O universo em um clique

Timidez pode ser classificada como doença

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 13.02.2012 as 15:00

Share

Agora, comportamentos tímidos, de luto ou excêntricos podem ser classificados como doenças mentais, deixando milhões de pessoas com o risco de serem diagnosticadas com distúrbios psicológicos.

A quinta edição do Manual de Diagnósticos e Estatísticas (MDE) de Doenças Mentais pode também incluir o vício pela internet e jogo como problema médico.

Apesar do guia ser destinado aos Estados Unidos, especialistas temem que isso afete outros países. “Nós precisamos ter muito cuidado antes de exportar definições de doenças e distúrbios”, comenta Simon Wessely, psiquiatra de Londres.

“Em 1840, o censo dos Estados Unidos incluía apenas uma categoria de doença mental. Em 1917, a Associação de Psiquiatria Americana reconheceu 59, subindo para 128 em 1959, 227 em 1980, e 347 na última revisão. Nós precisamos mesmo de todas essas definições?”, indaga.

Provavelmente não. E há um grande perigo da timidez virar uma fobia social. Peter Kinderman, da Univerisdade de Liverpool, afirma não ser “humano” descrever pessoas tímidas ou em estado de luto como mentalmente doentes.

Algumas associações e psicólogos britânicos já se pronunciaram contra as mudanças. Uma petição para tentar parar a publicação do manual atingiu 11 mil assinaturas de psicólogos.

Há o medo de que as novas classificações sejam influenciadas por companhias de medicamentos que esperam ganhar muito dinheiro com um maior número de doenças, já que o sistema privado de saúde americano exige um diagnóstico reconhecido pelo manual.

“O MDE5 vai expandir radicalmente as fronteiras da psiquiatria. Milhões vão receber diagnósticos e tratamentos inapropriados”, afirma Allen Frances, da Universidade Duke, na Califórnia do Norte. [Telegraph, Foto de Sukanto Debnath]

Bernardo Staut é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

39 comentários

  1. Então quem é viciado em internet e em jogos , mais é timido é considerado doente ?
    Bom, isso é muito exagero, pois se for assim, sou muito doente .-.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  2. Zeca /

    “Pode”? Que fantástico para a Indústria Farmacêutica!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. Feh /

    Doente é quem fez essa pesquisa!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  4. Alex /

    Sou tímido, doente não, tenho as mesmas capacidades de discernimento dos extrovertidos e habilidades talvez até mais aguçadas. Para mim timidez não é doença, mas apenas um traço de personalidade como outro qualquer que se bem explorado pode permitir o surgimento de novos grandes feitos arquitetados por estas mentes tão inquietas!
    Que o diga Bill Gates e Steve Jobs…
    Devemos aprender a conviver com as diferenças antes de taxar alguém como doente. Apesar de tímido tenho bons amigos com as mais variadas personalidades. Não almejo ter um caráter mais expansivo ou extrovertido. Ser comedido, ouvir mais do que falar e expressar a opinião no momento certo são características que fazem parte da minha vida. Acho as pessoas extrovertidas apaixonantes mas não as invejo, só me contento e acho necessário tê-las como amigas pois contrabalançam minhas características e no final formamos um peso de duas medidas onde cada um aprende com as diferenças.

    O barato da vida é saber conviver com as diferenças, mesmo se você for o mais diferente da situação!!!

    Abraço pra todos os tímidos e extrovertidos!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 12
    • Bruno L. Rocha /

      É mais um dos golpes da OMC para enriquecer a industria farmacêutica. Apesar de ser um pouco tímido e fechado, quando tenho vontade, sou totalmente extrovertido. Acredito que os tímidos, de certa forma, são mais pensativos que os extrovertidos.
      Lembre-se que os mais quietos, são os mais espertos que a média.
      Prevejo medicamentos acabando com a mente de futuros brilhantes.
      Mas qualquer coisa em exceço pode ser algum tipo de fobia antissocial realmente doente.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Henrique Martins /

      Você não deve ser muito tímido, afinal tem amigos eu que por causa da tímidez nem tenho.
      Uma pessoa que não é extrovertida não deve ser necessariamente tímida afinal, extrovertido não é antonimo de tímido.(opinião)

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  5. Doença: s.f. Alteração na saúde, no equilíbrio dos seres vivos; moléstia: doença epidêmica. A timidez normal não deve ser considerada doença, mas a Fobia Social sim, pois, como na definição acima, a alteração na saúde (da mente também) e do equilíbrio dos seres vivos (interação social se encaixa nisso) são indícios de doença.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  6. Lúcia /

    Eu era bem mais tímida do que sou agora e isso em incomodava. As pessoas não me chamam mais tímida, mas me lembro de que, mesmo tímida na infância e na adolescência, sempre tive bons amigos e nunca ficava sozinha no intervalo das aulas. Mas poderia ter namorado mais…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. A.I.R. /

    As vezes a pessoa tímida acaba se revelando a mais sensata em várias situações da vida,por isso,não se pode tratar isso como uma doença.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  8. eduardo /

    Ou seja, quanto mais doenças, mais lucro para a indústria farmacêutica…
    As pessoas tímidas já sofrem com esse status, e agora podem ser caracterizadas com doença mental?

