Homem ou mulher: quem é o melhor chefe?

Por , em 25.03.2012

Debatam o quanto quiserem, mas a ciência já tem sua resposta: as mulheres são melhores chefes. Essa é a conclusão de um novo levantamento, que constatou que as mulheres conduzem cargos de gestão de uma forma mais democrática, permitindo que os funcionários participem na tomada de decisões e estabeleçam canais de comunicação interpessoais.

“Em linha com as diferenças de gênero conhecidas na liderança individual, descobrimos que nos locais de trabalho com mais gestores mulheres, mais feedback individualizado é realizado”, disse o autor do estudo, Eduardo Melero, professor da Universidade Carlos III de Madrid.

A pesquisa foi baseada em dados da Pesquisa de Ambientes e Relações de Trabalho, um levantamento dos locais de trabalho do Reino Unido. Melero analisou os dados com foco no número de mulheres em cargos gerenciais em empresas e as táticas de liderança empregadas por essas empresas.

A pesquisa também traz evidência, embora mais fraca, de que nesses ambientes de trabalho as decisões são tomadas de forma mais democrática e mais canais interpessoais de comunicação são estabelecidos.

Esses canais interpessoais de comunicação facilitam a comunicação mais estreita entre os administradores e empregados em empresas com mulheres em cargos gerenciais.

Isso tem um duplo benefício para essas organizações. Primeiro, as empresas são capazes de tomar decisões mais bem informadas, já que as opiniões dos empregados serão utilizadas no processo de tomada de decisão. Além disso, os funcionários também terão a sensação de contribuir e ter suas opiniões ouvidas no trabalho.

“As gerentes parecem estar mais inclinadas a usar esses tipos de práticas, individualmente, bem como promovê-las entre o resto da equipe”, disse Melero. “E como tal, uma equipe de gestão com mais mulheres poderia ser mais eficaz (mantendo todos os outros fatores constantes) na implementação dessas práticas”.[LiveScience, Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

38 comentários

  • Amélia Nunes:

    As famílias e lares liderados por mulheres são as mais equilibradas e organizadas. Não poderia ser diferente no mundo dos negócios.

  • Amélia Nunes:

    Qual sua fonte para dizer que mulheres não gostam de ter chefes mulheres?

  • Ingrid Papandre:

    A ignorância e a infantilidade quando se trata de aceitar que a mulher pode ser “melhor” que os homens em muitas tarefas torna a maioria de vocês homens ridículos.
    Aprecio as mulheres, mas principalmente os homens que aceitam “perder” (entre aspas pois isso não é uma competição como muitos veem rs), o fato de reconhecer que o outro pode ser tão bom quanto você em algo não te faz menor, mas sim maior pela capacidade de aceitação, reconhecimento e humildade, demonstra humanidade (o que vem faltando e muito nos seres “humanos”).
    Aprecio essas características citadas acima principalmente nos homens que as tem pois, de fato, a história da sociedade, até pouquíssimo tempo fez com que os homens fossem vistos como superiores em tudo em relação às mulheres, e dessa forma isso ficou enraizado em suas cabeças..repassando de geração pra geração a necessidade (infundada) de que o homem tem de ser superior, e por isso vemos o reflexo desse pensamento hoje na forma de não aceitação por parte dos homens quando percebem que as mulheres podem e são em muitas coisas tão capazes quanto eles.

    • Ingrid Papandre:

      Quando eu disse sobre a aceitação por parte de vocês homens, eu não quis que soasse como forma de agradar as mulheres…você distorceu totalmente o sentido aqui.
      Quando vc começa uma frase dizendo que estou enganada, já está me julgando…e vá dizer que muito do que eu disse não é real na sociedade? A grande maioria dos homens ainda tem essa necessidade de serem superiores à nós mulheres em tudo, e se recusam a aceitar se quer a possibilidade de sermos tão boas em algo quanto vocês.
      Tome como exemplo disso você mesmo…em momento nenhum eu me referi à pesquisa citada, ou a resultados comprovados cientificamente. Mas apenas sugeri a posssibilidade de ser verdade, e veja só como você ja veio defender o sexo, distorcendo o sentido das minhas falas e ignorando algumas verdades por mim ditas rs Uma possibilidade já os transtorna, que dirá se algo do tipo fosse realmente comprovado cientificamente…ah claro, aí viriam com a desculpa da manipulação da informação.

