Provável menor buraco negro conhecido é identificado

Publicado em 26.12.2011

Cientistas talvez tenham encontrado o menor buraco negro da história escutando seus “batimentos cardíacos”, através de raios-X.

O corpo, se é que existe mesmo, pesa menos do que três vezes a massa do sol, o que é próximo da massa teórica mínima exigida para que um buraco negro seja estável.

Os pesquisadores ainda não o observaram diretamente, mas mediram as variações nos raios-X vindos de um sistema estelar binário da Via Láctea. Para eles, os sinais indicam um buraco negro.

Até agora, o padrão dos raios, que é similar ao batimento cardíaco em um eletrocardiograma, só foi visto em outro buraco negro. O sistema está na constelação do Escorpião, a uma distância entre 16 e 65 mil anos-luz da Terra.

Os pesquisadores pensam que a descoberta, chamada de IGR J17091-3624, inclui uma estrela normal acompanhada de um buraco negro. A massa vaza da estrela em direção ao buraco negro, formando um fino disco ao redor dele. Conforme a pressão no disco esquenta o gás em milhões de graus, ocorre a emissão de raios-X.

Muitas mudanças acontecem no interior do disco, gerando alterações cíclicas nos pulsos coletados – como o batimento cardíaco.

“Nós imaginamos que a maior parte desse padrão representa ciclos de acumulação e ejeção em um disco instável”, comenta um participante do estudo, Tomaso Belloni. “Identificar isso em um segundo buraco negro é muito excitante”.

Os astrônomos reconheceram os sinais desse sistema devido a similaridade com outro buraco negro, chamado GRS 1915+105, que pulsa da mesma maneira. Esse outro sistema contém um buraco negro com cerca de 14 vezes a massa solar, enviando raios-X em padrões que duram segundos e horas.

Em comparação, a nova observação tem um batimento que pulsa 20 vezes mais fraco do que o GRS 1915. “Assim como a média cardíaca de um rato é menor do que de um elefante, o dos buracos negros funciona de acordo com a massa”, afirma o líder do estudo, Diego Altamirano.[LiveScience]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

1. Olá, Gostaria de Parabeniza-lo por mais um Ano do seu Excelente Trabalho! Parabéns por nos manter bem Informados e pelo seu Trabalho de pesquisa, eu recebo suas atualizações via E-mail e gosto Muito.
    Feliz Ano Novo!

• Fiquei confuso com a expressão “Provável menor buraco negro do mundo”. Ela parece indicar mesmo que existe buraco negro na Terra. Mas, como conciliar isso com o fato de esse tal buraco negro ser “três vezez maior que o Sol”?

2. Por favor, arrumem esse título. Que história é essa de menor buraco negro do MUNDO????

3. Existe a possibilidade de se visualizar alguma interação entre um buraco negro e uma estrela por um telescópio comum?

• refere-se a uma imagem? uma visão óptica? se for pode ser possível futuramente, com o avanço da tecnologia telescópica e sorte, porque muitas vezes massas de gases ocultam tais sistemas. O melhor método de estudo ainda é pelos raios X.

• Entendi! É que eu sempre tive vontade visualizar isto em um telescópio, seria fascinante!

• é. seria de fato espetacular, e assustador ao mesmo tempo. Eu prefiro as nebulosas planetárias, são menos “radicais”

4. Provável menor buraco negro do MUNDO? E a fonte da matéria está redirecionando para o Feed do Hype.

• Olá Tigre !