    Ainda permanece o meu pensamento sobre uma matéria que eu vi aqui no Hyp., sobre o que motiva os cientistas a descobrir as coisas. No artigo alega-se que é a “curiosidade” a precurssora do trabalho dos caras.
    Mas, na minha opinião, acho que o principal motivo de as pessoas caminharem para o campo da ciência – principalmente a da medicina – é o dinheiro com as “pesquisas” e/ou remédios criados….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  9. Raphael /

    Psicólogo é tudo charlatão e doente. Concordo que timidez é algo próximo a fobia social. Falo isso como um tímido que se tornou fóbico por não ser tratado.
    Palmas aos psiquiatras, verdadeiros profissionais dedicados a cuidar da psique e não esses charlatões dos psicólogos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  10. Márcio M /

    O que eu não gosto nas matérias do Hypescience é que a maioria delas possuem em seu título: “PODE (M)” … cuidado com o título, pois dizer q “pode ser isso, ou aquilo” não significa que “É”! Ou estou enganado? Assim, me parece até que tem “pouco de científico” nessas matérias! ¬¬

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • negative /

      Concordo com você, as vezes eles exageram no apelo jornalistico..

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Ezio Jose /

      O “Pode” deixa claro que há circunstâncias em que não “É”. Cmo pode ocorrer casos em que “É”. Na verdade, existem fatos que não podemos generalizar.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  11. SandroW /

    Timidez na medida certa nos mantém comportados, porém todo sentimento que atrapalhe nosso desenvolvimento pessoal e social acredito que pode sim ser classificado como uma patologia.
    É como se fosse um cancro na alma em casos mais extremos.
    Então esse sentimento deve ser combatido, e se nescessário deve-se busar ajuda sim. Por que ficar sofrendo a toa!?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  12. Chuck Norris ser tímido significa valorizar a opinião dos outros mais do que a sua; achar que seria possível agradar a todos; ou ter medo de fracassar…

    Chuck faça o seguinte, ignore o que os outros pensam, pois você já mais irá agradar a todos, crie metas a ser cumpridas, e em vez de dizer “Sou extremamente tímido”, PENSE
    Até hoje eu tinha agido como alguém extremamente tímido, mas daqui em diante POUCO ME IMPORTO COM A OPINIÃO ALHEIA.
    Abraços com solidariedade

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  13. Walrus /

    Essa matéria diminuiu ainda mais a minha auto-estima…..:(

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
    • Geraldo /

      Eu sofro de fobia social e não consigo me enturmar, pois a qualquer situação eu sinto ruborização, taquicardia, sudorese e o cérebro “trava”. Essa fobia é fomentada pela timidez excessiva. Os sintomas aparecem simplesmente quando alguém fala o meu nome. E 70% dos casos tratados por psiquiatras ou psicólogos são recidivos. Isso é ruim, principalmente no ambiente de trabalho, onde está o nosso ganha-pão. Procuro os médicos, mas não quero tomar remédios psicotrópicos, o que reduz o possibilidade de melhora (não de cura).

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  14. Aloisi /

    Doente é a raça humana.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 17
  15. Elton /

    Era sol que me faltava. ¬¬”

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
    • Ezio Jose /

      Faltando SOL, pode-se ingerir a KAISER, BAVARIA PREMIUM, HEINEKEN ou XINGU que são todas fabricadas pela FEMSA CERVEJA BRASIL. A origem é mexicana mas a água é brasileira mesmo.
      Os bebedores de marcas diversas dizem que não é uma boa pedida e preferem a SKOL, BRAHMA ou ANTARTICA.
      Eu, particularmente, prefiro a BOHEMIA S/ÁLCOOL, já que sou abstenço de bebidas alcóolicas há 16 anos quando minha cota esgotou-se.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  16. eguinaldo /

