Por que pessoas criativas são tão arrogantes

Um novo estudo comprovou o que o senso comum já sabia: que, enquanto pessoas altamente criativas podem ter a mente mais aberta do que nós, meros seres humanos, elas também tendem a ser mais arrogantes.

1.300 estudantes universitários participaram do estudo, respondendo testes de personalidade e questionários de criatividade criados por psicólogos.

Dos seis traços de personalidade que os pesquisadores observaram, a abertura a novas experiências foi o mais fortemente correlacionado com criatividade. A extroversão também foi ligada à característica.

No entanto, pessoas criativas eram um pouco menos propensas a serem humildes. O autor do estudo, Paul Silvia, explica que a pesquisa não encontrou um efeito enorme – certamente ele não queria dizer que todas as pessoas criativas são insuportavelmente arrogantes – mas, em média, pessoas com uma grande quantidade de realizações criativas eram menos humildes e modestas.

Silvia também explica que um pouco de arrogância pode ser bom para as pessoas criativas, para que elas possam suportar as constantes críticas que vem com sua vocação. Porém, a arrogância em excesso pode criar uma dificuldade para aprender e melhorar.

No entanto, o estudo levanta uma série de perguntas, sendo mais óbvia: como se mede a criatividade?

Em uma série de maneiras, como pedindo aos participantes para analisar um desenho ou dar soluções a problemas. No estudo da arrogância, no entanto, os dados sobre criatividade foram autorrelatados, o que dificulta um pouco conclusões.

Algumas autoavaliações de criatividade incluem responder a questionários para avaliar o quanto as pessoas concordam com afirmações como: “Eu tenho uma imaginação fértil” e responder quantas vezes você já fez coisas criativas.

Na internet também existem alguns testes de criatividade. Um deles, CREAX, parece combinar um monte de testes diferentes para medir a sua criatividade ao longo de diferentes dimensões. Uma das tarefas é listar todos os usos que você pode pensar para um tijolo – e quando você consegue pensar em usos alternativos realmente incríveis, você se sente tão orgulhoso que isso já dá algumas dicas do por que as pessoas criativas são arrogantes.

Mas vai ver seja necessário que uma pessoa criativa seja arrogante. Novelas e livros, por exemplo, são maravilhosos, mas você não pode usar um para construir um carro ou curar o câncer.

Então, se você quiser escrever algo bem legal, você tem que ter alguma convicção interna de que vale a pena. A afirmação “esse trabalho é demais” pode facilmente se transformar, em sua cabeça, em “eu sou demais”, o que talvez seja necessário para você se convencer de que você é o único que deveria escrever mais um livro pro mundo.

Esse é o lado positivo da ideia exagerada de sua própria importância: se não, pode ser que estaríamos condenados a um mundo sem coisas fúteis, mas que nós, meros seres humanos, gostamos tanto.[Jezebel]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

74 respostas para “Por que pessoas criativas são tão arrogantes”

    • eu sou muito arrogante principalmente com pessoas ,que vão explicar algo ou pensam que sabem algo e no final só falam abobrinha!imagina só meu professor de geografia explicar que de um lado ao outro da terra tem milhoes de km.Ou um colega de classe fazer uma oralidade sobre as o espaço e quando a professora pergunta a que distancia estao as estrelas O ORADOR(A) dizer que as estrelas estao a caminho da lua? e quando perguntam “sobre as estrelas cadentes”,eu interrompo a explicação e digo que sao meteoritos e etc…e no final da minha falaouvir e ver sinais de NEGATIVO dos outros alunos,tudo isso no SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO.iso e pra cair na gargalhada e no deboche,nao acham?

  1. Tenho lido muitos artigos sobre pessoas criativas, e me surpreendi ao perceber o quanto elas são criticadas. A onde as pessoas veem defeitos eu enxergo beleza. Pessoas criativas não são melhores ou piores que outras pessoas, são apenas diferentes, pensam fora da “caixa”! Não se submetem a padrões ou regras sociais sem um porque! E se pararem para pensar talvez essas pessoas não são arrogantes e sim a sociedade que é falsamente modesta, já que pessoas vaidosas evitam se expor, ao contrario de pessoas criativas que não ligam para criticas!

