Estação Espacial foi equipada com um canhão

Por , em 25.11.2013

Um canhão instalado no módulo japonês da Estação Espacial Internacional (ISS) já está operando. Calma, o canhão não dispara projéteis ou raios laser para proteger a Terra contra naves alienígenas. Ao invés disso, o objeto, chamado de J-SSOD (JEM Small Satellite Orbital Deployer) lança minissatélites, conhecidos como cubesats, em órbita para pesquisa e exploração espacial.

O módulo japonês da ISS, Kibo, está equipado com um braço robótico e uma plataforma exterior que pode ser usada para realizar experimentos em microgravidade e no vácuo do espaço. Foi com esse braço robótico – e o canhão J-SSOD anexado – que, no dia 19 de novembro, três cubesats foram lançados, com a ajuda do astronauta Koichi Wakata, da agência espacial japonesa JAXA, e de Mike Hopkins, astronauta da NASA.

O sistema foi previamente testado em outubro de 2012, com o lançamento de cinco minissatélites cubesats.

De acordo com a agência JAXA, os cubesats têm 10 centímetros de altura, largura e comprimento. No dia 19 de novembro, o astronauta Wakata publicou uma atualização em seu Twitter com uma foto dos três satélites lançados (abaixo), juntamente com um texto em que dizia que tinha trabalhado com a equipe da JAXA para lançá-los.

dnews-files-2013-11-cubesat-launch2-670x440-131121-jpg original

No dia 20 de novembro, foi lançado um satélite cubesat um pouco maior (30x10x10cm), o TechEdSat-3, desenvolvido pela NASA, que você pode observar na foto do início da matéria.

Os cubesats são leves e de baixo custo, o que permite que sejam lançadas pequenas cargas experimentais em órbita. Esses minissatélites podem ajudar a fazer grandes descobertas espaciais. [Sploid/Discovery News]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,50 de 5)

2 comentários

  • Andre Luis:

    Legal, parece ser um bom investimento, com um grande potencial de benefícios. Eu sempre imaginei a tecnologia no ápice quando fosse lançado mini sondas, minusculas mesmo, para explorar o espaço afora!

  • Quico Arenas Bernal:

    Muito bom ver que não pararam com as inovações, tinha lido a algum tempo que iriam “acabar” com a iss é verdade?! alguém tem alguma notícia sobre o assunto?! espero ver instalações de grandes impressoras 3D na iss ainda…

Deixe seu comentário!