Quem é mais honesto nos negócios: mulheres ou homens?

Publicado em 6.05.2012

A resposta não é nenhum pouco surpreendente: mulheres. E, sendo uma delas, posso atestar com total imparcialidade que nós maravilhosas somos mesmo pessoas super sérias e nenhum pouco manipuladoras.

Mas do que vale minha palavra, não? Em todo caso, vocês não precisam dela. A ciência é que disse: segundo uma nova pesquisa, quando tiver que fazer negócios, a melhor coisa é procurar uma dama.

Claro que não podemos generalizar. Você só vai descobrir se alguém não é ético depois de ser passado para trás por ele. Mas se tiver que brincar com suas chances, a probabilidade aponta que você está mais seguro ao lado de uma mulher.

A pesquisa, feita por Laura Kray da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, e por Michael Haselhuhnof da Universidade do Winconsin em Milwaukee, EUA, envolveu 115 estudantes universitários de negócios, homens e mulheres.

Por se tratar de um universo específico, os autores explicam que os resultados podem não ser tão extremos na vida real.
Mas como estudantes de negócios geralmente trabalham no mundo de negócios mais tarde, é praticamente com esse cenário que você vai se deparar.

Os pesquisadores perceberam que os homens estavam muito mais dispostos a disfarçar a realidade (vulgo mentir) que as mulheres. Eles também eram menos propensos a aceitar o mesmo comportamento de outras pessoas (ah, o senso de justiça masculino).

Quando era do seu interesse, os homens mentiam mais sobre ofertas competitivas, não tinham tanto medo de fazer falsas promessas nem de disfarçar ou manipular informações relevantes. As mulheres não aceitavam tais atitudes.

“Os homens justificavam mais facilmente a má conduta moral, minimizando as suas consequências com desculpas. Também descobrimos um padrão robusto pelo qual os homens são mais pragmáticos em seu raciocínio ético na mesa de negociação que as mulheres”, disseram os cientistas. Isso é a mesma coisa que dizer que os homens têm um senso de justiça mais “flexível”.

O mais interessante é o porquê desse comportamento masculino. Aparentemente, os homens fazem qualquer coisa para atestar sua masculinidade. Quando se sentem ameaçados, eles ficam mais agressivos e aceitam recorrer a qualquer tipo de manobra para saírem ganhando. É nessas horas que percebemos que também somos animais, tão próximos dos macacos (com todo o perdão aos macacos, que não merecem tais comparações).

Então, mulheres são negociantes mais éticas. Outros estudos também indicam que somos melhores chefes, porque somos mais democráticas e permitimos que os funcionários participem na tomada de decisões, estabelecendo canais de comunicação interpessoais.

Há inclusive quem sustente que as mulheres são mais inteligentes. E não somos nós falando: é a ciência, a tão adorada e totalmente dominada por homens ciência. Então, homens, podem começar seus comportamentos agressivos, porque me sinto no direito de esfregar na cara de vocês: estamos ganhando![Jezebel, Fooyoh]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. As mulheres nao sao honestas nem no casamento, golpe do divorcio, da pensao etc… Cade a honestidade nisso?

  2. A pesquisa foi feita, por uma mulher e o artigo publicado por uma mulher… Claro que vai falar bem das mulheres e mau dos homens, cada um puxa a sardinha pro seu lado…

    Mulheres nao manipulam? Kkkk pesquisem sobre as manipulaçoes do feminismo, vao discubrir tudo, inclusive que ele distorce fatos, se nessa pesquisa tivesse dado o resultado oposto, passaria primeiro pelo filtro feminista, e chegaria como esta agora, as mulheres, (nem todas) sao muito hipocritas e manipulam os homens de varias formas, com chantagem, chantagem sexual, se fazem de vitima, mentem, quem nunca viu uma mulher fazendo isso que me apedrege.
    O que falar das interesseiras? Se as mulheres sao tao disonestas assim, por que nao podem ser disonestas nos negocios? Tem muita mulher estelionataria por ai…

    A mulher e um ser humano, o ser humano nao e honesto, chega de hipocrisia feminista!

  3. Tirando por base meu ambiente de trabalho hoje:

    Mulheres: menos competentes, porém mais articuladas verbalmente, polarizando discussões técnicas para o lado pessoal: disputa de vaidades. Precisam criar um nicho de puxa-sacos ao redor, que as apoiem e protejam. Não encaram dissidência de opinião de forma profissional, mas pessoal.
    Homens: mais competentes, impessoais, objetivos e mais autoritários pelo fato de exercerem autoridade com muita segurança e confiança. E ainda assim são respeitados.

    No meu trabalho anterior:
    mulheres: algumas muito competentes, mas chatas, que mantinham no ambiente de trabalho um clima de competição, pois eram um tanto feministas como você, e precisavam provar alguma coisa… Acabavam sendo pouco tolerantes e um tanto autoritárias.
    Homens: mesma coisa que o anterior…

    No meu primeiro trabalho:
    Mulheres: algumas muito competentes e profissionais que ocupavam chefia de gabinete ou eram secretárias inteligentes e eficientes. Mas não tinham capacidade de decisão em questões muito técnicas e complexas.
    Homens: Pessoas muito capazes e profissionais, que quando começavam a falar era uma aula, todos paravam para ouvir com atenção, inclusive qualquer mulher feminista que houvesse.

  4. Trabalhei com mulheres e não vi nada disto, e o pior: faziam de tudo para se aparecer e serem o centro da atenção, gerando uma sério de problemas para a equipe. No campo social só para comparar, fico abismado com as dezenas de mulheres que dão o golpe da gravides no otário do homem.

    • Essa materia passou por manipulaçao feminista, por isso diz uma coisa que nao condiz com a realidade,ou seja e mentira…
      Da licença que vou ali caçar duendes…

Envie um comentário