Cientistas planejam dar ignição em estrela feita pelo homem

Por , em 29.12.2008

Um propósito que pareceu impossível nos últimos cem anos agora reacende as esperanças dos cientistas que estão às margens de revelar um dos maiores problemas da física ao coletar energia da fusão nuclear, a mesma reação usada pelo Sol para gerar energia.

Dentro de alguns meses a equipe de pesquisadores tentará realizar a ignição de uma minúscula estrela feita pelo homem em laboratório e iniciar uma reação termonuclear.

O objetivo é gerar temperaturas de mais de cem milhões de graus Celsius e pressões bilhões de vezes maiores do que as encontradas em qualquer parte do planeta, com uma quantidade de combustível um pouco maior do que a ponta de um alfinete. Se obtiverem sucesso com o experimento ele será um importantíssimo primeiro passo em direção à criação de reatores nucleares de fusão e fonte de energia praticamente ilimitada.

O experimento de R$ 4,16 bilhões deverá estar completo no máximo em seis meses. Caso a nova tecnologia se torne uma realidade poderá substituir os combustíveis fósseis, reduzindo drasticamente o efeito estufa.

National Ignition Facility - NIF

Os cientistas do National Ignition Facility (NIF), na Califórnia (EUA), usarão um laser que concentra mil vezes a eletricidade gerada por todo os EUA em um bilionésimo de segundo. O resultado deverá ser uma explosão dentro da câmara de reação de quase 10m de largura (foto no topo do artigo) que produzirá ao menos dez vezes a quantidade de energia usada para criá-la.

“Estamos criando as condições que existem dentro do sol”, disse Ed Moses, diretor do NIF. “É como abrir a torneira de energia solar verdadeira já que a fusão é a fonte de toda a energia no mundo. É uma física muito estimulante, mas, além disso, há imensos problemas sociais, econômicos e globais que ela poderá ajudar a resolver.”

estrutura de mais de 1km que gera e repassa o laser para a fusão nuclear

Dentro da estrutura, que cobre uma grande área de três campos de futebol (foto acima), um único laser infravermelho será enviado através de mais de 1 km de lentes, espelhos e amplificadores para criar um feixe mais de dez bilhões de vezes a força de uma lâmpada caseira.

cápsula que receberá o laser de 1 milhão de graus celsius - fusão nuclear

Dentro de uma área do tamanho de um hangar que tem o ar totalmente purificado para eliminar que qualquer grão de pó interfira no feixe, o laser será dividido em 192 feixes diferentes, convertido em luz ultravioleta e focado em uma cápsula (foto acima) no centro de uma câmara de alumínio e concreto.

Quando o laser atingir o interior da cápsula deverá gerar raios X altamente energéticos em alguns bilionésimos de segundo, comprimindo a pequena esfera de combustível no interior até que a proteção externa exploda.

Esta explosão produz uma reação igual e oposta que comprime o combustível até que a fusão nuclear começa, liberando enormes quantidades de energia.

Desde que Einstein formulou a equação E=mc² em 1905 – levantando a possibilidade de que a fusão de átomos possa gerar quantidades imensas de energia – cientistas tentam coletar energia da reação. Segundo a teoria de Einstein a energia gerada por um grama de matéria seria suficiente para abastecer 28,5 mil lâmpadas de 100 watt por um ano.

Até o momento este tipo de fusão só é possível realizar dentro de armas nucleares e plasmas altamente instáveis criados em campos magnéticos incrivelmente fortes. O trabalho de 11 anos do NIF pode mudar tudo isto.

Mas o tedioso trabalho de ajuste da mira dos lasers, lentes e espelhos é fundamental, pois os cientistas estarão atirando pulsos laser de apenas alguns bilionésimos de segundo, mas estarão criando condições que são encontradas no interior de estrelas ou de armas nucleares quando explodem.

Muitas das tecnologias necessárias para o projeto se concretizar não existiam e tiveram que ser desenvolvidas pelo NIF e segundo cientistas “pode ser uma das maiores conquistas que a humanidade já alcançou”. [Telegraph]

• Jeferson Carlos Machado:

Coitado de quem acha que isso foi um passo evolutivo para o planeta e para o homem, quanto a fontes de energia limpa. Enquanto houver ambição na mente de nossos governantes a nível mundial, energias derivados do petroleo e outras que tambem geram custos, que por sua vez geram lucros, serão utilizadas.

• crys:

foi desenvolvido aqui mesmo no Brasil,um gerador de energia infinita,o sistema é muito simples,o gato só cai em pé,o pão só cai com a manteiga para baixo,amarre o pão nas costa do gato,ele não vai cair vai entra em rotaçao constante,conect ele em um gerador,tái aí o gerador infinito.

