Porque algumas pessoas desenham melhor do que outras?

Publicado em 25.04.2012

Desde o despertar da humanidade, existe uma divisória bem clara entre aqueles que podem esboçar alguns poucos objetos e outros que passam horas a fio tentando conseguir as proporções certas e os ângulos corretos. Resumindo: o mundo está dividido entre aqueles que sabem desenhar e os que não sabem.

A que se deve isso?

Pesquisas recentes da Universidade do Brooklyn e da Universidade da Cidade de Nova York, ambas nos Estados Unidos, revelam que a habilidade de desenhar depende de três fatores: como a pessoa percebe a realidade, como ela lembra de informações visuais de um momento para outro, e que elementos de um determinado objeto ela escolhe para desenhar.

Esperança para você

Mas caso você seja como eu – restrito a figuras palito –, não se desespere. As boas novas são que, de acordo com pesquisadores britânicos, qualquer um pode melhorar esses processos mentais (descritos acima) com prática.

“Não há dúvidas de que a prática é um componente importante no aprendizado de desenhar”, conta a psicóloga Rebecca Chamberlain, da University College London, no Reino Unido.

Em pesquisa que será apresentada em breve em um simpósio na Universidade Columbia, nos Estados Unidos, Chamberlain e colegas constataram que a prática de desenhar melhora significativamente as habilidades das pessoas.

As dicas dos cientistas são: focar nas proporções para que o desenho caiba no papel; ancorar um objeto nos seus arredores, mostrando como ele se encaixa no espaço; concentrar-se na distância entre os elementos e nos tamanhos relativos deles; e focar no tamanho e forma do espaço negativo, aquele espaço entre as partes dos objetos. Por último, mas não menos importante, eles recomendam pensar nos traços como eles realmente são: fronteiras entre áreas claras e escuras.

Então, bom treino! [LiveScience]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

26 Comentários

  1. Gostaria de ler um artigo mais aprofundado sobre isso… eu mesmo sempre desenhei mt bem, mt bem mesmo! Uma habilidade natural, mas essa minha imaginação d vida própria me prefudicou mt, sendo q sofri mt de ansiedade generalizada..tive fortes alucinações, enfim junto com a ansiedade uma vida social pífia. Uma habilidade de criar fortes imagens e sentimentos fortes simplesmente de repente, mts vezes contra a minha vontade, principalmente a noite quando as luzem se apagavam e minha imaginação vinha à tona e junto a isso mt insônea. Hoje em dia eu convivo melhor com minha imaginação e estou me sentindo totalmente capaz de cumprir algumas metas. Eu n estou misturando problemas psicológicos com saber desenhar. Estou citando o que fortes imagens e sentimentos que muitas vezes tomavam o controle da minha vida, estou falando q pra ter o dom de desenhar é preciso ter forte imaginação, se n tiver n é dom. Basta pesquisar sobre os maiores pintores do passado q o q to dizendo vai ficar bem claro. Muita potenção na criação de imagens mentais, só é interessante se vc conseguir mantê-las sobre controle. Vejam as vidas dos pintores e entenderão d q estou falando. Ah! eu to bem! :) rsrs

    Thumb up 1
  2. Eu desenho muito bem desde criança , já fui escolhido duas vezes em dois colégios diferentes para representar a minha escola nos concursos de desenho promovidos pela prefeitura, isso aos 9 anos de idade, acho que é algo determinado pela genética, fatores como : memória espacial em 3 dimensões e coordenação motora são extremamente importantes, mesmo que se desenhe copiando, claro que o treinamento e técnicas também ajudam muito, mas quem já nasce com essa capacidade supera de tal forma os outros de uma maneira tão distinta que nem treinando muito uma pessoa sem o dom jamais chegará lá

    Thumb up 19
    • Gostaria de ler um artigo mais aprofundado sobre isso… eu mesmo sempre desenhei mt bem, mt bem mesmo! Uma habilidade natural, mas essa minha imaginação d vida própria me prefudicou mt, sendo q sofri mt de ansiedade generalizada..tive fortes alucinações, enfim junto com a ansiedade uma vida social pífia. Uma habilidade de criar fortes imagens e sentimentos fortes simplesmente de repente, mts vezes contra a minha vontade, principalmente a noite quando as luzem se apagavam e minha imaginação vinha à tona e junto a isso mt insônea. Hoje em dia eu convivo melhor com minha imaginação e estou me sentindo totalmente capaz de cumprir algumas metas. Eu n estou misturando problemas psicológicos com saber desenhar. Estou citando o que fortes imagens e sentimentos que muitas vezes tomavam o controle da minha vida, estou falando q pra ter o dom de desenhar é preciso ter forte imaginação, se n tiver n é dom. Basta pesquisar sobre os maiores pintores do passado q o q to dizendo vai ficar bem claro. Muita potenção na criação de imagens mentais, só é interessante se vc conseguir mantê-las sobre controle. Vejam as vidas dos pintores e entenderão d q estou falando. Ah! eu to bem! :) rsrs

