Porque os sedentários são menos saudáveis?

Publicado em 5.06.2008

Revista HypeScience

Quanto maior a capacidade cardiovascular, proporcionada pelos exercícios aeróbicos, menor a chance de sofrer um ataque cardíaco. Um novo estudo explica o porque.

O estudo utilizou dois grupos de ratos: um com alta capacidade física e outro com baixa capacidade aeróbica. O primeiro grupo mostrou que resistia três vezes mais ao esforço e os ‘fracotes’ exibiram diversos riscos para doença cardiovascular (nível de gordura elevado no sangue, mais gordura abdominal e mostraram ser resistentes à insulina).

Os 9 emagrecedores mais populares do mundo

A causa da conexão entre os dois grupos pode estar nas mitocôndrias que são as usinas energéticas das células. Os ratos fisicamente mais capazes exibiram mitocôndrias produzindo mais energia devido a certas enzimas e proteínas.

Exercício aeróbico rejuvenesce até 12 anos

Mas nem tudo está perdido. Os ratinhos mais fracos puderam diminuir seus fatores de risco depois de serem submetidos a um programa de treinamento físico. [Fonte]

O que ‘metabolismo rápido’ significa?

1. Mas nem tudo está perdido. Os sedentários, que são mais fracos, podem começar a fazer exercícios físicos e assim diminuir seus fatores de risco.

fumo-passivo-crianca-g