Um tanto quanto divertida sua ideia…rsrsrs

• Maurício:

Quando conseguirem sucesso nessa pesquisa isso será para o homem hoje o mesmo que a descoberta do fogo foi para o homem pré-histórico.

• Antonio Martini Jr:

Realmente é uma forma limpa e segura de energia, podendo vir a substituir os reatores nucleares atuais que são um tanto perigosos e produzem lixo radioativo.
    Esta forma de energia é a unica existente no universo inteiro que produz energia a partir do hidrogenio que é abundante no universo e em nosso planeta. Mas ainda estamos um pouco longe de produzi-la , sao testes ainda , porque é muito dificil manter a fusão.
    Mas cada avanço é importante, nesta luta pela geração de energia limpa.
    Quanto a divulgação da ciencia , ela enfrenta varios problemas, o maior de todos é que nao temos em nosso pais um bom sistema de ensino, nao é prioridade de nehum governo que já existiu neste pais, melhorar a educação e ensinar ciência. As pessoas nao gostam porque nao foram acostumadas com a educação e o modo de pensar é contra a ciencia em geral, apesar de usa-la sem saber. Será que isso vai mudar ?

• carlos:

O homem tem o conhecimento da ciência do bem e do mal e também possui o livre arbítrio, espero que ele use este conhecimento para o bem da humanidade.
    Apesar que toda tecnologia desenvolvida até o momento sempre foi focada primeiro no campo armamentista para depois vir a ser utilizada no meio civil, espero que desta vez seja diferente, pois o homem quando quer pode fazer maravilhas, pois foi assim dotado desde o principio pelo criador de todas as coisas.

• RODRIGO:

respondendo ao Márcio Valle,

Carnal, futebol e cerveja

o brasileiro só pensa em lazer,
    se isso fosse para tv ia dar pouca audiencia
    agora coloca o ronaldo, ou um grupo de axe ou pagode

o povo brasileiro praticamente não argumenta sobre
    religiao
    politica
    ciencia
    “isso é coisa de nerds ou veio”

• Ivo:

E tem gente que ainda duvida que o mundo vai acabar em fogo.

Pensei que o principal projecto de fusão nuclear fosse o ITER, mas parece que os Americanos se anteciparam.
    Quanto a algumas questões feitas nos comentários, este tipo de energia não é poluente, funciona como o Sol: utiliza-se hidrogénio que pode ser encontrado na água e transforma-se em Hélio, que é um gás inofensivo (é o gás que podemos encontrar nos balões por exemplo). Entretanto, tal como foi explicado, uma gota de água tem potencial para iluminar uma cidade inteira, daí que não sei ao que se referem de deixar os pobres ás escuras, eu mesmo apioiarei uma revolução se a energia não ficar quase de graça quando for produzida por reactores nucleares de fusão. :p
    Quando falam em utilizar isso para o mal, estão enganados. Isso já é utilizado para o mal (tipicamente humano hein?), pura e simplesmente estão agora a tentar utilizar essa energia incontrolavel das bombas atómicas H para a produção de energia limpa.
    E quanto á ultima pergunta: o reactor não explode. Havendo alguma falha, deixando de haver condições ideais para a realização de fusão nuclear, o processo apenas pára abruptamente, algo semelhante a uma lâmpada quando avaria.

• uriel:

acho legal essa descoberta………… mas o q pode acontecer se um reator de fusao nuclear explodir???????

• Magnet Motor:

Poxa essa forma de energia é muito boa.
    Só perde para os moto-contínuos da vida, aqueles feitos de imãs que estão no youtube, hehehe.

• Robson Dantas:

Um avanço tecnológico é sempre bem vindo para o bem da humanidade, não importa quanto tempo vai levar para que toda a população comece a utilizar esta nova fonte de energia, mas importa que ela seja bem empregada, conforme destacado aqui por alguns que opinaram. Quanto ao capitalismo selvagem que isso pode gerar, é inevitável, pois a humanidade não consegue mais sobreviver sem o capitalismo (ainda que ele não precise ser “selvagem”).
    Concordo com o wilson roberto (que escreveu o comentário 11), por isso é tão difícil alcançar toda a população com este tipo de assunto (assunto científico), pois é chato para a maioria das pessoas comuns, que não querem nada além de chegar do trabalho, abrir uma cerveja gelada e assitir ao futebol transmitido por qualquer que seja a TV aberta ou pay per view. Abraços.

• Sergio:

Falamos aqui em DEUS e temos que lembrar que tudo ele ve e controla. Esta aparente falta de controle DELE é para que tenhamos a responsabilidade de nossos atos, pois se ele interferisse em tudo, qual seria o mérito dos que agem corretamente???
    Qunato ao nosso povo, vamos lutar para ensinar aos que quiserem aprender ou seja, dar um pouco de nos mesmos para a melhoria da humanidade seja divulgando as maravilhas que a ciencia esta descobrindo, seja abrindo os olhosde que estiver disposto a ouvir e aprender. O restante vamos deixar que o PAI se encarregue de fazer.

