Seja mais feliz para viver mais

O bom humor foi, mais uma vez, considerado aliado da qualidade de vida. Cientistas revisaram 160 estudos que ligam o estado de espírito positivo à boa saúde e à longevidade. Eles dizem ter encontrado “provas claras” que pessoas mais felizes vivem mais e melhor, além de curtir a vida.

O estudo publicado na revista científica Applied Psychology: Health and Well-Being argumentou ser mais fácil ligar a atitude positiva à boa vida e a vida longa que ligar a obesidade à redução da longevidade. “Fiquei quase chocado e, com certeza, surpreso de ver a consistência dos dados”, disse o líder da pesquisa, Ed Diener, professor emérito da Universidade do Illinois.

Diener disse que algumas revisões diziam o contrário, “mas a esmagadora maioria suporta que a felicidade está associada à saúde e à vida longa”. A consulta consistiu em oito tipos diferentes de estudos a longo prazo e testes experimentais em humanos e animais.

Um deles era sobre 5 mil universitários que foram acompanhados por 40 anos. Entre eles, os pessimistas tenderam a morrer mais cedo. No laboratório, atitudes positivas pareceram aliviar o nível de hormônios ligados ao estresse, aumentar a função imunológica e ajudar o coração a se recuperar depois de um esforço.

Com os animais que viviam em condições estressantes como em jaulas ou gaiolas lotadas tinham o sistema imunológico fragilizado e eram mais susceptíveis a doenças cardíacas. Estes também morreram mais cedo que os outros.

O professor disse que os responsáveis por campanhas de saúde pública poderiam mudar um pouco os slogans. Além de divulgar os malefícios da obesidade, do cigarro, dos hábitos alimentares, eles deveriam adicionar “seja feliz e evite mau-humor crônico e depressão”. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

4 respostas para “Seja mais feliz para viver mais”

  1. Como em inúmeros outros casos, a Bíblia antecipou em milhares de anos a descoberta científica. Salomão escreveu, sob inspiração divina, há quase 2.800 anos:
    “O coração calmo é a vida do organismo carnal, mas o ciúme é podridão para os ossos… O coração alegre tem bom efeito sobre o semblante, mas por causa da dor de coração há um espírito abatido.” – Provérbios 14:30; 15:13

Deixe uma resposta