Porque tomar sorvete dá dor de cabeça

Publicado em 25.04.2012

Seja tomando ou comendo algo gelado muito rápido, todos já passamos pela sensação de “congelamento do cérebro”. Essa sensação universal de dor de cabeça se dá pelo contado com o céu da boca (palato duro, na terminologia científica).

Contudo, cientistas ainda estão longe de conseguir explicar esse fenômeno. Ao que tudo indica, como pessoas que sofrem de enxaqueca têm mais pré-disposição a passar pelo congelamento de cérebro, essa sensação pode compartilhar um mecanismo comum com outros tipos de dor de cabeça.

Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, da Universidade Nacional da Irlanda e do Sistema Público de Saúde de Nova Jersey, Estados Unidos, a relação reside nas mudanças locais do fluxo sanguíneo cerebral.

Ao induzir o congelamento do cérebro em voluntários e estudar o fluxo sanguíneo no cérebro, os pesquisadores descobriram que a dor de cabeça repentina parece ser causada por um aumento abrupto no fluxo de sangue da artéria cerebral anterior.

Essa descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para uma ampla variedade de tipos de dor de cabeça. [MedicalDaily, Foto]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Vish, até agora eu achava que era por causa do nervo, vago, se não me engano.
    Eu pensava que pelo fato do nervo sensibilizar-se por causa do gelado, provocaria essa sensação.
    pelo fato do nervo estar próximo à laringe.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
0,,15888963_401,00
Fungos limpam solo e água

Fungos têm uma péssi...

Fechar