“Tinkerbella nana”, a vespa incrivelmente pequena encontrada na Costa Rica

Publicado em 29.04.2013

tinkerbell-fly-2-130424

Batizada em referência à fada Sininho (Tinkerbell, em inglês), a Tinkerbella nana é, provavelmente, a menor vespa que você já viu: perto dela, até uma formiga é gigantesca.

A T. nana foi descoberta recentemente na província de Alajeula (Costa Rica) e tem meros 250 micrômetros de comprimento (“micrômetro”, vale lembrar, é a milésima parte de um milímetro). Da mesma forma que outras espécies da superfamília Chalcidoidea, ela é um inseto parasita, que se instala em ovos de outras espécies – o que não é muito bonito de se ver, mas pode ser aproveitado como forma de controle de pragas. Graças ao formato de suas asas, esse tipo de inseto consegue diminuir a turbulência causada quando voa.

O tamanho da T. nana impressiona, mas ainda não se sabe quão pequeno um inseto pode ser. “Se nós ainda não os encontramos, nós ao menos estamos perto de descobrir os menores insetos, com certeza”, aponta o pesquisador John Hubner, um dos responsáveis pela descoberta.

Detalhes da pesquisa foram publicados recentemente no Journal of Hymenoptera Research.[LiveScience, Science 2.0, Journal of Hymenoptera Research]

tinkerbell-fly-130424

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

1. Você já pensou que já pode ter visto algum animal desconhecido e não sabe disso?
    Ou que você pode ter engolido uma dessas sem perceber, hehehehe

angryboss
Chefia e liderança: – tem diferença?

Qual ou quais são de...