biscoito e pão pra comer. Faz diferença!

    • Aposto que vc não entende muito de nutrição.
      A pipoca faz muito bem aos intestinos, auxiliando na motilidade dos mesmos, pois é rica em fibras. Por ter tantas fibras, inclusive aumenta a sensação de saciedade fazendo com que vc coma menos. É ainda indicada ao diabéticos do tipo 2, pois possui amido resistente, um tipo de glicose que não é absorvida pelo organismo e não aumenta assim o nível de glicose sanguínea.

  10. Essa é outra encomendada, pipoca ñ é saudavel, em nenhuma dieta ela está relacionada como benéfica p\ alguma “coisa” do corpo, só aquí eu li isso.Já as frutas estão em todas as dietas tanto p\ saudaveis quanto p\ doentes, e p quem precisa perder peso. Alguns alimentos ñ tão saudaveis trazem alguns beneficios ainda q tbm façam mal ,o óleo, abacate,cachaça, pimenta,o coco, amendoim, leite e muitos outros ,mas pipoca eu ñ acredito q seja tão benefica quanto querem nus fazer acreditar, ela faz tao bem quanto um pedaço de angú, ou um prato de mingau de fubá puro.

    • Glória, você precisa levar em consideração que pipoca é feita de milho e que ele(milho) é um ótimo alimento, portanto a lógica nos diz que pipoca faz bem sim. Um grande abraço.

    • Flávio ,milho é ração animal, (por isso ñ como carne e nem ovos e nem leite, tenho intolerancias a beta globulina )em nenhuma dieta o milho é considerado um bom alimento, pesquise mais e vc verá q o q digo tem fundamento, agora, quem gosta q coma, eu ñ gosto e sigo a dieta q meu nutricionista manda, milho inibe a insulina, dificulta a digestão, forma gazes no intestino dá gastrite e azia.Todo alimento adoçado com o açucar do milho faz mal a saude e engorda feito leitão.

    • O azeite virgem extra é o “oleo” mais adequado para fritar, é o que suporta melhor as altas temperaturas.

      Em relação ao artigo acho um bocado ridículo algumas afirmações,só o título fala por si.

    • Na verdade o azeite é mais indicado do que a margarina ou a manteiga que saturam mais rapidamente no aquecimento. E, quanto mais saturada uma gordura mais maléfica ela se torna. Vale lembrar que vc não precisa esparramar muito óleo na panela. Basta um fio de óleo,e aqueça primeiro a panela, depois aqueça o óleo e s[o então jogue a pipoca.

    • O azeite extra-virgem não deve ser usado para frituras porque perde a virgindade, aumenta a acidez. Mas os demais não tem por quê.
      Lembrando que o azeite de oliva ideal para nosso consumo em saladas deve ser o extra-virgem com acidez entre 0,4% à 0,7%, sendo o ideal com acidez de 0,5%. Fora destas porcentagens de acidez ele deixa de nos fornecer suas essencialidades para o organismo.

    • Tinha que ser Chucky Norris, porque se eu como pipoca demais, não consigo comer mais nada depois.

    • Pois eu sou igual ao Chuck nesse aspecto. Adoro pipoca, mas não me sacia a fome.

    • Marianna Goret,
      realmente a pipoca tira o apetite, porém, não tira a fome. A pipoca é ideal para quem quer manter a forma física. É melhor que qualquer regime absurdo, mas deve ser consumida de acordo com os costumes alimentícios de cada um e, também, com suas moderações.
      No lugar daqueles lanches calóricos, a pipoca é uma substitua ideal.

    • Bom, então a nutricionista era fajuta.
      Recomendou a minha prima que de maneira nenhuma comesse pipoca caso ela quisesse emagracer.

      Mas não tiro os prós.

      De todos os milhos, eu sou mais a canjica. como até sem açucar.

    • pegue um saco de papel desses de padaria, coloque uma mão de milho de pipoca comum dentro, feche a boca do saco dando umas torcidinha, coloque no microondas por 2:20 a 2:50 minutos potencia maxima , quando vc perceber que os estouros estão fracos ´tá na hora de tirar. Depois coloque sal ou o que quiser e trace.

    • Pra funcionar pra prisão de ventre tem q tomar muita agua tbm, pq a pipoca é muito seca, fibras + agua = intestino feliz

    • Nesse aspecto pra mim toda informação é bem vinda, nutrição é uma área da qual pouco entendo. Sempre aprendi que frutas e verduras são do bem e batatas fritas e refrigerantes do mal, ainda bem que eu adoro frutas, mas não vivo sem um bom churrasco, e não consigo olhar filme sem pipoca, e realmente me da muita sede, daí tomo água e como mais pipoca.
      Como estou indo?

    • Como uma estudante de nutrição, defendo que jamais a pipoca vai ser mais saudável que frutas e vegetais. Afinal, quais as vitaminas que a pipoca pode oferecer, além de propriedades antioxidantes e fibras? Sem contar que se usa óleo ou manteiga para fazer a pipoca, ou seja, a famosa gordura trans.
      Tudo bem comer pipoca, mas trocar pipoca por frutas e vegetais é ‘pedir’ pra ter deficiência de nutrientes…

Deixe uma resposta