  2. Na antiguidade, existiam verdadeiros cavalheiros, pessoas que não possuíam estudo algum, mas mesmo assim, conseguiam destacar-se na sociedade, devido as suas atitudes e ao seu temperamento. Atualmente, conhecemos muitos que se jugam inteligentes. Tiveram uma ótima educação, uma ótima infância. Alcançaram coisas que muitos jamais alcançariam. Porém na educação há uma grande falha! Enriquecer pessoas com conhecimentos, não é a mesma coisa que dar a ela sabedoria. A sabedoria é escassa em muitas pessoas criativas. Na verdade elas apenas desenvolveram o que foi instigado à elas. Como usar tais dons não foi expresso, nem ensinado. Eles procuram a riqueza material, e se tornam egoístas. A sabedoria só se manifesta quando o homem passa a olhar em prol do bem comum,dos interesses da sociedade. Sabedoria não é isolar. Sabedoria é agir.

  3. encontrei a materia por acaso,pois estava pesquisando sobre o motivo pelo qual as pessoas estão tão emburrecidas,(sem criatividade) e acabei encontrando a resposta para minha arrogancia,se ela me dificulta em aprender certas coisas ? ah… sim,mas a necessidade que tive de enfrentar ao longo da vida, fez aguçar minha criatividade.De um limão…uma limonada,pessoas criativas em geral são discriminadas já na infancia,a arrogancia em principio é para auto defesa,e depois vira uma arma para excluir os menos criativos.

    • Valéria
      Muito interessante esta sua observação sobre discriminação na infância. Conheço um caso que confirma esta sua explanação. O cara é hoje quase que um superdotado em informática, e um dia em uma conversa informal, ele me contou que era despresado na escola, inclusive pela professora. O que ele me contou, converge e muito com o que você afirma. Legal!
      Tudo de bom.

  4. Para Marcos

    Você escreveu:
    “Humildade é sinal de fraqueza, pois a pessoa espera ser perdoada por causa dessa característica…”

    Acho que precisamos rever alguns conceitos como esse, pois ainda confundimos [SER HUMILDE] com [SE HUMILHAR].
    São posturas um tanto diferentes.

    Sócrates, o maior sábio da humanidade, dizia:
    “Tudo que sei, é que nada sei”.
    Isto é humildade, encontrada nos grandes e fortes, que conhecem bem a si próprios e não necessitam da compaixão alheia.

    Dar a cara pra bater e ficar esperando que os outros tenham peninha da gente, além de burrice, é muita carência afetiva e artimanha de neurótico para chamar atenção.
    Um comportamento assim não inspira respeito. Apenas temos dó do infeliz.

    Acho que é isso!

    Fui

  5. O conceito de ARROGÂNCIA e HUMILDADE são pouco objetivos e difíceis de precisar.
    Em América Latina estes conceitos se aproximam mais a alguém que “fala claramente e em tom alto e seguro” e “quem abaixa a cabeça” respectivamente.

    No mundo inteiro esses conceitos têm muito mais que ver com quem julga do que com quem é julgado (ou etiquetado) de arrogante ou humilde. Qual é o critério nos povos “livres”? É o mesmo que nos povos “escravos”?
    O que no norte (norte ou qualquer país considerado desenvolvido) é uma pessoa segura de si e que sabe o que quer é, no sul (subdesenvolvido), considerado arrogante.

    Penso que a matéria é uma boa oportunidade de revisão e por ser tão subjetiva deixa espaço para pensar.
    Também penso que o que define o arrogante é a carga pessoal de cada um, por tanto, o melhor é para mim, buscar não julgar simplesmente.

