Índia acaba de conformar a existência de um planeta fora do Sistema Solar

Por , em 26.07.2018

Cientistas indianos descobriram que um exoplaneta sub-Saturno que orbita uma estrela parecida com a da Terra a cerca de 600 anos-luz daqui. Ele foi nomeado EPIC 211945201b ou K2-236b, e é enorme – com 27 vezes o tamanho da Terra.

Essa descoberta é importantíssima para a Índia porque coloca o país em uma seleta lista de territórios que já confirmaram a existência de um planeta fora do Sistema Solar. Esse tipo de planeta está longe de ser raro – 3.786 deles já foram descobertos até agora – mas a grande maioria deles (2.600) foi descoberta pela NASA com ajuda do telescópio Kepler.

Este telescópio já estava de olho na direção do planeta EPIC, mas a equipe indiana passou a perna na NASA e o confirmou como planeta antes, descartando a possibilidade que ele fosse um simples cometa ou outro objeto astronômico qualquer.

O grupo de pesquisadores é liderado por Abhijit Chakraborty, do Laboratório de Pesquisa Física (Índia), na cidade de Ahmedabad.

Para bater o martelo na confirmação do planeta, a equipe investiu seis meses estudando as mudanças da luz oriunda da estrela próxima ao planeta. O observatório utilizado foi o Gurushikhar em Monte Abu, o pico mais alto da cordilheira de Aravalli, no oeste da Índia.

O trabalho foi publicado na revista Astonomical Journal.

Apesar de estar orbitando uma estrela parecida com o sol, ele está aproximadamente sete vezes mais próxima dela do que a Terra esta do nosso sol. Isso significa que a temperatura por lá deve ser ao redor de 600ºC e provavelmente muito quente e seco para abrigar vida. Essa proximidade em relação à estrela também significa que a translação – ou seja, um ano – leva apenas 19, 5 dias.

A importância desta descoberta é que ela poderia ajudar cientistas a entender como esse tipo de planeta se forma tão próximo de sua estrela. O acontecimento também é muito importante para a Índia, que tem se apresentado como país com ótimas pesquisas astronômicas.

A Organização de Pesquisa Espacial da Índia bateu recordes de lançamento de satélite e colocou uma sonda ao redor de Marte, tudo isso com preços considerados baixos. [The Astronomical Journal, Science Alert]