Como o cheirinho gostoso do shopping faz você gastar mais

Por , em 28.11.2012

Final de ano, época em que muita gente abusa do cartão de crédito ou do 13º salário. Se quiser proteger suas finanças, é bom conhecer um dos mecanismos que as lojas podem usar para fazer você comprar mais do que “precisa”: o aroma do ambiente.

De acordo com estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (EUA), odores simples (como o de pinho) podem motivar você a gastar mais, pois ajudam a focar nas compras.

Para chegar a essa conclusão, a equipe preparou dois perfumes (um simples, de laranja, e um complexo, que misturava laranja, basílica e chá verde) e avaliou, durante 18 dias, mais de 400 clientes de uma loja de artigos para o lar. Nesse período, o local exalava o perfume simples, ou o complexo, ou nenhum. Resultado: os 100 consumidores que foram à loja nos dias do perfume simples gastaram 20% mais.

“Ele [o odor] é normalmente processado em um nível inconsciente, mas tem impacto sobre a maioria das pessoas”, explica o pesquisador Eric Spangenberg. “O mais importante, do ponto de vista dos vendedores, é saber que um odor agradável não é necessariamente um odor efetivo”.

Você se lembra de alguma loja ou shopping que tem um cheiro agradável específico?[LiveScience, foto de Dennis Wong]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!