    Conheci/ço artistas fantásticos como Michael Brecker, Hermeto Pascoal, Airto Moreira, Flora Purim, Marcel Marceau, e um longo etc incluindo inventores e cientistas. É fácil perceber a diferença entre uma pessoa com revolta pelo incompreensível/dido mundo que os rodeia e a mediocridade geral na civilização dormida resultado de tanta ilusão e uma pessoa considerada no sul como arrogante. Não sei se me explico?!

    O tema central para mim gira ao redor de uma coisa:
    A expressão provém do ego ou de uma esclarecida identidade?
    O mesmo, só que ao contrario, serve para a humildade.

    É opinião.

  6. Humildade é sinal de fraqueza, pois a pessoa espera ser perdoada por causa dessa característica, e sempre acaba errando por sempre passarem a mão na cabeça.
    Prefiro os gênios mal-educados do que os burros humildes…

  7. Penso que qualquer pessoa é criativa ,mas o ser humano
    associa criatividade logo a grandes feitos,e as vezes ela surge numa folha de papel que um individuo é capaz de colorir ,pintar combinar cores e formas que chamem a atenção, ou tocar uma musica tudo isso é criatividade declamar um poema ,até para lêr e dar enfase ao que se lê é preciso criatividade.

  8. lEGAL, isto meu deu um pouco de entendimento sobre eu mesmo…ehhehee

    Sou arrogante e muito…não suporto pessoas burras que não encaram o fato de o problema ter solução simples e moderna.

    Tem sempre uns babacas pra tentar segurar os padrões antigos e ultrapassados das coisas sendo no trabalho, casa ou lazer.

    São uns dinossauros em forma de humanóides kkkkkkk

    Quem aqui não tem um pateta burro (no trabalho, casa, esposa, amigo, etc) que segura e não deixa as coisas fluirem de maneira facíl e inovadora?

  9. Valeu Silvio RC.

    Você escreveu:

    “Arrogantes são os hipócritas que se julgam superiores e “sabedores” daquilo que não entendem.
    Vivem criticando, dando palpites, cheios de si e não admitem críticas porque precisam provar que “estão sempre certos”.
    Comem mortadela e arrotam caviar…”.

    Conconrdo em gênero, número e grau.

    Muita gente confunde:
    – Atitude de quem é arrogante
    com
    – Atitude de quem se respeita e tem vergonha na cara.

    Inteligente a piada da ricaça que voltou de Paris.
    Dá pra rir e refletir.

    Lena

  10. Para validar a pesquisa, seria interessante citar nomes de pessoas conhecidas como `criativas` e confrontar se realmente eh verdade a afirmativa acerca das pessoas criativas e arrogantes…

  11. A arrogância significa falta de humildade, mas acho que muitos que comentaram aqui assimilam arrogância a menosprezo ao próximo.

    Eu me considero bem sucedido profissionalmente e tenho certeza que a minha arrogância deu empurrãozinho para isso. Quem é muito humilde não mostra suas competencias, não “vende o peixe”, não faz propaganda de sí mesmo.

    Sou arrogante sim, gosto de ser reconhecido pelas minhas qualidades, mas isso não quer dizer que sou mal-educado ou menospreze ninguém.

    • Discordo!

      Ser humilde não implica ser arrogante e não implica que não mostre as suas qualidades. Não mostrar as suas qualidades deve ser um sonsinho. Agora humildade e arrogância divergem entre si de, facto. Uma pessoa que seja arrogante é uma pessoa egocêntrica, pensa só nas suas ideias, e as demais têm menor valor ou nenhum.

    • Olá a todos, olá Hugo.
      Voce está sendo contraditório: o arrogante menospreza as pessoas sim …
      Além do mais, o fato de alguém não fazer propaganda de seus feitos não quer dizer que ele seja um mané. Mais cedo ou mais tarde alguém vai reconhecer o verdadeiro valor dele e ver que o propagandista de seus feitos, na verdade, é um enganador …

      Abraços

  12. Putz, usaram a winehouse como modelo de criatividade… Ela não fez nada para o mundo e muito menos para ela.
    Ela me lembra o Cazuza. Ele também fez tudo o que um ser humano poderia fazer de mau e de errado, ele foi um péssimo exemplo para a juventude, morreu jovem, viciado em drogas e completamente doente… Isso é criatividade.?..?.

