Qual é o cheiro do espaço?

Publicado em 13.02.2011

No nosso planeta, a variedade de aromas e perfumes é praticamente infinita. Mas você já parou para pensar como é o cheiro do espaço? Segundo pesquisadores da NASA, a fronteira final tem um odor muito parecido com o de uma grande corrida de carros – metal quente, fumaça de óleo diesel e um leve cheirinho de churrasqueira. A fonte? Estrelas morrendo, principalmente.

Os subprodutos dessas violentas explosões são chamados de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. De acordo com os astrônomos, estas moléculas parecem estar em todo o universo, além de flutuar para sempre, aparecendo em cometas, meteoritos e poeira espacial.  Não surpreendentemente, os compostos podem ser encontrados no carvão, no petróleo e até mesmo na comida.

Porém, não é possível identificar o verdadeiro e puro cheiro do espaço – afinal, a região é um vácuo, e os humanos morreriam tentando. Mas quando os astronautas saem de suas estações espaciais, os compostos ficam em suas roupas e pegam uma carona de volta à estação. Eles relatam sentir um cheiro de um bife “queimado” ou “frito”, e não estão apenas sonhando com uma refeição caseira.

O nosso sistema solar é rico em carbono e pobre em oxigênio. É só imaginar um carro preso em um ambiente muito fechado: o oxigênio vai diminuindo, e você começa a sentir um mau cheiro e fuligem preta. Depois de deixar a nossa galáxia, no entanto, os odores podem se tornar realmente interessante. Em alguns locais do universo, por exemplo, nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas abrigam uma verdadeira miscelânea de aromas, de rajas de açúcar a cheiro de ovo pobre. [PopSci]

Autor: Nayara Brante

1. monkey

As moleculas de odor nao dependem do ‘ar’ para existir, aqui na terra essas moleculas apenas si movem atraves do ‘ar’, por tanto é normal a existencia de cheiros sem ar, ou no ‘vacuo’.

• Observação muito boa, bem reflectida, dá, para leigos Como eu, servir de complemento para a análise deste assunto!

2. Nivaldo,

350Km. Na vdd a Estação Espacial Internacional fica orbitando a Terra, então não dá para saber a distância da Terra (NASA) e a Estação exatamente como vc perguntou.

Dê uma olhada nesse site que mostra a posição exata da ISS sobre a Terra: http://heavens-above.com/

3. PERGUNTA : QUAL É A DISTÂNCIA EM KMs ENTRE TERRA ( NASA ) E A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL ?

• Moléculas de odor! independentemente de haver ou não ar.

4. Cheiro bom, ruim, ovo, suvaco…Pô, melhorem as matérias e os comentários!!!

5. Esse cheiro encontrado no espaço não é nada comparado ao cheiro das pessoas superfididas do busão.

6. Prezado Genivaldo: “Não é o espaço que tem cheiro e sim o fedor que sai da terra.” Que conceito + esquisito, vc acha que o fedor que sai da terra sai seguindo para todo universo?? Cara, a terra dentro do o universo é POEIRA, aliás é PÓ, ou melhor, é NADA, a terra em pouco influenciaria o cheiro do universo, NUNCA!

7. Adrielle, seja um pouco mais criativa ao fazer um comentário…
    Você copiou descarademente o meu comentário que eu havia feito um dia antes.
    Se quiserem conferir, basta observar as datas das postagens…

8. Os astronautas Buzz Aldrin e Neil Armstrong relataram, depois que entraram na cápsula espacial após o passeio lunar, que a cabine estava com cheiro de enxofre, lembrando um pouco o cheiro de ovo podre.
    Isso se deve ao fato de que suas roupas ficaram impregnadas com o regolito lunar, na maioria formada por detritos de meteoritos que se chocam regularmente contra a Lua.

9. o universo e cheio de elementos espalhados por ai em diversas condições o que cria uma quantidade infinita de odores… o que leva a uma comparação ao perfume de alguem famoso tipo angelina jolie vc nunca sentira o cheiro e tambem nunca conseguirar ir ate la sentir.

10. Tudo que existe no universo é ENERGIA, as estrelas, planetas são resultantes de EXPLOSÕES, existe muita coisa queimando por aí, desde gazes até rochas…claro que o cheiro deve ser ruim…algo que nos lembre um incêndio, explosões, vulcões, etc. É muita energia!

11. Tudo que existe no universo é ENERGIA, as estrelas, planetas são resultantes de EXPLOSÕES, existe muita coisa quaimando por aí, desde gazes até rochas…claro que o cheiro deve ser ruim…algo que nos lembre um incêndio, explosões, vulcões, etc. É muita energia!

12. Oi, Maga Patalógica:

Kakakakaka.

Você obteve tantas classificações negativas por ter escrito com humor???
    Concordo com o seu comentário e mandaria meu namorado ir tomar um belo banho, se me aparecesse cheirando bife queimado o ovo podre.

Acho que está faltando senso de humor em quem te classificou negativamente.

13. Incrível. Imaginem os cheiros que devem existir nos centenas de trilhões de planetas pelo cosmo…

14. Os astronautas Buzz Aldrin e Neil Armstrong relataram, depois que entraram na cápsula espacial após o passeio lunar, que a cabine estava com cheiro de enxofre, lembrando um pouco o cheiro de ovo podre.

15. Curioso !!! eu não esperava esse tipo de odor fora da atmosfera terrestre. Apesar do bom ou mau cheiro serem relativos, nós nos acstumamos com o cheiro do jardim que Deus nos colocou.

16. Bastante curioso….descupem a minha falta de conhecimento…Mas será que tb não tem haver com o nosso meio ambiente, evapora e se intala no espaço tudo o que temos aqui?…

17. Como se pode sentir o cheiro do espaço se lá naum tem oxigênio??????????????????????

18. Na região do espaço onde está a terra deve ter um cheiro danado de PUM !

19. Muito, mas muito… muito interessante meeeeeeeeesmo!!!! Vou ficar sem dormir tentando cheirar as estrelas, hoje!!!

20. Sei não…