Qual é o cheiro do espaço?

Publicado em 13.02.2011

No nosso planeta, a variedade de aromas e perfumes é praticamente infinita. Mas você já parou para pensar como é o cheiro do espaço? Segundo pesquisadores da NASA, a fronteira final tem um odor muito parecido com o de uma grande corrida de carros – metal quente, fumaça de óleo diesel e um leve cheirinho de churrasqueira. A fonte? Estrelas morrendo, principalmente.

Os subprodutos dessas violentas explosões são chamados de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. De acordo com os astrônomos, estas moléculas parecem estar em todo o universo, além de flutuar para sempre, aparecendo em cometas, meteoritos e poeira espacial.  Não surpreendentemente, os compostos podem ser encontrados no carvão, no petróleo e até mesmo na comida.

Porém, não é possível identificar o verdadeiro e puro cheiro do espaço – afinal, a região é um vácuo, e os humanos morreriam tentando. Mas quando os astronautas saem de suas estações espaciais, os compostos ficam em suas roupas e pegam uma carona de volta à estação. Eles relatam sentir um cheiro de um bife “queimado” ou “frito”, e não estão apenas sonhando com uma refeição caseira.

O nosso sistema solar é rico em carbono e pobre em oxigênio. É só imaginar um carro preso em um ambiente muito fechado: o oxigênio vai diminuindo, e você começa a sentir um mau cheiro e fuligem preta. Depois de deixar a nossa galáxia, no entanto, os odores podem se tornar realmente interessante. Em alguns locais do universo, por exemplo, nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas abrigam uma verdadeira miscelânea de aromas, de rajas de açúcar a cheiro de ovo pobre. [PopSci]

Autor: Nayara Brante

1. monkey

As moleculas de odor nao dependem do ‘ar’ para existir, aqui na terra essas moleculas apenas si movem atraves do ‘ar’, por tanto é normal a existencia de cheiros sem ar, ou no ‘vacuo’.

• Observação muito boa, bem reflectida, dá, para leigos Como eu, servir de complemento para a análise deste assunto!

2. Nivaldo,

350Km. Na vdd a Estação Espacial Internacional fica orbitando a Terra, então não dá para saber a distância da Terra (NASA) e a Estação exatamente como vc perguntou.

Dê uma olhada nesse site que mostra a posição exata da ISS sobre a Terra: http://heavens-above.com/

3. PERGUNTA : QUAL É A DISTÂNCIA EM KMs ENTRE TERRA ( NASA ) E A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL ?

• Moléculas de odor! independentemente de haver ou não ar.

4. Cheiro bom, ruim, ovo, suvaco…Pô, melhorem as matérias e os comentários!!!

5. Esse cheiro encontrado no espaço não é nada comparado ao cheiro das pessoas superfididas do busão.

6. Prezado Genivaldo: “Não é o espaço que tem cheiro e sim o fedor que sai da terra.” Que conceito + esquisito, vc acha que o fedor que sai da terra sai seguindo para todo universo?? Cara, a terra dentro do o universo é POEIRA, aliás é PÓ, ou melhor, é NADA, a terra em pouco influenciaria o cheiro do universo, NUNCA!

7. Adrielle, seja um pouco mais criativa ao fazer um comentário…
    Você copiou descarademente o meu comentário que eu havia feito um dia antes.
    Se quiserem conferir, basta observar as datas das postagens…