  13. É minha 14a patente de barraca guarda chuva a colocador de luvas cirurgicas. essa ainda não tem ninguem fazendo.

    http://pesquisa.inpi.gov.br/MarcaPatente/servlet/PatenteServletController?Action=detail&CodPedido=778072&PesquisaPorTitulo=&PesquisaPorResumo=&PesquisaPorDepositante=&PesquisaPorInventor=“marcus henriques coutinho”&PesquisaPorProcurador=null

    Quem souber de uma empresa de vidros que quiserem fabricar é só falar neste post.

    Regula a visbilidade de uma janela sem cristal liquido , energia e essas coisas. basta um movimento mecanico.

    Simples , agora todo mundo va dizer que tava na cara.

  14. Gostei da matéria, e a pesquisador deixou bem claro que não são totalmente arrogantes. Eu acredito que o ser criativo, fenomenal, cria defesa..rss. Eu me considero uma pessoa criativa, não arrogante, me defendo. Obrigada.
    Abçs

  15. Acho que nao e uma questao de arrogancia, e uma questao de defesa, os criativos sempre sao cercados de vampiros que adoram roubar suas ideias, gente que nao tem criatividade nenhuma, e eu acho que e uma defesa!! E nem e tanto arrogancia e sim o reconhceimento dele prorpio como detentor das ideias criativas.

  16. Falando sério agora. Acho que pessoas criativas são intelectualmente mal compreendidas, o que não faz delas seres arrogantes, mas prova que “seres normais” são desprovidos de um intelecto avancaçado capaz de acompanhar uma mente criativa.

  17. Creio que esta matéria é um tanto destorcida, os criadores necessitam de espaço, tempo e normalmente silencio, ficam automaticamente mais introspectivos, por necessidade em colocar para fora a sua criação, mas são pessoas normais e não concordo que não são humildes ou arrogantes, até porque o que é ser um individuo arrogante? É querer um tempo só pra ele poder criar em paz, ou a arrogância pesquisada é o individuo que só pensa no que quer criar, passa pelo mundo e nada vê, só vê o que precisa ver, isto será arrogância, ou criador em momento criativo introspectivo, tem necessidade de estar só não vê nada a sua volta isto não é arrogância, para mim arrogância é outra coisa, (ignorância, desrespeito, falta de humildade) e o individuo criador esta sempre pensando nos outros através de suas criações, então não podemos considerar este individuo como arrogante.

  18. Achei muito interessante esta pesquisa , porque me identifiquei muito com ela , incrível , mas é bem assim , procuro não ser arrogante mas sem querer isso parece que passa para os outros , sem percebermos.Mas… não sei como controlar , pois na minha profissão tenho que ser criativa o tempo todo .sou professora aí já viu né ??? como atrair os alunos de hoje.

    • realmente a criatividade é para poucos. Nós genios, temos que ser muito tolerantes com a ignorancia desse mundo

  19. Boa tarde.Faço minhas as palavras de Sílvio R C.Discordando da matéria sobre pessoas criativas,são arrogantes.Naturalmente, como em tudo na vida,é muito natural que existam,alguns arrogantes, no campo dos mais criativos~~~~~São seres humanos como outros quaisquer~~~~Muitas vezes uns revoltados,pela incompreensão dos demais,por isso tanto se isolam!…Mas isso não é arrogância!….Cumprimentos~, de Maria ;-))~~

  20. DISCORDO.

    Convivo com muitas pessoas criativas (atores, diretores, autores, poetas, artistas plásticos, compositores, criadores de jingles, escultores, etc.) e discordo da matéria.

    As pessoas realmente criativas, no seu momento máximo de criação, são introspectivas, auto centradas e não admitem nada, nem pessoas que possam tirá-las de sua concentração.

