Quer ser mais criativo? Aperte uma bolinha com sua mão esquerda

O hemisfério direito do cérebro humano, acredita-se, está mais envolvido com a criatividade, e o esquerdo, com o pensamento racional. Nos mamíferos, curiosamente, o lado esquerdo do corpo é comandado pelo hemisfério direito do cérebro, e vice-versa.

Levando em conta essas duas ideias, cientistas do Centro de Pesquisa do Cérebro da Universidade de Bar-Ilan (Israel) analisaram um método para aumentar a criatividade e ajudar pacientes com problemas neurológicos específicos.

“Nós exploramos a possibilidade de elevar artificialmente a capacidade criativa de resolução de problemas ativando o hemisfério direito por meio de contrações unilaterais da mão”, explicam os autores, em artigo publicado no periódico Psychonomic Bulletin & Review.

Para testar a ideia, eles dividiram os 40 participantes (todos destros, sendo 24 mulheres e 16 homens) em três grupos: no primeiro, eles apertavam uma bolinha de borracha durante 4 minutos com a mão esquerda; no segundo, faziam o mesmo, porém com a mão direita; no terceiro, apenas aguardavam.

Feito isso, eles passavam por um teste de associação remota (em que precisam encontrar uma palavra capaz de associar a três outras), usado para avaliar a capacidade de pensamento criativo. Os participantes que estimularam o lado direito do cérebro (contraindo a bolinha com a mão esquerda) tiveram um desempenho melhor que o dos outros.

“Independentemente do mecanismo específico, essa técnica tem o potencial de atuar de modo terapêutico e pode ter aplicações variadas para ajudar pessoas com problemas de linguagem ou outras condições possivelmente associadas com desequilíbrio entre os hemisférios [do cérebro]”, concluem os autores.[Science 2.0]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

7 respostas para “Quer ser mais criativo? Aperte uma bolinha com sua mão esquerda”

  1. Tudo bem, se levar em consideração, que movimentar a parte esquerda do corpo “torna o lado direito do cérebro mais ativo”, e provavelmente o mesmo do lado direito do corpo em relação ao esquerdo do cérebro……

    Os Bateristas são os caras mais Inteligentes e Criativos que existem ???

  2. poderia até permitir este favorecimento da bolinha de borracha, porém a criatividade está sempre no meio da convivência, nos conhecimentos científicos e na experiência vivida, eu não aperto borrachinhas, e ganho minha vida criando coisas, como forma de trabalhos, dispositivos para montagens, máquinas e outros conforme o meu acaso.

  3. JÁ PRESENCIEI ALGUMAS PESSOAS COMPRIMINDO BOLINHAS DE PAPEL NAS MÃOS,SÓ NÃO SABIA QUAL ERA A FINALIDADE.A PRINCÍPIO ACHAVA QUE ERA PARA ENTRETER,CREIO QUE TALVEZ FOSSE OBJETIVANDO MELHOR DESEMPENHO INTELECTUAL OU P/FIRMEZA DAS MÃOS,COMO JÁ DISSE O DANIEL SKILER.VOU PASSAR A APERTÁ-LAS,ESTOU PRECISANDO MELHORAR MINHA CAPACIDADE CRIATIVA.

Deixe uma resposta