      Thumb up 0
  3. três fatores: como a pessoa percebe a realidade, como ela lembra de informações visuais de um momento para outro, e que elementos de um determinado objeto ela escolhe para desenhar.
    Bom primeiro fator; ¨como a pessoa percebe a realidade¨ discordo porque a pessoa ainda pode ser um bom desenhista percebendo a realidade de qualquer maneira, só porque eu vejo as pessoas com a cabeça do tamanho de uma melancia não significa que vou desenhar mal, só significa que vou desenhar uma pessoa cabeçuda, e mesmo que minha percepção fosse péssima e eu visse a natureza fora do esquadro com a realidade toda alterada eu poderia desenhar bem tudo alterado como se fosse algo abstrato seria estranho mas não seria mal desenhado.
    .
    .
    Segunda questão ; ¨como ela lembra de informações visuais de um momento para outro¨….acho que uma pessoa que desenha olhando para um objeto diretamente não precisa de muita lembrança visual não mesmo que a memória seja péssima.
    .
    .
    e por último, ¨ que elementos de um determinado objeto ela escolhe para desenhar¨…sinceramente não entendi porque se vc esta desenhando um carro e então começa pelas rodas não vai se tornar um bom desenhista porque o mais prático seria pelo carcaça, no máximo vc aprenderia do jeito mais difícil, os desenhistas sabem que pra desnhar um rosto é mais fácil delinear a cabeça mas se o aprendiz for ¨cabeça dura ele aprende começando do olho ou orelha ou da onde quiser só vai ser mais difícil,
    Eu discordei de tudo mas tenho a mente aberta pra saber que não sou dono da verdade, pra quem leu até aqui me visita no face e depois diz aqui se eu desenho bem;
    Procure ( Edson Aurélio Hudson )no face, grato

    Thumb up 9
  4. Ninguém nasce andando de bicicleta.
    Algumas pessoas vão ter uma pré-disposição genética que talvez ajude na hora do equilíbrio e outras coisa, mas o fato é que o corpo é adaptável. O cérebro, assim como os músculos e como tudo no nosso corpo. Simples assim, se você não pratica não vai conseguir desenhar, Se o cara sabe desenhar, te garanto que ele passou boa parte da vida dele se esforçando cada vez mais para isso. O único “dom” que existe aqui é, talvez, a paixão pela arte, e a percepção de que para chegar no “resultado perfeito” exige-se MUITO e MUITO erro.
    E sim, há esperança se você for persistente: – Parar de se fazer de vitima e ficar se frustrando por ser “incapaz de desenhar algo um tanto bonito”. O que nos torna capazes é perceber que a capacidade é apenas questão de hábito.

    Thumb up 16
  5. Bom, segue minha opinião…

    Sei desenhar e creio fielmente que o desenho é um dom, mas um dom que se aprende. Os desenhistas natos fazem os desenhos a olho, é um dom natural mas existem coisas como direção, volumetria, perspectiva e composição que podem ser aprendidas eficazmente.

    Experimente desenhar um cilindro largo e um outro menor e mais fino, coloque o menor em cima do maior e vc terá um esboço de uma garrafa.

    Desenhe uma pirâmide e depois a letra “J” e vc terá um guarda chuva e por aí vai.

    Thumb up 2
  6. Todos nós nascemos com a habilidade para o desenho. O problema é que com o passar dos anos esquecemos disso. Perdemos a espontaneidade quando a infância vai embora.

    Eu desenho de berço, mas conheci quem nunca havia pego num lápis e com poucas dicas e treino se tornou quase um mestre.

    Então não tem segredo: lápis, papel, observação e riscar sem parar.