    Os criativos podem ser impacientes, intolerantes e autoritários, mas apenas no momento em que estão criando. Depois tudo passa. Não são arrogantes.
    Geralmente solitários, sentem a falta do convívio com outros criativos que falem a mesma linguagem ou estejam afinados pelo mesmo diapasão.

    Já percebeu que todos os grandes vultos criativos da história eram solitários?
    O uso do termo “arrogante” é indevido para os criativos

    Arrogantes são os hipócritas que se julgam superiores e “sabedores” daquilo que não entendem.
    Vivem criticando, dando palpites, cheios de si e não admitem críticas porque precisam provar que “estão sempre certos”.
    Comem mortadela e arrotam caviar.
    Tem pessoa mais arrogante do que crítico de arte?

    Me faz lembrar da ricaça arrogante que voltou de Paris, reclamando:
    _Fomos visitar a Bastilha e não achei graça nenhuma.
    _Você sabe o que significa Bastilha?
    _É uma praça enorme que deve ter nome de uma grife.

    Abs:
    Silvio

    • Silvio,
      concordo inteiramente com voce !!!
      Arrogante pode ser qualquer um, basta que a pessoa pense que está acima dos outros em uma área específica …
      Aqui mesmo no HypeScience temos VÁRIOS comentaristas famosos bem arrogantes hehehe
      Abraços

    • concordo totalmene Silvio, sou artista plastica e as vezes me sinto um peixe fora d’agua quando vejo esses politicos e pessoas q te julgam pela aparencia. Uma vez fui em uma loja de estofados bem caros(não diria “superiores”) e percebi que uns objetos de arte iam dar mais vida ao ambiente, sugeri a gerente a ideia e disse que poderia trazer algumas estatuas, pois era o meu trabalho. Ela me olhou de cima a baixo e como eu estava com uma roupa de trabalho(suja de tinta) me disse : não precisamos desse tipo de serviço… depois o dono da loja chegou e falei o mesmo para ele e ele se interessou… logo em seguida a dita cuja veio correndo me oferecer um cappucino…

    • Thays Salaverry
      Tem razão!
      Um dia destes, em uma feira sobre acrílico, conversei com uma artista plástica, e no meio da conversa ela me disse que havia morado em New York por 7 anos e que a diferença entre lá e aqui no Brasil em relação aos artistas plásticos é brutal. Ela me disse que aqui, exatamente como você mencionou, te olham de cima a baixo, que relógio que você tem no pulso, e que lá em NY não, porque lá, olham para tua obra e nos seus olhos para conversar com você. O problema neste nosso Brasil é CULTURAL. Somos carentes de cultura em todos os seguimentos, e então, formamos um povo limitado em observação de aparência pessoal e posses. Infelizmente a cultura da maioria esmagadora de nossa população é a contra-cultura, e o resultado é este que você bem mencionou.
      Da próxima vez, se puder, divulgue um link para conhecermos suas obras.
      Tudo de bom.