• Pinheiro:

Alavancar o nível e vida da humanidade?!
    Isso será p/ poucos, o resto ou pagará muito por isso, ou ficará na escuridão. Fora o fato dessa energia ser usada como arma letal tb, o que fatalmente acontecerá, pois conhecemos o mecanismo do sistema capitalista

• wilson roberto:

o grande problema é que a humanidade é burra, vagabunda, mentalmente falando, não tem vontade de aprender, e gosta de ver coisas repetidas ou da qual eles presenciam todo o tempo. é por isto que as mídias, insistem em veícular jogos, em geral, put4r1a, baixaria, big brothes da vida, programinhas de auditório e variedade e principalmente falando da vida dos artistas, como se isto fosse interessante, e é para esta gente.
    se a população estivesse a fim de aprender algo com a mídia a tv cultura seria o canal mais visto.
    e não é. a culpa é do povão mesmo.
    voces já passaram por situações desagradáveis, colocada por colegas de trabalho, família, falsos amigos e colegas, que te criticam por ter estudado ou já ouviram “eu não estudei e sou presidente” o que voces querem mais. VIVA O HIPERSCIENCE

• Eduardo Martins:

José, o Sol causa poluição?

• José:

Algém já pensou em possíveis consequências, que tipo de poluição essa fonte de enegergia provoca?
    Fora isso pode ser maravilhosa.

• Jorge de Melo:

Desculpe, gente, não quero jogar terra nos seus sonhos…
    Mas só acredito que esta energia toda está sendo usada para um bom propósito quando a população da África e da Ásia (a população, não os governantes nem os mais ricos) tiver essa tecnologia disponivel para eles. Enquanto isso não acontecer, o que eu faço é temer.

• Danilo Lopes:

Nossa Galera…Vocês tem idéia do que significa isso ? ? ?
    Energia ILIMITDA ! ! !
    Um grande salto concerteza da raça humana, imagina o que a NASA podeira fazer com isso ? Ir a outras planetas ? Galaxias ? Sei que parece VIAGEM minha, mas galera, muito se pode fazer com isso, Pena que não a muita divulgação disso na midia como diz o Marcio ali em cima, mas concerteza devemos fazer bom uso desse “BEM” que Deus nos deu, não usando para guerras e destruições apenas por PODER e GANÂNCIA como acontece sempre com ferramentas poderosas como esta.

Fica meu alerta ABRAÇOS….

Na verdade, estes tipos de noticias não chegam até agente, por que pra eles não é interessante.
    O interessante pra eles será quando toda esse “loucura” já tiver se tornado um meio GIGANTE CAPITALISTA de lucro.
    Aí se tornará importante pra gente.
    Lembrem – se que o primeiro computador ocupava salas de tão grande que era, hoje pagamos caro na tecnologia menor que tiver.
    formalmente dizendo, vcs sacaram neh?!
    hehehe

• Praia Augusto:

A ciencia e a sabedoria provem de Deus . Louvo a Deus por ter iluminado estes cientistas afim de desenvolver algo que podera ajudar a humanidade.

• Eduardo Martins:

Márcio, é por isso que o HypeScience existe! Para trazermos para você o que a ‘Globo’ não quer levar ao ‘Homer’ brasileiro. Não estou fazendo sarro não, a edição do Jornal Nacional chama o brasileiro mediano de Homer nas suas reuniões e notícias importantes que eles consideram que não vão interessar ao Homer, eles não divulgam.

Mas tenha certeza que quando ligarem esta estrela na Terra o experimento certamente fará notícia no mundo inteiro, inclusive na mídia televisiva aquii.

• benedito tuponi:

Meus caros, tudo que a ciência pesquisa e divulga, para nós leigos e ignorantes, é um mistério. Torço para que isso também dê certo. abs.
    benedito tuponi – cascavel – pr

• Neto:

Imagina de se der certo!
    Isso pode alavancar o nivel de vida de toda a humanidade…

• Márcio Valle:

Amigos, por que esta notícia tão incrivelmente importante não é anunciada na grande mídia brasileira?
    Por que só sabemos disso através de sites como o Hypescience?
    Tenho lido sobre diversos assuntos importantes para a humanidade somente em sites específicos na internet, mas que nunca são divulgados nos meios de comunicação em massa (televisão e jornais).
    A humanidade continua imersa na ignorância e a maioria esmagadora da população deste planetinha continua presa a dogmas religiosos, por exemplo, que impedem o crescimento da mente, da consciência universal da nossa existência.