Teoria: nosso universo pode ser parte de mais universos

Publicado em 18.08.2011

Quando aprendemos nossos primeiros conceitos sobre astronomia, geralmente nos é ensinado que existe um único universo, com incontáveis galáxias, e que vivemos dentro de uma delas. Recentemente, no entanto, cientistas estão considerando a chance de haver mais de um universo.

Essa ideia, defendida por astrônomos de duas universidades britânicas, é por enquanto apenas uma hipótese. Basicamente, parte de uma teoria chamada de “inflação eterna”. Após o Big Bang, houve diferença na expansão do espaço-tempo (escala física usada para medir eventos espaciais) em lugares diferentes. Ou seja, cada fragmento de universo teria nascido de acordo com suas próprias leis físicas que regem o tempo e o espaço.

O que dá suporte a essa teoria, mais recentemente, é o estudo da radiação cósmica de fundo (CMB, na sigla em inglês). Essa radiação, que aparece no universo na frequência mais alta possível de microondas, deixa marcas no espaço-tempo. Segundo a teoria dos vários universos, essas marcas foram deixadas após a colisão dos vários universos ao longo de suas existências. Nosso próprio universo, portanto, poderia já ter colidido com um ou mais “vizinhos”.

Para que se possa entender esse mecanismo, os cientistas britânicos fizeram uma comparação com bolhas de sabão. Imagine que cada bolha de sabão é um universo, com suas próprias leis físicas de espaço-tempo. Quando duas bolhas de sabão encostam uma na outra, a área em que elas se tocam torna-se circular. Da mesma maneira, quando dois universos colidem, a radiação CMB resultante do choque também toma forma circular. Essa radiação circular, dessa forma, seria um sinal claro de que dois universos colidiram naquele ponto.

A parte prática desse estudo, medida a partir de um algoritmo criado pelos astrônomos, teve um resultado que agradou em parte os cientistas.

De fato, foi possível observar a incidência de CMB circulares em certas áreas do espaço, que foram marcadas como indicativos dessa teoria. Não se conseguiu, entretanto, definir um padrão para o aparecimento dessas CMB, que continuam parecendo aleatórias.

Um argumento, mais lógico do que propriamente físico, é usado pelos defensores da teoria. Segundo eles, o nosso universo é exatamente “desenhado” para que se possa haver vida, já que a harmonia entre constantes como a gravidade e a velocidade da luz permite isso. Seria muita coincidência, segundo eles, que em um único universo houvesse exatamente essas condições.

O que se buscará a partir de agora, portanto, é ordenar as observações para fortalecer essa teoria. Um satélite da Agência Europeia Espacial, chamado Planck, está no espaço desde 2009, e em 2013 deverá ter respostas mais detalhadas sobre a nova teoria. [LiveScience]

1. Então …
    1º por que religião e ciência precisam obrigatóriamente estar separadas?? por que elas não podem andar juntas??

2º a teoria que fala sobre possíveis universos paralelos é a Teoria das Cordas onde cada corda(universo) pulsa em uma frequencia diferente.

3º os possiveis 7 universos são dimensões e nao universos…

4º existe uma teoria recente ainda nao muito trabalhada que nosso universo esta dentro de um buraco de minhoca que esta dentro de um buraco negro gigante… oque é considerado uma teoria a ser modelada e estudada pois explica muitas questões tratadas de forma separadas… como o por que o universo esta em expansão por exemplo….

2. Eu suponho pois não tenho provas concretas e também sei que existe uma teoria muito similar mas não lembro seu nome, que existam infindaveis universos sendo o nosso apenas um destes. Estes universos formam algo maior sendo cada um deles apenas uma substancia ou uma celula do que forma (imagine esta escala sabendo da nossa em relação ao universo conhecido). Supostamente nosso sistema solar é muito semelhante a atomos e seus eletrons ( não estou dizendo igual mais sim similar). No entanto não tenho esperanças que possamos descobrir tão cedo. É como imaginar um ribossomos do meu corpo tentanto fazer contato comigo.

