Pregos encontrados em tumba poderiam ser da crucificação de Jesus?

Publicado em 14.04.2011

Seria possível que dois dos pregos usados na crucificação de Jesus fossem descobertos em uma tumba de 2.000 anos em Jerusalém? E eles poderiam ter desaparecido misteriosamente há 20 anos, só para aparecer por acaso em um laboratório na cidade de Tel Aviv, em Israel?

Essa é a premissa de um novo documentário – chamado “The Nails of the Cross”, em português, “Os pregos da cruz” – que tem atraído fortes críticas de especialistas bíblicos antes mesmo de seu lançamento.

O filme é do investigador Simcha Jacobovici. Ele já iniciou debates semelhantes no passado, como o de que o túmulo perdido de Jesus havia sido encontrado. No novo filme, Jacobovici apresenta um caso que é em parte baseado em dados empíricos, e em parte baseado em fé.

Muitos artefatos antigos, incluindo outros pregos supostamente da crucificação, foram apresentados ao longo dos séculos como tendo alguma conexão com Jesus. A maioria tem sido considerado falso, embora alguns foram aceitos como relíquias.

Jacobovici afirma que este achado difere dos outros por causa do seu contexto histórico e arqueológico. Segundo ele, é o melhor argumento arqueológico dos últimos anos. Ainda assim, ele confessa que não pode ter 100% de certeza de que os pregos foram mesmo usados na crucificação de Jesus.

Jacobovici pode até chamar o achado de histórico, mas a maioria dos especialistas e estudiosos não concorda; para uns, a descoberta é inverossímil, para outros o filme é um golpe publicitário.

O documentário começa com a revisitação de uma sepultura antiga em Jerusalém, descoberta em 1990 e considerada por muitos na época como o lugar do enterro do judeu Caifás, um sumo sacerdote que no Novo Testamento preside o julgamento de Jesus.

O túmulo foi descoberto junto com um número de ossuários (ou caixas de ossos) durante um trabalho de construção sobre uma colina a poucos quilômetros ao sul da Cidade Velha. Desde então, foi selado.

Caifás é uma figura importante nos Evangelhos, tendo supostamente enviado Jesus aos romanos e à sua morte. Uma das afirmações de Jacobovici é que o sumo sacerdote não era um cara tão ruim assim.

O filme garante que os dois pregos de ferro foram encontrados na tumba, um no chão e um dentro de um ossário, mas misteriosamente desapareceram logo após. Jacobovici supostamente os rastreou em um laboratório em Tel Aviv, de um antropólogo especialista em ossos antigos.

Jacobovici alega que os pregos poderiam ter sido utilizados em uma crucificação, prática comum há 2.000 anos. Mais que motivos lhe faz pensar que foram usados exatamente na crucificação mais famosa da história?

Explicação do diretor Simcha Jacobovici: Se você olhar por toda a história, tudo aponta para esses dois pregos estarem envolvidos em uma crucificação. E como Caifás está associado apenas com a crucificação de Jesus, esses pregos devem ser OS pregos.

Explicação da Autoridade de Antiguidades de Israel, que supervisionou as escavações de Jerusalém: Nunca foi provado além da dúvida que o túmulo é o local do sepultamento de Caifás. Pregos são comumente encontrados em túmulos. Não há dúvida de que o talentoso diretor criou um filme interessante com um verdadeiro achado arqueológico, mas a interpretação apresentada não tem base em achados arqueológicos ou de investigação.

Com quem você concorda?

[MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

20 Comentários

  1. Se isso for verdade (não duvido de nada)… deve ter sido uma dor lascada. :S

    Thumb up 0
  2. Esse tipo de relíquia vem aparecendo desde a Idade Média, e nenhuma conseguiu provar-se verdadeira.

    Thumb up 8
  3. Eu tenho esta matéria em dvd eu realmente pesquisei muito sobre o assunto, na matéria ele os arqueólogos não puderam estudar a famosa tumba porque não tem permissões. Então eles acabam lacrando tumba.. :/ se vocês assistirem vão ver que nao é so uma simples coincidência, um estudo com imagens do ossário escrito o nome de cada ente próximo da família de jesus , e com as opiniões de vários estudiosos e arqueólogos valem mais do que meras palavras escritas num site…

    Thumb up 4
  4. Quanto mais pessoas acreditarem na história de Simcha Jacobovici, mais dinheiro entra na caixinha dele.

    Thumb up 7
  5. Fiquei sabendo que acharam os pregos da Cruz de Jesus Cristo.

    Já existe excursão para visitar o local da exposição. Por míseros R$ 5.000,00 voce pode tocar nos pregos da cruz!!

    Thumb up 10
  6. Sabe… acho que se as pessoas se respeitassem mais, acho que o mundo não iria ser um lugar como é hj. Tipo, se a pessoa é ateu: tá, problema é dela. Mas EU AMO JESUS, assim como muitas pessoas que visitam esse blog. Será muito complicado pedir aos meus caros amigos ateus para guardarem seus comentários desrespeitosos para si? Putz, que coisa, hein!

    Thumb up 14
    • Livre árbitrio, porque eles são obrigados a ouvir falar tudo sobre Jesus e vocês não querem ouvir que os Ateus não acreditam…Como você mesmo disse são opiniões, então que diferença o comentário deles faz para você?

      Eu hein, cada uma!

      Thumb up 1
  7. hahahahaha mais uma pra Grande igreja Católica ficar de cabelos em pé.

    Thumb up 9
  8. Essas pessoas sem FÉ. devem se DANAR, pois existe gente que acredita em tudo que ve sim viu X ¬¬
    E os cristão apenas continuam procurando coisas sobre Jesus Cristo para mostrar para os ingnorantes,Jesus realmente se fez presente no meio de nós como um ser HUMANO.viiu querido Anjelo essa é a minha mensagem para você.
    beijo.

    Thumb up 8
  9. Os cristãos nunca desistem de procurar provas da existência do deus deles. Coitados, eu tenho muita pena deles.

    Thumb up 24
  10. Não vou nem ler esse texto(pois nao acredito mesmo), só irei comentar.

    uauhahuauhaauhauhahuauau jajá esse prego vai estar no leilao, Prego da crucificação de jesus a partir de 1.000.000 Dollares de o seu lance on-line, mandamos para todo o mundo!

    oque vai ter de nego vendendo a casa o carro para dar 1 lance :P uhahuahuauhauhauhuhahuhua

    Thumb up 9
  11. Tem pregos da cruz de Jesus pra vender no MercadoLivre, lá também você encontre pedaço da cruz e espinhos.

    Thumb up 12
  12. PORQUE NAO BUSCA A CRISTO EM VEZ DE COISAS INUTEIS,QUE DIFERENÇA FAZ SE UM PREGO OU CRUZ , TEM QUE BUSCAR A JESUS ,Eu sou o caminho, a verdade e a vida
    Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim” (João 14:6)

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
maca
Maçã diminui o colesterol ruim e aumenta o bom

As mulheres que come...

Fechar