    • Silvio
      Concordo com tudo o que escreveu em seu comentário. Apenas peço licença para uma partilha adicional, que talvez se trate mais de minha opinião, mas, considero a arrogância um forte sinal de insegurança, que conduz a pessoa insegura a usar tal recurso, como uma espécie de defesa. Não diria que observei isto como regra, mas muitas pessoas arrogantes não são necessáriamente criativas, e acho até bem o contrário.
      Sobre criatividade, uma vez fui indicado para recortar uns adesivos dos quais precisava, porque trabalho com comunicação visual, e terceirizo parte do processo. Então, fiz o contato com a pessoa que me indicaram, fui até o local, o cara me atendeu super bem, com humildade, atenção, ouviu pacientemente minhas recomendações acerca do que eu precisava e executou o serviço. No oficina dele, vi umas obras de artes plásticas que me chamaram muito a atenção de maneira bem positiva e as obras eram dele. rsrsrs Ele é um artista plástico, que expõem já há algum tempo. Depois fiquei sabendo que ele tem várias obras premiadas, e muitas são vendidas na própria exposição. Um dia marquei com ele para levar minha sobrinha na oficina, e ele novamente nos atendeu super bem, deu dicas para minha sobrinha, porque ela gosta de pintura, e não percebi um mínimo traço de arrogância naquele artista, que é dotado de uma criatividade que a mim pareceu, que ele consegue ver arte onde quer que bata os olhos.
      O que também percebo, é que uma maioria das pessoas, não sabe de fato o ser brilhante que é. E então, interpreta uma pessoa como arrogante apenas porque ela exerce a liberdade de se desenvolver e e usar do desenvolvimento adquirido, em prol da obtenção de um resultado, seja uma obra de arte, seja ao se comunicar em vários idiomas, ou na arte da escrita, enfim, há um conceito muito errado de que devemos esconder o que aprendemos, para não “agredir” os que se recusam a se entender também como seres dotados de: intelecto e criatividade. É tudo bem simples, mas complicam.

    • Há os que sabem, pelo fato de pesquisarem ou por observações sobressaem diantes dos demais.
      Pelo fato de não saber, não significa que devemos gostar, diante de quem gosta e sabe. Se alguém lhe perguntasse: qual a energia dissipada de um eletron ao mudar de uma camada para outra? e por não saber faz um comentário ou conceito, não muda em nada. A rapidez em responder com conhecimento, ou rechaçar intromissões, é que torna os criativos vistos como arrogantes.

  21. Como é necessário definir a “criatividade”, é igualmente definr a “arrogância”e por quem é sentinda. Por exemplo, uma pessoa de poucos amigos é considerada arrogante, outra por falta de tempo em atender pessoas que não têm nada a fazer……..Poderia dar muitos exemplos da multifacetada-arrogância que dependem da apreciação dos “outros” e não é um traço particular duma pessoa.

  22. Humildade sempre,isso é bom.

    Uma das coisas que mais admiro em uma pessoa é o comportamento humilde.

    A única aplicação que pensei para o tijolo foi jogar no pesquisador … percebeu como sou humilde ? 😉

    E parabéns pro site, muito rico em informações diversas, sempre acompanho mas é a primeira vez que comento.

    Gokernel

    • O cara e pedreiro isso explica o dialeto estranho…. e… tambem sua sua suposta criatividade com tijolos

    • Dessas “des milioes” de coisas pra se fazer com um tijolo, você ja pensou em usa-lo pra bater na sua cabeça?
      Criativo mesmo vai ser o cara que conseguir criar uma maneira que possa te alfabetizar! ¬¬’

  23. O título da reportagem é “Porque pessoas criativas são tão arrogantes”, mas termina o texto e não diz o porquê.

    O texto só diz que está provado cientificamente que realmente quem é criativo, é mais arrogante, mas não diz o motivo.

  24. Nossa, quando eu li o texto me senti extremamente arrogante! Eu sou um caso complicado, quando tenho que fazer uma redação eu preciso dessa “arrogância”, senão fico achando que estou escrevendo um monte de asneiras, mas na hora de fazer um desenho se eu estiver assim paro ja no inicio por achar que não vai ficar perfeito… ou seja arrogância tem que ser mesmo na dose certa!

  25. eu sou arrogante, já me disseram isso, estou me esforçando para melhorar, mas é difícil, haja paciência…

    ps. lido com criatividade constantemente, e queria que essa pesquisa fosse mais a fundo.

  26. A Criatividade é um atributo muito versátil, serve pra tudo, Eu sou criativo, ou seja, tenho a vantagem sobre os outros em qualquer situação e não estou nem aí se negativarem esse comentário por que farão isso por inveja.

  27. As pessoas acham que por serem criativas
    capaz de criar ou inventar algo que uma pessoa não tenha essa capacidade e dom faz com que ela se torne esse tipo de pessoa.

    Eu não sou arrogante (:

Deixe uma resposta