    • Marcos Ronan Forquim Ferreira:

      Olá Ingrid e Edu!
      O diálogo de vocês é mais interessante do que o assunto em debate. Vejo duas pessoas muito bem focadas, inteligentes e educadas, algo raro na maioria dos textos que encontro sobre os vários assuntos que leio. Os dois tem razão quanto o que está implícito no fundo ou nas entrelinhas das palavras, que independe se é homem ou mulher, o que importa é o caráter, o talento e acima de tudo um desejo profundo de “humildade”, já que na verdade as maiores loucuras cometidas fazem parte da arrogância do ser humano comum, o absurdo “orgulho”!
      att.

    • Maisy Martins de Melo:

      Tomaaa machaiada!!! As mulheres podem mais SIM em muitas coisas!!! Apesar dos homens quererem diminuir agente, pq se sentem inferiores, ja sao pequenos esses ridiculos e tem medo de serem menores!! kkkkkkkk #mulheresunidas

    • Maisy Martins de Melo:

      Olha o recalque ai, essa é uma pesquisa cientifica querido, quer discutir mesmo?

    • Ingridwtf:

      Obrigada Marcos! E Edu, só pra constar, meu intuito aqui não foi criar uma discussão em torno do assunto, mas apenas deixar minha visão sobre. Reforçando: Acho completamente compreensível a não aceitação por parte dos homens quando se trata de assuntos que colocam sua masculinidade (socialmente pre definida) em risco. Mas que, aprecio os homens que conseguem pensar sobre tais assuntos sem concepções pre concebidas e aceitar a mera possibilidade de serem verdades. Tais homens ao meu ver, conseguem ser superiores apenas por conseguirem de certa forma se livrarem de estereotipos ditados pela sociedade.

    • gabriel.lopes:

      @Edu G:

      ” O que cria resistência e revanchismo é justamente a “guerra dos sexos”, o rivalismo e o rancor criados pelo feminismo que insiste na idéia de que a valorização da mulher passa pela desqualificação do homem.”

      Essa foi simplesmente uma das MELHORES frases que alguma vez li sobre essa história toda de “guerra dos sexos”, feminismo, machismo e etc.

      Resumiu todo o meu ideal quanto ao assunto e tiro o chapeu a voce e à Ingrid pela discussão. Ambos de parabéns.
      E quanto à sua frase, vou “rouba-la” para o meu cerebro, se voce nao se importar 🙂

      Gostei mesmo, resume tudo o que é de “importante” em toda essa “guerra” e excessos que existem criados pela sociedade / mídia de hoje.

  • Keli Alexandre:

    Os machistas morrem de inveja das mulheres. Acho que porque sentem raiva de não ser uma. Os homens sempre impediram as mulheres de estudarem e trabalhar, muito menos ocupar cargos de liderança. A resposta do por quê tá aí.

    • Lucas Moreira Santana:

      O que sempre impediu as mulheres de estudarem e conquistarem algum direito foi a religião, que sempre tratava a mulher como submissa ao homem, em nenhum momento chegou um homem e ditou que todas as mulheres seriam escravas e não teriam direitos, pelo menos não diretamente, alguns ditadores da antiguidade podem ter feito isso mas com base em sua religião.

    • Amélia Nunes:

      Religiões foram criadas por homens. Os livros sagrados foram escritos por homens. O patriarcado veio antes da religião,logo,o patriarcado moldou a religião misógina. Você impor que a religião existe independente da humanidade é especulação. E misoginia é senso comum.

  • rosangela moreira neves neves:

    Concordo com Paulo Eduardo ,o melhor chefe depende da competencia .

