Saturno, Marte e Espiga em uma única foto

Por , em 26.08.2012

Essa colorida imagem de longa exposição registrou um evento raro e belíssimo que está acontecendo no mês de agosto. Os planetas Saturno, Marte e a estrela Espiga estão em conjunção, que pode ser observada a oeste – o lado em que o sol se põe. A boa notícia é que os três pontos brilhantes no céu, que formam um lindo triângulo, podem ser vistos a olho nu, em excelentes condições de observação.

A conjunção planetária ocorre quando dois ou mais corpos celestes ficam quase na mesma direção no céu. Se você não observar o evento nesse mês, vai ter que esperar pelo menos mais 30 anos para ver a próxima conjunção entre Marte, Saturno e Espiga. Esse é o tempo que Saturno leva para dar uma volta completa ao redor do sol.

A imagem dos rastros estelares, capturada com uma lente telescópica em longa exposição, foi feita enquanto o trio estelar caminhava pelo céu no dia 12 de agosto na costa do Lago Eppalock, que fica na parte central de Victoria, na Austrália. Se você prestar atenção, vai notar árvores na parte inferior da foto. Incrível!

Você arrisca dizer a que astros pertencem cada rastro colorido? O mais avermelhado, ao centro, é fácil: Marte, o planeta mais comentado dos últimos tempos. Saturno está à direita, e à esquerda está a estrela Espiga (Spica ou Alfa da Virgem). Ela é a estrela mais brilhante da constelação de Virgem, e a décima quinta mais brilhante do céu.

Espiga é tão bela que está até em nossa bandeira, e em lugar de destaque. É a única estrela que está acima da faixa de Ordem e Progresso, e representa o estado do Pará.

Lua azul

Agosto terá outro evento estelar imperdível. Não deixe de apreciar a noite do dia 31 de agosto, que será de lua cheia. “Ok, mas o que tem de interessante nisso?”, você deve estar se perguntando. Essa será a segunda vez que a lua será cheia no mesmo mês, fenômeno chamado de “lua azul”, que não ocorria desde dezembro de 2009. O evento estelar só vai se repetir em agosto de 2015. [NASA/Band]

Uma amiga minha que mora a 300Km de distância me ligou só pra me avisar dessa conjunção!Realmente foi bonito de observar.Quanto a essa lua azul,isso apenas é uma coincidência devido ao calendário que usamos.A lua continua fazendo seu ciclo como sempre.

• jaenio jasmim corrêa:

A palavra correta é ESPICA, Marte, Saturno e a lua em conjunção.
    O correto e ESPICA e não ESPIGA como no texto.

Não está errado, é uma escolha literal de contexto, simplesmente. Poderia ser os nomes estrangeiros: Spica, Saturn e Mars, simplesmente se preferiu pelo português: Espiga, Saturno e Marte: traduções dos termos: Spica = Espiga, no significado do nome da estrela.

• Cleme Hajia:

Marte e Saturno em conjunção, faz acontecer, agora com a estrela Espiga: momento auspicioso para grandes transformações

Esta foto de longa exposição ficou muito bonita! Esses dias foi bem legal ver a Lua visualmente passando próximo de Marte e Saturno.

• Antonio Faustino:

haha’ um dia a mais pros lobisomens.