Oceano pode ter vindo do espaço

Por , em 4.05.2010

O mistério sobre como se formaram os nossos oceanos encontrou mais uma tentativa de explicação. A água pode ter vindo para o planeta em forma de gelo, retido em um ou mais asteróides gigantescos durante o nosso período de formação planetária.

A teoria foi formulada por dois grupos de pesquisadores da Universidade da Flórida Central, que publicaram seus resultados na revista Nature, no último dia 28. A novidade é justamente o fato de haver gelo sobre um asteroide, o chamado Themis 24. Pensava-se que, por serem muito quentes, não era possível que houvesse gelo sobre eles.

A ideia sugere que a nossa água tenha surgido há quatro bilhões de anos. Primeiro, houve uma pesada colisão entre a Terra e outro corpo celestial, que deu origem à Lua. Com essa colisão, a Terra ficou completamente desidratada. No período que se seguiu, poucos milhões de anos depois, a Terra passou a ser bombardeada por uma grande variedade de asteroides, e o gelo que trouxeram com eles se tornaria a nossa fonte de água.

A água na Terra, no entanto, não é a única que tem interessado os astrônomos atualmente. Nos últimos anos, foi também descoberto gelo no pólo norte da Lua, bem como abaixo da superfície de Marte. A forma como surgiram continua sendo uma incógnita para os cientistas. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

9 comentários

  • Eloyr:

    O que precisamos mesmo, são de: veículos espaciais rápidos que possam explorar a constituição física de cometas e asteróides circulando próximo à terra. Quando a MINERAÇÃO ESPACIAL evoluir, teremos: respostas e soluções para faltas e excessos que ocorram aqui.

  • tiquim:

    o homen não sabe nem o que tem no fundo oceano então como pode ele fala do espaço que é tão grande?

  • Fernando Sávio:

    Na verdade não tinha ninguém com um calendário aqui quando a terra se formou..
    E isso também não muda nada a forma como vamos viver nossas vidas…
    Meu medo é quando a terra vai acabar.. Não pelo fim do mundo, mas por quem causou…

  • Vyctor:

    Teoricamente seria improvavel esse “choque” do asteroide com a terra, pois a lua servi como guardian.
    Em segundo se houve essa colisão comparando com a massa de agua que a terra tem e retirando do texo ” Colisão com outro corpo celeste” a terra não suportaria o impacto, visto que a terra desidrataria.
    Ou seja é apenas mais uma teoria que eu derrubei com as proprias teorias deles mesmo… e você também pode fazer o mesmo é so estudar.

    😀

  • LOURDES:

    Na verdade, a idade da Terra e dos outros planetas é cerca de 4,5 bilhões de anos e do Sol, 5 bilhões. Quanto ao surgimento de água nos asteróides, é também uma das pesquisas dos cientistas. Por enquanto, só existem teorias.

  • Thiago:

    Mas a terra nao tem 3.56 bilhoes de anos? como que surgiu ha 4 bilhoes de anos?

  • Oráculo:

    Tá… e de onde surgiu a água que estariam nos asteróides que colidiram com a terra???
    e de onde veio a água que a terra JÁ tinha quando o corpo celeste que formou a lua, colidiu com ela???

    Então…. resumindo, não passa de mais uma teoria sem explicação de si mesma que tenta explicar outra coisa.

    Pena, pena…

  • Eliakim Ferreira Oliveira:

    Nossa, que interessante. Eu, sinceramente, já tive uma ideia parecida sobre a origem dos oceanos.

  • Reginaldo:

    Esta teorie amigos, ja é velha, ja ouço falar disto ha alguns anos, o que realmente interessa é, Ok os oceanos vieram do espaço, ta, mas a agua doce que fornece e mantem a vida no planeta…. como se formou?????tai uma boa pergunta

Deixe seu comentário!