    Thumb up 4
  7. Parece que o assunto é apenas a habilidade para desenhar, e não a criatividade ou seja lá o que for e como eu disse, já existe um método para se conseguir desenhar em muito pouco tempo. Quem tiver o real interesse, pelo menos no assunto, ou só quiser conhecer mais para poder dar opinião com mais propriedade, leia o livro que eu citei.
    Vou postar até o endereço para o download.
    http://www.monnerat.odo.br/livro_betty_edwards.pdf

    Thumb up 2
  8. Já existe, e faz certo tempo, um método que faz de qualquer pessoa um desenhista e está no livro: Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, da autora Betty Edwards. Quem quiser aprender a desenhar ou desenhar melhor e em pouco tempo, só é necessário mesmo o interesse e um pouco de dedicação.
    Os “pesquisadores” britânicos, deveriam antes pesquisar com quem já pesquisou isso antes e não achar que porque eles não conhecem algo sobre esse assunto, ninguém o já tenha feito. O que, aliás, é uma das características do “pensamento” universitário de hoje o que faz surgir um absurdo maior que o outro, principalmente, nas áreas não exatas.

    Thumb up 2
    • Não, Alex, os pesquisadores queriam saber por que algumas pessoas parecem ter mais habilidade que outras. O que os menos habilidosos fazem para cobrir a lacuna é outra conversa.

      Thumb up 11
  9. continuo batendo na tecla que pra um desenho ser legal ele não precisa ser realista.
    uma boa dica pra desenhos realistas é o angulo, nem na foto de carteira uma pessoa esta totalmente de frente, lembrar de fazer algumas partes como o nariz e o queixo maior de um lado do que de outro ajuda.
    iluminação é o principal, é bom não detalhar muito nela, degrade demais pode acabar deixando mais falso, algumas partes com total de luz e total de sombra ajudam também e algumas mudanças bruscas de iluminação.

    um desenhista nato não é quem nasce sabendo desenhar, é quem nasce gostando de desenhar.

    Thumb up 2
  10. Concordo com os comentários acima, porém acredito que não dá pra se ter uma receita de bolo para se tornar um artista, desenhista, como descrito no texto principal, no ultimo parágrafo, afirmado pelos autores do estudo. Eu comecei a desenhar cedo, porém deixei de treinar pois estou em uma área totalmente diferente, a da saúde, porém sinto falta da arte. Eu tinha a mania de desenhar de forma realista obdecendo a proposção e até hoje é o que me chama atenção dentro da arte de desenhar. O treino como em tudo é fundamental, porém, a visão do artista, criador, é o principal nessa arte, tudo vai depender de seu ponto de vista, e como ele vai expressar essa visão, que muitas vezes é privilegiada, ver de forma diferente faz toda diferença, e eu costumo dizer que arte se faz 90% pela obserção, entender o que está a seu redor. Sem perceber ou entender a forma como a luz incide nos objetos e suas consequencias, fica quese inviável se tornar um bom artista. Então para aqueles que querem começar eu aconselho a procurar entender antes de tudo a forma que a luz interage no ambiente, sem ela não há como visualizar nada!!!

    Thumb up 0
  11. Qualquer um pode desenhar como Leonardo da Vinci ou Michelangelo, mesmo sem ter talento algum, é só se dedicar. Quanto mais tempo se dedicar, melhor. Pegue os cadernos de escola de qualquer um dos desenhistas que estão bombando aí e vocês vão ver que todas as folhas tem rabiscos e desenhos, eles estão desenhando o tempo todo, e é por isto que são tão bons.

    Só que são poucos os que são capazes de se dedicar a alguma coisa, a maioria quer tudo “de mão beijada”, querem comprar uma câmera e já sair tirando fotos premiadas, compram um lápis e papel e já querem sair desenhando que nem Michelângelo, vão a uma festa a primeira vez e já querem dançar como John Travolta, não estudam o ano inteiro e querem arrasar na prova de matemática.

    Daí não tem jeito, dedicação zero dá resultado zero.

    Thumb up 48
    • È isso aí!! E tambem não adianta nada desenhar por desenhar você precisa se preocupar com proporções, perspectiva, volume, traço, angulo, sombra e tudo que é necessário para deixar seu desenho supinpa!! Eu sou uma pessoa que desenha bem, já ganhei algumas competições de desenho quando estava no ensino fundamental e médio, mas depois eu parei de desenhar e fiz um curso de designer gráfico e a partir daí só desenhava em programas ex: Photoshop e Illustrator, mas as vezes eu fasso desenhos à mão livre quando quero criar jogos de tabuleiros e fazer esboços, contudo eu nunca vou parar de desenhar definitivamente. Hoje percebo que a criatividade é meu maior triunfo!!

      Thumb up 12
    • Concordo com você Eduardo. Meu maior trunfo é a criatividade.
      Ela é útil para qualquer área profissional ou da vida, além de artes.
      Sou publicitário, mas uso a criatividade em qualquer atividade pessoal ou profissional, encontrando novas formas resolver problemas, encontrar soluções. Fazer diferente, melhor, mais ágil.
      Eu desenho bem porque desenho desde a primeira sériem por causa dos Caveleiros do Zodíaco.
      Qualquer um é capaz de fazer qualquer coisa, desde que se empenhe.
      E desenhar é uma boa forma de expandir a criatividade, concentração, percepção e diversas habilidade úteis na vida.

