Sequencie o seu DNA por apenas mil dólares

Publicado em 11.01.2012

Quer sequenciar seu genoma e ter informações completas sobre seus genes? Agora isso é possível por apenas mil dólares, pela empresa Life Technologie, que fica em Coneticute, nos EUA.

Um dispositivo que ocupa o mesmo espaço de uma impressora pode sequenciar um genoma inteiro em um único dia, em vez das seis a oito semanas necessárias alguns anos atrás, afirmam os fabricantes.

Médicos afirmam que esse novo equipamento pode revolucionar a medicina. Atualmente, apenas para testar mutações nos genes que aumentam o risco de câncer de mama e ovário, o valor é três vezes maior do que o gasto pelo novo dispositivo.

Laboratórios de pesquisa deverão ser os principais clientes da empresa, usando o dispositivo Proton para obter a seqüência completa do genoma de pessoas com câncer ou autismo, por exemplo. Essa é uma maneira de encontrar causas genéticas do problema, assim como possíveis formas de tratamento.

Bebês podem ser os primeiros da fila para terem o sequenciamento do genoma. Atualmente, cada estado dos EUA exige que recém-nascidos sejam examinadas para descobrir se têm pelo menos 29 doenças genéticas.

“Se o custo de todo o sequenciamento do genoma é suficientemente baixo, você poderia sequenciar todos os genes de um recém-nascido”, disse Richard Lifton, chefe do departamento de genética da Universidade de Yale.

“Estou cada vez mais confiante de que isso vai acontecer. Mas precisamos ter cuidado em como utilizamos essa informação”. Ele acrescentou que os pais poderiam não querer saber se a criança tem um gene que aumentaria o risco de Alzheimer.

Confira abaixo o valor do sequenciamento de DNA ao longo dos anos:

[The Telegraph]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

Envie um comentário

Leia o post anterior:
nap_2104642b
O poder faz as pessoas se sentirem mais altas?

Segundo um novo estu...

Fechar