Primeira nave privada visitará a Estação Espacial Internacional

Publicado em 29.04.2012

Uma missão espacial privada – a primeira da história – está prestes a ser lançada no dia 30 de abril de 2012, na Agência Espacial Norte-americana (NASA), nos Estados Unidos.

O lançamento vai dar início a uma demonstração fundamental de voo da cápsula Dragão, construído pela companhia estadunidense Tecnologias de Exploração Espacial, vulga SpaceX, com sede em Hawthorne, no estado da Califórnia.

Durante a missão, a espaçonave com forma de bala de goma vai se reunir com a estação espacial e entregará algumas cargas. A cápsula levará comida, suprimentos em geral e instrumentos científicos até a estação espacial, onde os astronautas da estação agarrarão as cargas utilizando-se de um braço robótico gigante. Se tudo der certo, a SpaceX começara a prestar tal serviço à NASA.

Se não obter sucesso, será a primeira vez que uma espaçonave comercial voará até a Estação Espacial Internacional.

“Tudo parece bem, mas ainda existem alguns preparativos de última hora que precisam ser feitos”, conta Bill Gerstenmaier, o diretor de operações e exploração da NASA. Um dos preparativos é a realização de testes com os softwares da cápsula Dragão, que precisam ser feitos logo.

O contrato com a NASA, que prevê 12 missões, custou 1,6 bilhões de dólares – aproximadamente 2,8 bilhões de reais – à empresa de Hawthorne. Porém, ao contrário do que o leitor pode pensar, o lançamento do dia 30 não conta como parte das 12 missões. Por enquanto, é apenas uma demonstração para mostrar se a cápsula Dragão está totalmente adequada para voar.

Mas esse não é o primeiro recorde da SpaceX e da cápsula Dragão. Em dezembro de 2010, SpaceX se tornou a primeira empresa privada a pôr uma espaçonave em órbita e a trazê-la para a Terra com sucesso. [LiveScience]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Bela imiciativa, desta *Nave e seus criadores.
    *demorou, já estivmos a 45 anos em solo lunar, no espaço é bem mais promissopr fazer turismo, os tuiristas não correm nenhum risco de ser mótos e açaltados, e rem muioto mais imensuravelmente muito mais espaço para visitar, já estamos atrasados e quem sabe, construirmos grandes hoteis de ospedagens em torno da lua, é claro!!!! se os ETs deixarem.
    Tenho certeza que conciguiremos suplantar todos os obstáculos que nos provier.
    Estamos atrasadoa,atrasados,atrasados,nuturalmente pásamo 40 anos de atraso, desde as *Apollos, que não voltamos mais a nosso *Satélite, tenho certeza que n~qao havera nenhuma prorrogativa se nós demostrarmos maes censivel como civilização,precisamos correr, correr correr ……
    para atingirmos a esta censualidade, sem ela não iremos a lugar nenhum.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
plane-map
10 Excelentes empregos para quem ama viajar

Alguns mais, outros ...

Fechar