Porque algumas pessoas veem o rosto de Jesus em sanduíches

Publicado em 4.12.2011

Acredite se quiser, mas um sanduíche de queijo de 10 anos de idade foi vendido em leilão por 28 mil dólares (cerca de 50 mil reais) simplesmente porque as pessoas achavam que viam o rosto da Virgem Maria nas dobras da comida estragada.

E não é a primeira vez que as pessoas encontram um significado profundo em objetos mundanos. A diferença é que agora os cientistas dizem saber por que isso acontece – e como funciona.

Segundo os especialistas, nosso cérebro é “ligado” para prestar atenção quando vemos objetos que lembram algo que já sabemos.

Ele automaticamente identifica objetos semelhantes e, em seguida, os organiza de acordo com o tipo. É por isso que podemos olhar para um boné e um chapéu country e saber de imediato que ambos são chapéus, por exemplo.

Os pesquisadores começaram a se perguntar que partes do cérebro são ativadas quando pessoas veem significado em objetos mundanos.

Assim, eles reuniram 10 voluntários que estavam dispostos a “mentir” em um scanner cerebral enquanto olhavam para um monte de rabiscos. Os voluntários do estudo foram solicitados a classificar os rabiscos em uma escala de 1 a 5 como sendo significativos ou não, conforme as imagens passavam (significativos seriam os rabiscos que lembrassem aos voluntários algo real, como um animal ou um rosto).

Cada vez que um rabisco passava, várias partes do córtex visual do cérebro brilhavam, incluindo uma região na parte frontal conhecida por estar envolvida na análise do significado e importância dos dados que os olhos estão transmitindo para o cérebro.

Em seguida, os voluntários foram convidados a olhar para uma série maior de rabiscos – que também continham os que já haviam sido vistos. As instruções para os voluntários desta vez eram escolher os que tinham passado na primeira parte do experimento.

Mais uma vez, várias regiões do córtex visual se ativaram conforme os voluntários assistiram os rabiscos. Mas, curiosamente, a região frontal ficou quieta quando rabiscos “significativos” passaram na tela.

O que isto significa, segundo os pesquisadores, é que os cérebros dos voluntários catalogaram esses rabiscos na visão anterior como rostos ou animais ou algo mais significativo para eles. Desta vez, não houve necessidade de analisar as formas novamente.

O objetivo de tudo isso é mais provavelmente promover nossa sobrevivência. Quando estávamos evoluindo, na savana, era importante reconhecer qualquer coisa que parecesse um predador.

Assim, se você estivesse vagando à noite, precisava reconhecer que as sombras poderiam ser ameaçadoras. Se você não conseguisse identificar a sombra que se parecesse vagamente com um animal, você poderia ser comido.

No mundo moderno, ainda estamos à procura de padrões importantes. Então, agora, quando você ver uma batata frita que se parece com Roberto Carlos, seu cérebro vai achar que você está vendo uma outra manifestação do Rei.[MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

57 Comentários

  1. É igual a dois chapados que tentam se entender quando acham que observaram a mesma coisa e na verdadade cada um dos dois está vendo coisas completa mentes diferentes…
    - Você viu o que eu vi, sim, hóhohohohoho

    Thumb up 5
  2. Faça-me um favor, vender um negocio desse por 28 mil doláres (50 mil) um pão vale 0,25 centavos queimado ai não vale nada mesmo, só pq tem um rosto de uma mulher, eles conheream Maria, acho que não , então não dá pra sair por ai falando bobagem…

    Thumb up 4
    • Isso acontece pelo simples fato dessas pessoas terem muito dinheiro e não saberem mais com o que comprar e gastar. ;)

      Thumb up 2
  3. Sempre que eu olho pro piso do banheiro vejo algum personagem da turma da mônica. Mas eu nunca vi nada em comida. Quando está escuro q tem alguma bolsa ou roupa preta por perto quando eu olho vejo um monstro.

    Thumb up 5
    • A Mônica adulta tem mesmo a mania de olhar pessoas nuas em banheiros e compará-las ao Cascão. Alguma coisa está tentando lh mostrar que um banho mais assíduo está sendo necessário.

      Thumb up 2
    • Tenta achar alguma figura religiosa. Daí tu vende pra algum otário..

      Thumb up 4
    • olha Milena eu tambem vejo esas coisa no piso do meu banheiro vejo :rostos e cachoros. E no meu outro banheiro vejo um casal brigando. no meu quarto monstros enormes de olhor vermelhos mas em comida eu ainda nao vi. Se eu olho muito para um local no escuro as coisas a minha volta começao a se mecher bem devagar na minha direçao (É DE DAR MEDO)

      Thumb up 3
    • Eu também, a mesma coisa.
      Mais incrível ainda foi quando eu e uns amigos meus de infância subimos no último andar de um dos prédios do condomínio em que morávamos e apagamos todas as luzes dos corredores. Foi então que a gente teve a ideia de ficarmos em roda, bem perto um dos outros, e olhar diretamente e fixo para o rosto de nossos amigos. Com o passar de alguns segundos, a gente começou a ver cada coisa no escuro, que te garanto, dá mais medo do que muito filme de terror por aí.
      Tivemos que acender as luzes e descer correndo para o primeiro piso. Nunca mais fizemos aquilo.

      Thumb up 1
    • Também vejo coisas em qualquer borrão. Papai costumava chamar-me para ver ladrilhos, azulejos, e víamos as mesmas coisas. Também observávamos as nuvens,o que faço até hoje. Penso que são apenas estruturas, que a gente completa com a imaginação. Sombras, borrões, manchas, nuvens, qualquer coisa pode fazer-nos ver, ou não, figuras que nomeamos como parecidas com uma santa,uma princesa,um palhaço. Nessa foto dopãohá apenas uma mulher que pode ser qualquer uma, pois tem dois olhos, uma boca e um nariz. Cabelos crespos, e é só.

      Thumb up 0
  4. Às vezes, vejo rostos em tecidos amassados, muros em relevo, mas sei que se trata apenas da minha imaginação. Acima, não vejo relação com o rosto de cristo ou de Nossa Senhora, mas vi um rosto que parece ser de uma mulher, que parece ser até uma atriz de cinema. Um golpe de vista bem feito, rs. Só precisamos ter cuidado para não nos encafifarmos com isso. Bom senso, sempre.

    Thumb up 3
  5. oi gloria tudo bem?gostei da estória ,mas veja bem milhares de pessoas nunca viram buda,maomé,kardek,madre teresa e dai por diante,e onde á santificação nestas pessoas?o próprio povo elegem sua fé naquilo que é conveniente a eles,mas que o (birá) resolveu o problema isso ele resolveu.um abraço

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
brinquedo
EUA: brinquedos não podem mais acompanhar McLanche Feliz

Uma nova lei que ent...

Fechar