Por que humanos são tão cabeçudos?

Por , em 31.05.2010

Um novo tipo de célula tronco foi descoberto no cérebro humano – e ela pode ser o motivo pelo qual desenvolvemos nossos cérebros mais do que outros animais.

As células formam o neocórtex ou a camada externa do cérebro. Enquanto outros animais possuem essa parte do cérebro menos desenvolvida, nos humanos e nos outros primatas ela é maior – o neocórtex seria responsável pelas nossas habilidades únicas (como a comunicação e linguagem).

Mesmo que as novas células -tronco recém descobertas estejam presentes em outros animais (como gatos e cachorros), humanos possuem uma quantidade maior delas e elas são mais ativas em nossos organismos. Como elas se transformam em neurônios, isso explicaria nossa maior capacidade cognitiva.

É importante ressaltar que essas células não estão presentes em ratos de laboratório e doenças como esquizofrenia e Alzheimer, que afetam o neocórtex e que, atualmente, são estudadas nesses animais. Cientistas, a partir dessa data, devem procurar novas cobaias para esse tipo de experimento. [LiveScience]

• Manuel Bravo:

É, parece que as novas cobaias terão de ser humanas para
    experiências e resultados mais seguros.

• Mário W.:

Isso talvez explique porque nunca fomos capazes de entender a fundo estas doenças, já que usavamos animais (camundongos) que não possuem este tipo de célula tronco.

Quem sabe agora com esta descoberta em 5 ou 10 anos não encontremos, se não a cura, um tratamento eficaz contra doenças cognitivas que atacam o neocórtex!

Pensando mais a frente, talvez seria possível aumentar a nossa própria inteligência ou de outros animais. Porém isso esbarraria em grandes dilemas éticos que infelizmente atrasam grande parte das descobertas científicas. Não que certas regras não devam existir, mas alguns sacrifícios em pró de um bem maior certas vezes precisam acontecer.

Novas cobaias ? Como gatos, cachorros, macacos ou humanos?

• Wesley:

A Lei da Evolução é a da Discriminação dos caracteres, explica que o primitivo cérebro humano de 350ml. do homem das cavernas, evoluiu para o poderoso e sofisticado cérebro de 1.600ml. do moderno homem atual.

Pois do ponto de vista biológico, depois do Período Neolítico, o Sedentarismo; às Mutações; as Evoluções internas; as Evoluções convergentes; as Evoluções ocasionadas pela Sorte, o Acaso, a Necessidade; a Mudança; as Mutações Degenerativas; as alterações por Irradiações de Partículas; as alterações no Cromossomo do núcleo da célula germinativa; as alterações por Multiplicações que se tornam maioria; as alterações por Moléculas Cruciais; as alterações por Erros Metabólicos; as alterações por Deficiências Químicas; as alterações por Enzimas-Chave; as Transferências horizontais ou laterais; as Emergências, Convergências adaptativas ou Agregações e tudo o que veio dos nossos ancestrais mais simples….
    Teriam dirigido as pressões seletivas, que fizeram o homem buscar recursos na natureza e evoluir de forma cultural, do que anatômica.

• DeathtoBarbie:

Se por acaso fosse possível injetar esse neocórtex em animais, o que aconteceria? Poderiam seus cérebros se desenvolverem mais?

Tava pensando exatamente isso cara,mas se isso acontecesse ocasionaria num cérebro demasiado grande para a caixa craniana do animal ou o tamanho do cérebro do ser se permanece inalterado a apenas sua composição eh alterada?Seria incrível ter um cachorro ou um pássaro com uma inteligencia avançada, gostaria de ter um animal assim.