TrekCon em Curitiba reúne fãs e escritores

Publicado em 4.08.2013
(foto de Cido Marques)

(Foto de Cido Marques)

O fã-clube Federação dos Planetas Unidos, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal de Curitiba realizou neste último sábado mais uma edição da TrekCon, conferência voltada para os fãs de ficção científica e, em especial, da série de TV Jornada nas Estrelas (Star Trek).

O evento que aconteceu no Memorial de Curitiba no Largo da Ordem pontuado pelo tradicional encontro dos aficionados pela série norte-americana teve várias atrações: palestras, debate, apresentação de grupo de dança, concurso de fantasias (cosplay), exposição de memorabilia (itens de coleções) e estandes de divulgação de outros fã-clubes do gênero, que reúnem admiradores de Star Wars , Doctor Who, X-Files e Steampunk, entre outras produções de ficção científica para o cinema e para a televisão.

Para isso o evento contou com a participação de:

Whovians/PR – Fã-clube Dr.Who
FFESP – Federação da Frota Estelar de São Paulo
Conselho Steam Punk – Loja Paraná
Damballah Urban Tribal Dance
Grupo de Performance Assimilação Borg
Caçadores de Espécies e o Símbolo Secreto
Storm Swordplay
Loja Ideia Geek
Colecionáveis AF
Groovy Toy Shop
Conselho Jedi Paraná

Ao prestigiar o evento eu e o escritor paulista André Carneiro tivemos a oportunidade de conversar com o simpaticíssimo escritor Gustavo Brasman coautor da saga de ficção científica e fantasia “Crônicas dos Senhores de Castelo” publicada pela Editora Verus.

O escritor curitibano Gustavo Brasman divulgando sua obra.

O escritor curitibano Gustavo Brasman divulgando sua obra.

Com uma mitologia própria, os livros misturam magia e tecnologia, com referências aos grandes mestres da ficção. Um prato cheio para os fãs da literatura fantástica.

Mustafá Ali Kanso, Gustavo Brasman e André Carneiro (TrekCon, 2013)

Mustafá Ali Kanso, Gustavo Brasman e André Carneiro (TrekCon, 2013)

Nessa agradável conversa que tivemos com Gustavo pudemos avaliar a importância de eventos como esse no Brasil, principalmente como mais um incentivo à leitura.

Ao oferecer a oportunidade de fãs e escritores se encontrarem, favorece, em muito, uma identificação maior entre obra,autor e seu público. Também oferece oportunidade para que os leitores tenham uma ideia da grande persistência e do grande empenho do escritor brasileiro, que, aliado a seu indiscutível talento, vence um sem número de dificuldades para ver sua obra publicada e distribuída nacionalmente.

Por outro lado, ficamos muito felizes ao ver que essa conjugação persistência-empenho-talento tem surtido resultado, quando grandes editoras tem investido em nossos escritores e quando, cada vez mais, nossa literatura vem conquistado seu espaço, mesmo em eventos notadamente influenciados, em primeira instância, pela cultura multimidiática norte-americana.

-o-

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

Autor: Mustafá Ali Kanso

é escritor, professor, engenheiro químico, empresário da mídia educacional e divulgador científico em programas culturais da TV. Leia outros artigos dele.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
01
Veja os grandes vencedores do concurso de fotografia de viajantes da National Geographic

Você já leu aqui no ...

Fechar