Tratamento com células-tronco pode curar e fazer crescer músculos

Publicado em 17.11.2010

Segundo uma nova pesquisa, a perda de massa muscular associada à idade pode ser tratada com células-tronco – que são as células do corpo que podem se dividir e se tornar diferentes tipos de tecido.

Cientistas da Universidade do Colorado transplantaram células em ratos e perceberam que seus músculos mais que dobraram em tamanho, permanecendo dessa forma mesmo em idade avançada. Os pesquisadores dizem que o estudo pode ser uma promessa no tratamento de várias condições, não só da perda de massa muscular, como distrofia muscular e outras.

Eles acreditam que a terapia poderia ajudar “repovoando” com células as áreas de tecidos danificados por doenças ou lesões. Por exemplo, um problema comum em pessoas idosas é a fraqueza muscular, associado a uma perda de massa muscular nos braços e pernas.

Isso pode levar a uma queda rápida na qualidade de vida das pessoas, e em alguns casos, aumentar a necessidade de cuidado e apoio. As razões para o declínio na produção de células do músculo não são totalmente compreendidas, mas a pesquisa está testando a teoria de que as células-tronco musculares podem ajudar a parar ou até mesmo reverter essa situação.

Para isso, os pesquisadores criaram “danos” nos músculos de ratos jovens, e então injetaram células-tronco musculares de outro rato nos animais machucados. Não só a lesão se curou rapidamente, como o tamanho do músculo aumentou em média 170%, com um aumento de 50% em massa.

Segundo os pesquisadores, o mais surpreendente é que esses ganhos não se evaporaram ao longo dos próximos meses, como esperado. O tamanho dos músculos se manteve constante conforme os ratos envelheceram.

As marcas observadas com o envelhecimento dos músculos simplesmente não ocorreram. O material transplantado parecia levar as células-tronco a uma alta velocidade de “auto-renovação”, produzindo essencialmente células musculares.

Os cientistas alertam que a lesão criada nos membros dos ratos parece ter sido significativa neste processo. Quando as células-tronco foram injetadas em músculo ileso, não houve crescimento.

Eles também afirmam que, embora as células do experimento tenham sido provenientes de outros ratos, talvez um dia seja possível encontrar um medicamento que provoque uma resposta semelhante a partir de células-tronco do próprio paciente.

Porém, um especialista britânico disse que um tratamento humano pode ser difícil. Segundo ele, há uma série de obstáculos que precisam ser resolvidos antes que a terapia possa ser considerada para os humanos, incluindo a necessidade de controlar a rejeição imunológica, já que o transplante de células vem de um doador.

Outra coisa preocupante para o ser humano é a necessidade de uma lesão a ser simulada antes do tratamento. E, também, no caso de perda de massa muscular, os médicos teriam que decidir quais músculos tratar, pois o tratamento só afeta um único músculo. Além disso, os músculos dos ratos são consideravelmente menores do que os músculos humanos, então é preciso levar em conta a necessidade de tomar várias injeções de células-tronco. [BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. espero vcs , pesquisadores medicos e responsaveis da medicina,. façam o posivel ,. ate mesmo o imposivel dentre seus posiveis gestos e rasoes,. a tratar as posiveis deficiencia ,. que se degrada as doensas tamto muscular como outras,.. Eu imploro a vcs todos. q por favor que as lagrimas que um dia muitos deramaram,.e que eu deramei ,. sejam um alivio LOGO,. peço q naw dezistem,. dessa posivel cura pra distrofia muscular q sao tantas ,.. Pesso que medicos ou responsaveis do ramo da medicina entrem em contato no meu email robsonoda@vlhotmail.com

    Thumb up 0
  2. Fui operado da próstata e com isso meu bilau
    caiu não levanta mais. Será que com as celulas tronco “ele”
    voltaria e seria igual o que era antes

    Thumb up 2
  3. eu tenho 31 anos aos 25 tive um avc esquemico ate hoje depois de 6 anos ainda tenho cequelas nao tenho movimento algum do lado direito gostaria de participar de experiencia com celulas trocos alguem me ajude pela mor de deus

    Thumb up 0
  4. tenho distrofia muscular espero que esta pesquisa tenha resultado logo pois preciso deste tratamento com urgecia

    Thumb up 2
  5. tenho sérios problemas muscalar…pena que vai demorar muito.
    tomara que seja aprovada pra gerações futuraS…

    Thumb up 2
  6. Ratos marombados! Não consigo imaginar isto…

    Mas ainda assim, é muito interessante ver os avanços nesta área! Conheço pessoas que se beneficiariam muito deste tipo de tecnologia.

    Thumb up 1
  7. Ratos são seres muito adaptáveis, se quiser dá até pra fazer eles voarem. Agora se isso der certo em humanos, qualquer um poderá ser um campeão olímpico, basta pagar pelo tratamento.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
flunfa1
Bizarro: o homem que coleciona fiapos de umbigo

Conheça Graham Barke...

Fechar