CURA DA AIDS: 14 ficaram livre do HIV

Por , em 15.03.2013

Será que finalmente a cura da AIDS está ali na esquina? Recentemente, ganhou destaque a notícia de que um bebê nos Estados Unidos foi curado de uma infecção do HIV (vírus que pode levar a pessoa a desenvolver AIDS) por ter recebido tratamento logo nos primeiros dias de vida. Agora, um grupo de pesquisadores mostrou que a “cura” por tratamento precoce pode beneficiar não apenas crianças, mas adultos também.

Asier Sáez-Cirión e sua equipe analisaram 70 pacientes que foram tratados com terapia antirretroviral (o famoso “coquetel anti-AIDS”) pouco tempo depois (de 35 dias a 10 semanas) de descobrir que estavam infectados. Normalmente, há um intervalo de três anos entre a infecção e sua descoberta e início do tratamento.

Os antirretrovirais podem manter o vírus “sob controle”, mas têm efeitos colaterais (como elevação do risco de desenvolver hipertensão e diabetes) e, por essa e outras razões, é comum que pacientes abandonem o tratamento depois de alguns anos. Nesses casos, o vírus tende a se multiplicar consideravelmente, colocando a saúde da pessoa em risco.

Todos os 70 pacientes avaliados pela equipe de Sáez-Cirión haviam interrompido o tratamento há anos. Contudo, em 14 casos, o vírus continuou mantido sob controle, mesmo sem a ajuda de medicamentos. De acordo com a pesquisadora Christine Rouzioux, o tratamento precoce pode ter reduzido o “reservatório” de vírus e diminuído sua diversidade, além de preservar o sistema imunológico a ponto de permitir o controle – uma “cura funcional” (não “completa”, pois a infecção permanece).

Os autores do estudo não descobriram por que apenas uma parte dos pacientes foi “curada”, mas destacam que “o tratamento com antirretrovirais precoce e prolongado pode permitir que alguns indivíduos com histórico desfavorável obtenham um controle de longo prazo da infecção, e isso pode trazer implicações importantes para uma cura funcional do HIV”.[Reuters, io9, PLoS Pathogens]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Paulo Antonio Rodrigues Gouveia:

    O tanino da mutamba ,atravessa a barreira citoplasmatica e atinge o virus HIV nos sítios distantes como lingonodos (https://www.facebook.com/groups/201434446540745/permalink/785157558168428/)www.mutambacontraaids.org

    • Cesar Grossmann:

      Tem algum trabalho científico publicado para comprovar isso?

  • garretereis:

    Como eles conseguiram tratar pessoas antes de descobrirem q estavam infectadas??

  • luysylva:

    seria bom também encontra: a contra das hepatites, da dengue, da malaria e das diabetes também, alem de torna todos os tipos de cancros crônicos, seria bom mas os laboratórios não iam gosta,pois um doente gera lucro.

    • luysylva:

      a hipertensão também, que mata muita pessoas, meu pai tinha pressão alta, fica impossibilitado de fazer muitas coisas; que gostava de fazer.

  • Robson Wagner:

    A AIDS ou SIDA aqui no Brasil, tem sido a causa de mortes de milhões de seres humano há muito tempo. Pesquisas avançaram e passo a passo, novas fronteiras foram sendo conquistadas nesta guerra. Agora, surgem as primeiras drogas e técnicas capazes de uma resposta eficiente contra o HIV. Parabéns a todas a s pessoas que tem se empenhado na pesquisa pela cura e esperança para os seres humanos que estão infectados. Força e coragem!

  • Marco Carmo Do Monte:

    Seria muito bom que a ciência encontrasse uma cura para a AIDS.

  • José Orleans:

    Uma escapula para os que estão desolados, uma nova conquista para os homens. Que Deus seja Louvado. Glórias e Louvores ao Nosso Deus. A oração do justo pode muito em seus efeitos. continuem orando par que Deus o Senhor possa usa a quem ele quiser par dar esperança aos que estão desolados.Jesus te Ama! Disse Jesus Sem Mim Nada Podeis Fazer…

  • grasisuperstar:

    Eu trabalho na saúde a um bom tempo e conheço pessoas que contraíram o vírus da AIDS a um bom tempo e estão muito bem de saúde devido ao coquetel de medicamentos do qual fazem uso. Antes do coquetel o vírus matava mais rápido. Por isso acredito que a cura esta muito próxima, a ciencia avança devagar mais vai indo bem. Boa reportagem Guilherme…aliás gosto das suas matérias sempre parabéns.

  • Amadeus E:

    Achei o titulo meio incorreto, deu a entender que a cura do HIV foi encontrado, mas, ainda esta em especulações e não se tem certeaza de nada.

Deixe seu comentário!