Aumente sua renda com esses trabalhos freenlancers

Por , em 18.08.2015

O que as mães, aposentados, chefes de família e estudantes têm em comum? Não muito, na verdade, a menos que estejam encarando o desafio de fazer um trabalho de meio período para conseguir algum dinheiro extra.

Felizmente, os empregadores estão cada vez mais propensos a contratar trabalhadores para uma jornada parcial em suas empresa. Há uma abundância de oportunidades que não são um saco e pagam bem para aqueles que desejam trabalhar como freelancer a partir de casa e precisam de horários realmente flexíveis.

Antes de irmos à lista, precisamos deixar claro que consideramos “não um saco” trabalhos que não exigem carregar peso, ficar sujo e suado ou passar calor. E “pagar bem” a gente entende como algo em torno de R$ 50 por hora.

Alguns desses empregos exigem um alto nível de habilidade técnica, mas muitos não. Se você estiver disposto a aprender um pouco, pode encontrar alternativas lucrativas que são mais flexíveis em termos de horas do que muitos cargos tradicionais. Como:

1. Desenvolvedor de sites

trabalhar como freelancer 1
Se você tem as habilidades necessárias, pode ganhar até R$ 100 por hora (ou mais). Com um trabalho desses, você pode ser capaz de determinar seus horários, mas também deve ser capaz de cumprir os prazos estipulados.

A maior parte dos freelas envolve desde design de sites até programação. Então, antes de ver se você dá conta dos prazos, veja se sabe mesmo fazer tudo isso.

No mundo dos freelances, seu nome é tudo o que você tem. Como a vantagem para quem contrata está na agilidade e no preço do serviço, se o combinado não for bem entregue, as pessoas não costumam ganhar segundas chances.

2. Criação de conteúdo

trabalhar como freelancer 2
Se você escreve bem e tem boas ideias, pode engordar significativamente sua renda mensal fazendo uma série de coisas. Você pode atualizar conteúdos em um site, escrever posts para blogs de empresas, artigos, comunicados de imprensa e também fazer criação e administração de páginas e perfis de mídias sociais.

A criatividade é uma mercadoria muito quente neste negócio, assim como uma sólida compreensão do marketing de conteúdo e SEO. Alguns projetos têm prazos apertados, então é bom você ter certeza de que pode trabalhar sob pressão.

Freelancers para esse tipo de trabalho costumam ser muito procurados porque, na grande maioria das vezes, contratar uma agência para prestar este serviço acaba ficando mais caro. Uma pessoa organizada, pró-ativa e com as qualidades citadas acima pode dar conta do recado.

3. Usuário teste

trabalhar como freelancer 3
Quando as empresas de comércio eletrônico criam ou fazem alterações em seus sites, elas costumam contratar uma empresa de testes para avaliar muitas coisas – tais como o quão rápido ele carrega, se é mais fácil de navegar, se os visitantes podem encontrar o que eles querem de forma rápida, e assim por diante.

A empresa de testes, em seguida, contrata pessoas para fazer os testes.

Os testadores são convidados a fazer tarefas e responder perguntas sobre elas. Este é um trabalho muito bom para estudantes de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Sistemas, porque normalmente há uma janela de tempo para completar o teste, que permite uma certa flexibilidade.

4. Serviços de tradução

trabalhar como freelancer 4
Se você é fluente em uma segunda língua, abra os olhos. Existem um monte de oportunidades para ganhar um extra com um trabalho que é uma delícia de fazer.

No ambiente online, por exemplo, empresários de comércio eletrônico em países estrangeiros estão procurando loucamente alguém que faça a tradução completa de seus sites para obter uma base de clientes. Além disso, empresas estrangeiras podem precisar de documentos traduzidos, e eles precisam de indivíduos altamente qualificados para fazer isso.

No offline também existem várias possibilidades para aumentar sua renda. Serviços sociais e profissionais da área jurídica tem uma necessidade quase constante de tradutores, especialmente com uma população imigrante crescente. Tradutores podem definir as horas que eles desejam trabalhar e quase sempre têm uma grande carteira de clientes.