      Thumb up 5
    • Com certeza, Paulo, você está certo. Não é só desenhar por desenhar, é aprender técnica, é testar técnica, e é praticar técnica.

      Mas é preciso aprender, testar e praticar. É preciso encher 10 folhas de papel A4 com estudos, desenhos de pessoas na rua, desenhos de natureza morta, retratos, paisagens, estudos de perspectiva, estudos de luz e sombra, estudos da figura humana, etc. Tem que desenhar até sair sangue do lápis…

      Thumb up 2
    • O verdadeiro gênio da Lâmpada, Thomas Edison, já dizia: “Talento é 1% inspiração, e 99% transpiração”.

      Thumb up 6
    • Não é bem assim…
      A prática melhora, mas há algumas pessoas que nascem com uma capacidade melhor para desenhar. Isso vai da pessoa, não acontece com qualquer um ou é consequência de “falta de dedicação”.

      Thumb up 6
    • Cesar, discordo de vc, se qualquer pessoa que se dedicasse ao desenho pudesse desenhar como Da Vinci implicaria que qualquer pessoa que se dedicasse com afinco ao piano poderia ser como Beethoven, ou que se dedicasse ao Xadrez seria como Kasparov, que se dedicasse a Física fosse como Einsten, acredito que a dedicação torna qualquer um bom no que quer que seja, mas o artista é um ser a parte na natureza que não se explica só pela dedicação. Leonardo da Vinci talvez tenha sido a pessoa mais talentosa da humanidade se olhado do lado de adversidade.

      Thumb up 3
    • É Cesar nao precisava falar assim “Qualquer um pode desenhar como Leonardo da Vinci ou Michelangelo, mesmo sem ter talento algum, é só se dedicar”. Então qualquer um pode jogar e correr como Cristiano Ronaldo ou ser tão bom ator como Fernanda Montenegro. Dom é dom, empenho é empenho. São coisas q juntas são invencíveis. Mas separadas as vezes podem ser anuladas. Mas… é a primeira vez q discordo sobre o q vc posta. rs

      Thumb up 1
  12. Eu que o diga…
    Quando cursando design uma das matérias que eu mais detestava era o de desenho livre. Justamente pq eu não sabia desenhar.
    Certa vez, o fdp do professor pediu para que fizéssemos um desenho de um rosto de mulher, cheio de detalhes.
    Disse fdp, pq o professor, não quis ensinar técnica nenhuma, simplesmente ele cagou para quem não sabia desenhar.
    Resultado: fiz um desenho igual aqueles do Pablo Picasso… kkkkk… sem perspectiva e todo torto…
    Então, um colega, vendo a minha frustração, começou a me dar dicas: “faz o contorno desse lado… mede a distância entre o nariz e o olho, etc…”
    O resultado foi imensamente superior ao primeiro desenho… nem eu acreditei que tinha desenhado tão bem… fiquei todo bobo… kkkkk
    Ao mostrar pro professor, o mesmo ficou mais vermelho que uma ferrari…
    A partir de então, comecei a treinar mais e via que os resultados iam realmente melhorando.
    Acho que tudo na vida é isso: prática.

    Thumb up 7
  13. Essa informação não é absoluta, eu sou um excelente desenhista, mas não levo essas regras em tudo.
    o segredo de um desenho bom é ter paciência e saber passar a sua vontade para o papel, um desenho ser bem feito e o desenho ser realista são duas coisas absurdamente diferentes.
    em concursos eu venci de desenhos realistas mostrando desenhos com sentimentos, mesmo que não respeitem as regras das proporções e coisa e tal, minha memoria visual também não é grande coisa, embora eu também domine o desenho realista.

    Se você quer desenhar realista perceba que desenhar uma caixa não é desenhar um quadrado, mas, se você quer fazer um desenho bom medite bastante em qual a emoção que te leva a fazer esse desenho, eu prometo que você vai receber muitos elogios ;)

    Thumb up 8
  14. Ainda há esperança para mim Que bom fico muito feliz, como costumo dizer não existe mente fraca, existe mente não treinada, todos temos a capacidade de fazer algo é só querer!

    Thumb up 4
    • Nunca é tarde para realizar novas atividades.

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120420-nz-cola-330
Coca-Cola matou esta mulher de 30 anos?

Conhece aquela máxim...

Fechar