Comportamento grosseiro se espalha como vírus

Por , em 21.08.2011

Não são apenas notícias ruins que viajam rápido: grosseria também. Um novo estudo descobriu que trabalhadores rudes não só afetam todas as pessoas do seu local de trabalho, como também impactam a comunidade em que vivem através de um efeito cascata (que pode até chegar a outras empresas).

Isso porque o estresse criado pela incivilidade no trabalho pode ser tão intenso que, no final do dia, é levado para casa pelo trabalhador e impacta o bem-estar de sua família e de seu cônjuge, que por sua vez leva esse estresse para seu próprio trabalho.

Ou seja, funcionários que passam por incivilidade no trabalho trazem para casa o estresse, as emoções negativas e o ostracismo percebido como resultado dessas experiências. Em seguida, isso afeta sua vida familiar, e cria problemas no trabalho de seu parceiro ou parceira.

“A pesquisa sublinha a importância de parar a incivilidade antes do seu início, para que o efeito cascata não tenha impacto sobre a família do trabalhador e potencialmente cause mais danos para além do local de trabalho onde ocorreu”, explica a pesquisadora Merideth Ferguson.

Além disso, uma vez que o empregado chega em casa estressado e mais distraído após experimentar incivilidade no local de trabalho, o parceiro desse empregado estressado provavelmente vai puxar as responsabilidades familiares para si, e essas exigências podem interferir na vida e no trabalho do parceiro.

O estudo também descobriu que tal estresse afeta significativamente a satisfação conjugal do casal.

Segundo Ferguson, cabe ao empregador tentar desencorajar a incivilidade e a grosseria, formas de assédio moral no trabalho, e incentivar o bom comportamento. “Uma abordagem para evitar esse estresse poderia ser a de incentivar os trabalhadores a buscar apoio através de programas de assistência ao empregado, ou outros recursos tais como terapias e gestões de estresse, para identificar o efeito da incivilidade sobre a família”, argumenta a pesquisadora.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • jorge de melo:

    é como diz o profeta…

    GENTILEZA GERA GENTILEZA

  • Exordium…:

    Se somos parte do universo,ele está em nós e em tudo q nos cerca,então,o que transmitimos para o universo ao nosso redor,será exatamente o que ele trasmitirá de volta para nós.
    É Como cuspir pro alto.Uma das leis naturais,gravidade,sempre faz voltar p gnt,não importa se é uma bala ou um espinho.Vai voltar sempre.

  • eset:

    Realmente, coisas ruins se espalham muito rápido

Deixe seu comentário!