  • Leandro Baldocchi:

    Desculpa, mas a ciência que diz que a mulher é melhor chefe não é lógica ou racional.
    Simplesmente, não existe mulher direta e lógica. Mulheres são melindres e humanizadas demais.
    Sou responsável pela Tecnologia da Informação em uma instituição com mais de 8000 funcionários e posso afirmar que, vendo o bem da instituição, não podemos manter funcionários incapazes e improdutivos por dó ou pena – o que as mulheres fazem constantemente.
    Isso faz com que a pessoa se engane pensando que pode aquilo que não consegue. O ideal é falar diretamente e cortá-la do quadro para que ela siga seu caminho até encontrar o ideal para a sua vida.
    Por isso e outras coisas é que mulheres não podem ser chefes. As empresas ou instituições perdem muito com isso.

  • arturfreddy:

    A natureza define por uma questão de sobrevivência que uma mulher é sempre muito mais rival de outra mulher do que um homem em relação ao outro.
    A maioria das “chefas” preferem subordinados homens, e muitos chefes preferem subordinados mulheres.
    Já ouvi “chefas” dizerem que preferem subordinados por serem mais objetivos e menos questionadores, assim como já ouvi chefes preferirem subordinadas por serem menos “reclamonas” com relação a salários e mais rivais umas das outras, o que ajuda na produtividade…

  • Vielmond:

    Prefiro trabalhar com mulheres. Por natureza são mais afetivas , mais responsáveis, mais práticas e mais confiáveis (nem todas evidentemente). Em cargos de chefia são aspectos do comportamento que suavizem o ambiente e facilitem o desempenho da equipe. Não se esquecer que existem exceções………….

    • alexoab:

      Bem se fosse assim! rs Adão não cairia na Lábia da Eva. As mulheres são doces temos que degustar com desconfiança pois já viu ! o que aconteceu depois que Adão ouviu a Eva!.

    • Keli Alexandre:

      Tinha que citar bíblia para fazer comentário idiota.Ou bíblia ou senso comum ou pseudociência.

  • alexoab:

    Bem e só observar o atual governo: Esta havendo uma aversão
    aos valores humanos um exemplo solido é a dinastia gay . onde eles estão promovendo uma anarquia ,no que tange a valores sociais . ou seja ela deixa a libertinagem reinar em um País ” democrático” onde a minoria governa.
    A Figura masculina denota mais confiança
    as mulheres são coração os homens são razão e o logico e o bem maior eles pensam no coletivo em vez em uma parcela.

    • alexoab:

      Nobre colega,
      A questão não é a o aumento ou a diminuição de homossexuais na sociedade e a quebra de valores que impacta uma Democracia, onde uma boa parcela de ativista Gays são intolerante a qualquer regras nos consideram fundamentalista! ou seja , eles querem reinar uma anarquia,onde se você e certo ! então esta errado se você é errado então você esta certo.
      ” Ter uma base forte na Família e ter um cidadão bem formado para a sociedade no futuro . Não deixa o mundo destruir este valor ” Alexoab

    • lorota:

      É verdade, as mulheres são mais individualistas.

    • Maisy Martins de Melo:

      E agora querem prender os gays, ninguem mais pode ser como é, segundo vc amigo.
      A DILMA é a presidenta com maior indice de aprovacao em 15 ANOS!!!

  • Mario:

    se a mulher fosse a melhor O estado do RN teria se transformado numa suíça pois aqui temos uma prefeita na capital que ta sendo eleita a pior prefeita de Natal, uma governadora que tem deixado as obras para copa uma das mais atrasadas, e uma governA federal que vala-me Deus.o ser humano Brasileiro nunca esteve tão desvalorizado.

    • lorota:

      Pior prefeita da cidade?! Só?!! Pra mim ela foi uma das piores prefeitas que o pais já teve em suas cidades, de todos os prefeitos do país ela com certeza foi umas das mais incapazes. micarla teve a proeza de conseguir ser pior do que vilma e carlos eduardo alves, incrível. A mulher não sabe nem mentir, é muito amadora. É que o povão é trouxa mesmo.