3. Tentem refletir: deus é sabio, sabe do passado do presente e do futuro…. Se ele sabia o que ia acontecer com suas criações, porque criou? Ele é tao piedoso e ama a todos de forma incompreencivel, mas eu nao posso me recusar a adora-lo ser ser punido por ele? Ele é humilde, muuito humilde, mas mesmo com toda essa humildade divina ele precisou criar criaturas para adora-lo?

Como eu costumo dizer: O homem criou deuses para suprir sua infinita carencia em ser infinito, mas si tornou um demonio ao adora-los.

• Maravilhoso.Usarei teu pensamento(se voce permitir) para todo fanatico religioso que encontrar.

• Eu respeito a sua opinião sobre Deus, mas penso de outra forma… Eu acredito que Deus criou os seres humanos para ser feliz vendo os seres humanos felizes (o que não vem acontecendo).

4. Para Ateu III:

Não to aqui pra expressar minha opinião, mas fatos que tornaram minha opinião – por enquanto – confusa, porém, que me faz continuar acreditando em Deus, o que faz de mim um cristão.

Mas o que eu quero dizem a você é o seguinte …

O mundo espiritual (para mim) é praticamente indiscutível. Existem fatos que estão além de nossa compreensão científica e casos espirituais legítimos que fazem jus as crenças em algo maior das pessoas.

Quero saber sobre sua opinião quanto a isso e também quero saber se você já pensou nisso e se você possui algum conhecimento de provas e indícios que tornem esses “acontecimentos espirituais” uma farsa ou ilusão.

Preciso “ouvir” (ler né) sua opinião, porque como eu disse bem no começo: minha opinião ainda é confusa, mas sou cristão.

Aguardo resposta e desde já agradeço.

• que me faz continuar acreditando em Deus, o que faz de mim um cristão.

você é um cristão. mais o fato de que você acredita em Deus não fas di vc um cristão e sim um ‘não ateu’ vc só é cristão se acritas em cristo! poristo o nome “cristão”

• Se eu acredito em Deus acredito que ele teve um filho, portanto acredito em cristo e em seus ensinamentos. Lol

E você não é brasileiro né? Ou escreve errado assim mesmo.

• hehe ja ouvio em falar em msn.
      cara to na internet não vem dar um de professor!

e existem muitas religiões, sim que acreditão em deuz , entretando cristo para eles foi apenas um homem!

• Os Judeus acreditam em Deus, mas não acreditam q. Cristo tenha sido filho ou a encarnação do mesmo; portanto, a observação do Gabriel está correta; acreditar em Deus não significa necessariamente “ser cristão”…

• Que fatos são esses?Nunca vi ninguem provar nada.Quem acredita no improvável é quem deve comprovar sua existencia.Fica fácil pedir para os outros provarem o impossivel.Não se pode provar que o Papai Noel não existe.Não se pode provar a inexistência de algo absurdo.

5. “Na minha opinião, é muito melhor compreender o universo como ele é realmente do que imaginar um universo como gostaríamos que ele fosse” – Carl Sagan

6. Caro fernando,

Se você ainda tiver um cérebro e capacidade para pensar, chegará a conclusão de que não há como VER quem tem razão depois que se morre! Em que planeta as pessoas percebem, depois de mortas, se tem ou não razão? Só no mundinho pobre, ilusório e improvável dos crentes fanáticos! Qual a pior das hipóteses? Quais vantagens os cristãos levam?

Os crentes não tem a menor noçao da vastidão do Universo visível, que dirá do invisível. Este é tão vasto que o papai du céu que eles acreditam, baseado num homem com superpoderes, se torna tão ridículo e pequeno que mal cabe na imensidão do cosmos.

Vá assistir Cosmos, de Carl Sagan, para ter em mente como é ridícula a noção antropomórfica de deuses.

7. Eu axo que deus nao existe mas sim uma força maior que nos concedeu a vida ( Qualquer coisa)e sim a ciencia e a melhor forma de nos explicar isso :) taai minha Opniao flow abçs

casal-brigando-
Qual é o tipo de casamento mais feliz e duradouro?

Um estudo descobriu ...