Seu bafo pode ser transformado em combustível

Publicado em 8.02.2009

combustível de bafo

O aeroporto John Lennon, em Liverpool, vai ser o primeiro a testar uma revolução tecnológica – lá o bafo dos passageiros será transformado em biocombustível.

A “Eco-box”, como a invenção foi batizada), absorve o gás carbônico exalado pelos usuários do aeroporto e o recicla em forma de combustível. O resultado do processo é usado em veículos do aeroporto (que antes eram movidos a diesel) e no sistema de aquecimento.

O aparelho foi criado para ser usado em carros, com a intenção de diminuir as emissões de gás carbônico. O gás capturado é usado como alimento para algas localizadas dentro da Eco-box. Essas algas, expostas à luz, consomem o gás carbônico e expelem uma biomassa que é convertida em combustível.

A instalação do sistema começou em janeiro deste ano, com o objetivo de produzir 24,000 galões de combustível, oferecendo água quente e aquecimento para os usuários do aeroporto. No entanto, administradores já planejam aumentar a meta para 289,000 galões apenas no período de testes, produzindo 800 galões de biocombustível por dia.

A empresa que desenvolveu a Eco-Box, a Origo, pretende revolucionar o mercado de biocombustíveis com seus projetos. Eles já pensam em criar combustível ecologicamente correto para aviões.

O custo do teste no aeroporto John Lennon não foi revelado, mas a Origo afirma que os administradores terão lucro com as mudanças em menos de um ano. “Acreditamos que os testes terão um impacto significativo na maneira com que as indústrias obtêm seus combustíveis atualmente” afirma Ian Houston, fundador da Origo. [Live Science]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Esta sim é uma otima noticia.

    Com base nisto, em alguns anos poderemos limpar a atmosfera do planeta, utilizando todo o CO² liberado.

    Só resta saber uma coisa, usando este metodo como combustivel, qual composto seria liberado pelo escapamento (agua, vapor, mais gas carbonico, oxigenio, nada, etc…)?

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
onibus-grande
Ônibus movidos a esgoto

80 ônibus, em fase e...

Fechar