Se você gosta mesmo de fazer isso, o trabalho freelancer pode ser um primeiro passo para uma carreira totalmente focada nesta função.

5. Redator ou editor de documentos

Pointing at paper
As grandes empresas têm sempre a necessidade de escritores qualificados para revisar e editar os seus materiais, tais como relatórios, brochuras, manuais, materiais de marketing etc. Essas tarefas podem ser realizadas tanto por profissionais registrados quanto por freelancers, dependendo da empresa.

6. Guias

trabalhar como freelancer 6
Empresas de viagens e planejadoras de convenções contratam redatores freelancers para produzir folhetos e guias para as pessoas, com sugestões turísticas para que os convidados aproveitem ao máximo o local onde o evento será realizado.

Profissionais do setor imobiliário também precisam de guias de bairro, para dar a seus clientes informações detalhadas sobre as comunidades em que as casas estão situadas.

O pagamento é geralmente feito ao fim de cada projeto.

7. Reparo de computadores

trabalhar como freelancer 7
Em tempos passados, a única maneira de arrumar seu computador era levá-lo a uma assistência técnica ou na loja onde ele fora adquirido. Agora, a reparação de computadores pode ser feita até remotamente. Basta permitir que o especialista acesse seu computador via wi-fi para que ele avalie as questões e faça os reparos necessários.

Algumas grandes lojas de varejo de eletrônicos ainda tem uma grande equipe de pessoal de manutenção, que fornecem assistência tanto em casa quanto esses reparos remotos.

Este é um grande canal para estudantes universitários com experiência em tecnologia.

8. Intérprete

trabalhar como freelancer 8
Você pode trabalhar tempo parcial no ambiente escolar, fazendo interpretação para alunos surdos, por exemplo, ou pode trabalhar com serviço social e em escritórios governamentais. Empresas privadas também contratam intérpretes sob demanda.

As possibilidades são infinitas.

9. Fotógrafo

trabalhar como freelancer 9
Você precisa ter excelentes habilidades em fotografia, Photoshop e outras ferramentas para edição e tratamento de imagens. Se você não quer ser fotógrafo a tempo integral, mas é bom nisso, pode atuar como freelancer em casamentos, festas de debutantes, chás de panela e outros eventos de grande porte, ou também pode ser assistente em ensaios maiores, se colocar seu nome à disposição em alguns estúdios.

10. Maquiador

trabalhar como freelancer 10
Para realmente obter empregos bem remunerados e deixar os clientes satisfeitos, você precisa realmente aprender a maquiar. Claro que isso vale para todos os tipos de trabalhos. Mas, tenha em mente que quando uma pessoa procura um freelancer para uma maquiagem, a ocasião geralmente é muito importante. E única.

Então, se você gosta de maquiar, se especialize e invista em produtos de qualidade. Neste ramo, assim como em tantas outas atividades freelance, a maioria dos novos clientes chega por indicação.

Faça um bom trabalho e as pessoas se lembrarão de você.

11. DJ

trabalhar como freelancer 11
Se até os ex-BBBs podem ser DJ’s, você também pode.

Se você gosta de música – todos os tipos – e é espirituoso, extrovertido, cheio de atitude, então este é um trabalho para você.

O legal desta opção é que o trabalho geralmente é de final de semana. Então é possível conciliá-lo com outras atividades paralelas e realmente usar esses momentos para se divertir ganhando um dinheiro extra.

Por fim, mais uma dica: o segredo para se dar bem com freelances é procurar atividades que você realmente goste de exercer. Assim, o trabalho nem parece trabalho.

E, se você encontrar seu espaço, pode dar um novo rumo para uma carreira profissional que pague as contas e ao mesmo tempo lhe dê aquela tão sonhada satisfação pessoal.

Boa sorte! [hackerspace]

1 comentário

  • Cesar Grossmann:

    Tinha um artigo sobre como ganhar dinheiro com um blog, não tinha? Onquefoiparar?

Deixe seu comentário!