“Telefone” intergalático poderia ser energizado através do Sol

Publicado em 20.12.2010

Nós ainda não pisamos em outros planetas – que dirá em outras galáxias. Mas já existem cientistas pensando em como nos comunicaremos quando conseguirmos explorar verdadeiramente o espaço.

Uma das alternativas que foram inventadas é uma linha intergalática de comunicação que poderia ser energizada pelo Sol.

As mensagens que desejássemos mandar seriam aumentadas pelos raios solares, que as dobrariam como em uma lente convergente, aumentando seu alcance. As mensagens, então, poderiam ser transmitidas para mundos distantes.

Isso é muito importante para a exploração espacial, já que o sistema que usamos para a comunicação hoje, as ondas de rádio, se perdem facilmente por causa de ruído cósmico. Aliás, muitos cientistas acreditam que essa seja a razão pela qual nós ainda não conseguimos captar nenhum sinal alienígena.

O problema desse sistema não é apenas a transmissão em si, mas o seu tempo. Como o sistema ainda é regido pelas leis da física se quiséssemos nos comunicar com um astronauta em Alfa Centauri, por exemplo, ele receberia nossa mensagem apenas 4,37 anos depois da transmissão. [Gizmodo]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. … e continuamos evoluindo, a partir de um principio errado evoluimos mais ainda!Quem sabe da tempo e linka isso ai! “Pirâmide – Sol – Sarcófago”. Através de uma estrela uma civilização além de se comunicar tbm se transfere… e infelizmente desprezamos o que não nos deixaram muito menos esqueceram, as evidencias da certeza que caminha lado a lado com nossa ignorãncia, quanto mais longe procuramos descobrir o que? mais distante ficamos do que somos.

    Thumb up 0
  2. Fico imaginando o custo de uma ligação para marte… Se o DDD já é caro pencas, imaginem o custo de um DDE…

    Thumb up 1
  3. Bem, esse pode não ser o método de comunicação espacial mais eficiente, mais estamos chegando lá.os cientistas são muito fodas.Quem poderia imaginar, que no centro da terra, existe uma bola de fogo?ou ainda, que existiriam ondas de rádio e que pudessemos nos comunicar atraves delas?É isso aí, nós vamos evoluindo cada vez mais.

    Thumb up 2
  4. Onde estamos chegando? Se olharmos para 20, 30 anos atras essas coisas eram impensaveis. O que dizer daqui a 20 ou trinta anos? O estomago parece revirar!!!

    Thumb up 2
  5. sucintamente, toda nossa comunicação é transmitida na velocidade do som (local, depende da atmosfera) e na velocidade da luz (universal, não precisa de meio para se propagar). Pra distancias terrestres a comunicação é praticamente instantanea, mas pra distancias planetarias, estelares ou intergaláticas a defasagem aumenta, já que a velocidade da luz é constante, além da interferencia do meio interestelar. A lente gravitacional do sol seria um artifício para ampliar o sinal da mensagem enviada da terra, assim como é ampliada a onda de um objeto celeste que chega até nós.

    Thumb up 3
  6. Lucas, a telefonia móvel no Brasil é um problema que só vai existir enquanto o Brasil existir. A comunicação interestelar… bem, pode ser que nunca tenha utilidade, quem sabe? As pessoas não acreditam sequer que já fomos para a Lua, e já vão 40 anos…

    Thumb up 5
  7. Estamos estudando formas de nos comunicarmos atraves das galáxias, mas aqui no Brasil ainda não achamos um jeito de a telefonia móvel ser barata…

    Thumb up 20

Envie um comentário