    • Lucas Moreira Santana:

      Prefeito de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, deixou uma divida de milhões para cidade

  • Rafael:

    QUE PESQUISA RIDÍCULA!!! É claro que o homem é o melhor chefe!!! Não há dúvidas quanto a isso, assim como não há espaço sequer para a reflexão. A tese que analisa eficiência do chefe através dos quesitos “relação interpessoal” e “democracia”(sic) demonstra que para o autor da pesquisa esses dois quesitos importam mais do que todos os outros, negligenciando todos os outros pré-requisitos fundamentais para a análise de pesquisa como se ambas as variáveis citadas fossem apriorísticamente as justificativas mais importantes da boa liderança. Mas qualquer jumento deve saber que para ser um bom chefe, é muito mais necessário ser autoritário as vezes do que ser democrático. Assim também menciono outros quesitos fundamentais: carisma, auto-estima, orgulho, inteligência, frieza, determinação, obsessão por cálculos estratégicos e muitos outros itens. O autor da pesquisa selecionou apenas dois pré-requisitos, que são extremamente controversos, para definir o resultado de sua tese e isso se chama “pesquisa enviesada”. Afinal, cadê os dados empíricos da pesquisa? Onde estão os outros pré-requisitos que caracterizam a boa liderança? E desde quando “espírito democrático” é a variável causal mais importante?? Essa pesquisa obviamente tem o único sentido de polemizar e defender as feministas virulentas, que enchem a porra do me saco com sua ideologia irritantemente fraudulenta!!!

    • jose ajosilaudof eliciano mendes:

      a mulher tem mais sensibilidade e carisma ao passar suas orientações, o homem geralmente esta competindo consigo mesmo na disputa do cargo.

  • Sandra:

    Qeu falta de cérebro.Ta aí porque as mulheres são melhores.. Piada de mal gosto, nossa…

    • machista:

      eu gostei

      kkkkkkkkkkkk

  • Coringa:

    Melhor chefe a mulher! Melhor líder o homem!

  • Victor M. Siva:

    O “macho” em todas as espécies tem carência de poder, procurando – no grupo – ser o dominante. Enquanto a “fêmea” tende a ser mais protecionista e “assistencial”. O macho é mero “fecundador”, enquanto a fêmea é procriadora da espécie. Nossa visão exageradamente antropocêntrica impede-nos de perceber essa relação – Assim a probabilidade da mulher ser bem sucedida na condução de grupos humanos tende a ser maior

  • Bovidino:

    Parece que o foco está no modelo de gestão mais interativo e participativo e não no chefe masculino ou feminino.

  • Ronin679:

    Penso que essa questão de ficar comparando a mulher com o homem não leva a lugar nenhum. O que interessa é se ambos estão fazendo o seu melhor para a construção de um lar mais harmônico, uma sociedade mais justa e um mundo melhor para se viver. Independentemente em que lugar(em casa, na via pública, no setor público, no setor privado, como chefe ou subordinado)esteja atuando.
    Acho também que já devíamos ter avançado um pouco mais neste contexto, e superado essas comparações de gênero.

    • Bovidino:

      “uma sociedade mais justa e um mundo melhor para se viver.”
      Isso é o que todos queremos. Para tanto é necessário que cada um faça o melhor de acordo com suas aptidões. Embora haja uma tendência moderna de querer equiparar os sexos em todas as atividades, me parece que cada um tem aptidões próprias, e masculinizar a mulher em favor de uma sociedade cuja única finalidade é a exploração do trabalho, não me parece o melhor caminho. Essas pesquisas objetivam valorizar o trabalho feminino até porque lhe pagam salários mais baixos.

    • Maisy Martins de Melo:

      Com certeza, condordo demais com vc!

  • Cassio:

    Bacana, por experiência vejo que isso é uma coisa muito ligada com desenvolvimento pessoal (interno) do chefe e não com gênero sexual. Também depende das características dos subordinados e área de atuação. Existem áreas que não precisam de ‘canais interpessoais’ para atingir o objetivo.

    • Joao Silveira:

      Acho eu, nao querendo ir contra o que a ciencia determinou, tendo capacidade…tanto o homem quanto a mulher…desenvolverao bem o seu papel como chefe..
      e o bom gerente sempre vai depender da equipe que dirige, se a equipe e boa o gerente tambem o e…se a equipe e ruim nao tem gerente bom nem aqui e nem na china…

  • Paulo Eduardo:

    Homem ou mulher: quem é o melhor chefe?

    Resposta: O mais competente!!

Deixe seu comentário!