    Da p/ classificar como doença quando houver qualquer
    mudança fisiológica e mental muito grave q comprometa
    a vida social e pessoal da pessoa do individuo´,pode
    ser que coloquem em termos médicos dificeis
    ai a nóia pegue.:(

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  17. Chuck Norris® /

    Sou extremamente tímido, e cada vez fica pior. Não consigo mudar. Tem gente que acha que isto é frescura, mas é muito sério. É terrível! : l

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 14
    • Marcelo Ribeiro /

      Procurar um psicólogo ou psiquiatra com boas indicações é uma boa, Chuck. Pode ajudar muito.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
    • Si /

      concordo, isto é muito serio, tb tenho serios problemas de timidez, nao gosto de sair, me espor, fio quase so em casa, mas tenho familia, filhos, como lidar com isto? nao e nada facil nao, minha filha qr ir ao parquinho, visita uma amiguinha, e ai eu q nao qro, é duro… doi na gente, nao posso prejudica-la…

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Thisa /

      ´e serio mesmo, atrapalha nossa familia,

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Jonatas /

      Assumir a figura de Chuck Norris, que virou um mito na brincadeira das verdades supremas de Chuck Norris, pode ser um sinal aqui de sua timidez. Talvez apresentando seu verdadeiro EU aqui mesmo possa ser positivo pra ti. Quem sabe siga o caminho do Capitão Caverna, o Romário.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
    • Katakuna /

      Eu também sou extremamente tímido, mas o pior é que ru sou assim até na internet.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  18. Quando adolescente eu era MUITO tímido com as moças, pois fui criado longe das primas, não tenho irmã, e freqüentei um colégio só de meninos…
    Mas como sou autodidata, aos 17 anos trabalhei numa fabrica que tinha 600 moças, me casei, e ao me tornar adulto virei o “Lisandro Resolve”, que ia à residência dos mais ilustres moradores, resolver os problemas…
    Hoje não sou mais tímido, e até pelo contrário, pois eu me acho uma enciclopédia humana, e um semideus…

    Colegas do Hyperscience eu estou contando o meu caso para que os tímidos saibam que a timidez pode ser vencida…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
    • Bruno L. Rocha /

      Ela é vencida pela coragem e, principalmente, a mudança de vida. Não é entupindo de remédios e nos privando de futuros Bill Gates ou Steve Jobs que vão mudar isso.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  19. Paulo Eduardo /

    Timidez é um comportamento natural do ser humano, classificar como doença é radicalizar demais, se for assim milhões de pessoas tem esssa doença e eu tambem!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 26
    • Thiago /

      “Tambem acho que é uma grosseria chamar timido de doente acho ate falta de respeito com muitas pessoas timida….

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 19
    • Igor /

      Pode não ser doença, mais não me venha com essa ”eh natural” qual a doença que não eh natural?Existe doença sobrenatural por acaso?O mais correto seria eh ”normal” não ”eh natural”, pois todas as doenças e distúrbios tbm o são, apenas não são ”normais”.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
      • Paulo Eduardo /

        Eu não disse doença natural e sim um comportamento natural! Quando digo “natural” me refiro a um comportamento espontâneo! Toda situação gera uma reação e a timidez é um comportamento que todos os seres humanos sentem em determinadas situações!!

        natural (na-tu-ral)
        adj.
        Que se refere ou pertence à natureza.
        Produzido pela natureza ou de acordo com suas leis.
        Espontâneo, simples, desafetado.

        Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
        • anderea /

          (Quando digo “natural” me refiro a um comportamento espontâneo)Muitas pessoas com doenças tem comportamento espontaneo não são controladas por nada,sistema cerebral é simplesmente diferente reações diferentes entendeu bom não quero complicar minha explicação….
          Pessoas normais parecem que não percebem que num mundo sem pessoas com emoções seriam consideradas doentes.
          (e todos os seres humanos sentem em determinadas situações!)nem todos tem capacidade de sentir pode se dizer que hoje tem doença para tudo e tem coisa para tudo é melhor vc trocar esse´´todos os seres humanos sentem em determinadas situações!“ por ´´maioria dos seres humanos sentem em determinadas situações“

          Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
          • Paulo Eduardo /

            Claro que existem limites fisicos e psicológicos que faz com quê alguns seres humanos não sintão tais emoções, mas estou me referindo unicamente a quem pode sentir a timidez! Caramba eu preciso ser tão especifico assim e eu não disse que pessoas doentes não tem comportamento espôntaneos!! você devia analisar melhor o quê você lê e tambem o quê você comenta!!

            Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
        • Ezio Jose /

          Determinadas situações.

          Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
      • Andy /

        É isso ai

        Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.